Para proteger os IPs de envio e os domínios de seus parceiros, a SharpSpring trabalha com um sistema de reputação de remetente. Com ele, os parceiros devem almejar atingir certas metas de entregabilidade, bem como ficar dentro de alguns limites pré-estabelecidos de reclamações de spam, descadastros e bounces.
Quando as métricas dos seus envios não ficam dentro dessas meta, é possível que a equipe de compliance da SharpSpring altere a sua reputação de remetente ou, até mesmo, bloqueie temporariamente o seu domínio para envio.
Caso isso aconteça, existem algumas medidas que você poderá realizar para rapidamente retomar os seus envios de e-mail.
Por que meu domínio pode ser limitado ou bloqueado?
A SharpSpring estabelece alguns limites e metas dentro das quais as suas métricas
de envio devem ficar. É importante ressaltar que essas métricas são definidas com base em padrões do mercado, e outros serviços de e-mail (como MailChimp, Hubspot e SendGrid) seguem as mesmas diretrizes.
Os limites definidos são os seguintes:
- <0,08% de Reclamação de Spam
- <1% de Hard Bounce
- <1% de Cancelamento de Inscrição (Unsubscribe)
- Almejar >10% de taxa de abertura
Quando percebemos que as métricas dos seus envios não estão ficando dentro desses limites, a SharpSpring pode tomar algumas ações para evitar que a situação se agrave ainda mais em envios futuros. Dessa forma, quaisquer problemas responsáveis pelas métricas aquém do esperado podem ser descobertos e resolvidos o mais rápido possível.
Por padrão, a ação que a SharpSpring pode vir a tomar é a alteração da reputação de remetente de sua conta. Cada status acarretará em limitações específicas aos seus envios.
No trecho abaixo de nosso SharpSpring Gathering sobre entregabilidade de e-mail, você pode saber ainda mais sobre reputação de remetente e sobre as metas de envio:
O que posso fazer agora que meu envio foi limitado ou bloqueado?
Se o envio de sua conta for limitado, bloqueado ou em casos de algum envio específico que resultou em métricas especialmente negativas, a equipe de compliance entrará em contato com você via e-mail. Normalmente, essa comunicação é feita primeiro por meio do endereço partnersupport@sharpspring.com e é seguida por contato da equipe da SharpSpring Brasil.
Nesta comunicação, haverá uma breve explicação sobre o problema que ocasionou a limitação de envio. Em sequência, a equipe de compliance poderá solicitar algumas informações e/ou sugerir algumas ações que podem ser aplicadas para solucionar o problema encontrado.
Observação: caso você não tenha um domínio autenticado para envios, a sua reputação como remetente também constará como “bloqueado”. Nesses casos, no entando, só é necessário autenticar um domínio para que isso seja resolvido.
Possíveis informações solicitadas
Às vezes, para entender o que fazer para melhorar as métricas de entregabilidade, a equipe de compliance precisará de mais informaçõesos dados puros de seus últimos envios.
Alguns esclarecimentos solicitados podem ser: de que forma a sua base de contatos foi coletada, se já foram tomadas providências para higienização e atualização dela, e se a lista de envios foi comprada. É importante ressaltar que esta última — a compra de listas de contatos — não é permitida pela SharpSpring.
Recomendamos sempre responder o mais logo possível às mensagens referentes a assuntos de compliance. Por conta das consequências negativas que limitações de envio podem trazer, a equipe de compliance tem como objetivo resolver estes problemas em um curto espaço de tempo.
Possíveis ações solicitadas
Assim que a equipe de compliance tiver em mãos todas as informações necessárias, ela repassará as ações sugeridas ou requisitadas para você e sua equipe.
Por exemplo, a equipe pode solicitar:
- A presença da logo de sua empresa em todas as comunicações futuras, caso ela tenh sido omitida
- Inserção de um lembrete de permissão em seus e-mails
- Higienização ou ações de validação da base de contato
Os e-mails seguintes às solicitações serão analisados manualmente pela equipe, para confirmar que as ações foram tomadas e se não há algum outro problema com a forma ou conteúdo deles. À medida que as métricas forem melhorando, o processo de revisão manual não será mais necessário.
Confira abaixo mais um trecho do Gathering mencionado acima sobre remediar e solucionar problemas de entregabilidade:
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