O Google, a Microsoft e outros provedores de serviço de internet (ISPs) verificam os seus e-mails para confirmar se o domínio a partir do qual você está enviando uma mensagem (exemplo: seunome@suaempresa.com.br) é autenticado.
Esee tipo de informação é necessário para que os ISPs reconheçam você e os seus clientes como remetentes confiáveis.
Este artigo detalha como autenticar e-mails por meio do DKIM e do SPF, adicionando registros CNAME às configurações DNS do seu domínio.
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Os registros CNAME influenciam a forma como o seu e-mail será exibido na caixa de entrada. O e-mail mostrará o domínio de envio como o domínio que você configurou com DKIM (assinado por), e um return path (enviado por), incluindo o mesmo domínio.
Se os seus e-mails forem autenticados, a probabilidade de eles atingirem a caixa de entrada do lead, ao invés da caixa de spam, é maior. Tal autenticação é possível por meio da configuração do DKIM e do SPF, o que faz que os ISPs confiem no conteúdo que você envia. Em termos práticos, você deve incluir registros CNAME em seu domínio por meio do seu provedor de hospedagem (como GoDaddy, Cloudflare, Locaweb, Umbler, etc.).
Importante: por padrão, apenas um domínio pode ser autenticado por instância da SharpSpring. Caso você precise autenticar um segundo domínio à sua instância, entre em contato conosco através do Portal do Parceiro.
Abaixo, está um detalhamento do que cada um desses termos significa:
Sigla |
Termo |
Descrição |
CNAME |
Canonical Name |
Tipo de registro DNS adicionado aos provedores de hospedagem. Ele é utilizado para especificar que um nome de domínio é um alias para outro domínio considerado o domínio canônico. |
DKIM |
DomainKeys Identified Mail |
Importante mecanismo de autenticação de e-mail, utilizado para proteger remetentes e destinatários de e-mails forjados. |
SPF |
Sender Policy Framework |
Tipo de registro DNS (Domain Name System) utilizado para identificar quais servidores de e-mail têm permissão para enviar e-mails em nome de um domínio. |
A SharpSpring possui uma ferramenta de configuração que gera registros CNAME. Para configurar DKIM e SPF, será necessário incluir esses registros CNAME nas suas configurações de DNS.
As configurações DNS devem ser as do domínio que você deseja autenticar. A ferramenta de configuração irá gerar estes registros CNAME que, por sua vez, apontarão para as suas chaves de DKIM únicas.
Depois, fora da ferramenta da SharpSpring, tais registros CNAME devem ser inseridos nas configurações DNS do seu domínio.
As configurações DNS, geralmente, são gerenciadas junto ao seu provedor de domínio, ou Registro de Nome de Domínio (como GoDaddy, HostGator ou NameCheap), ou por um provedor de serviços DNS dedicado (DNSimple ou EasyDNS).
Nota: o suporte da SharpSpring pode auxiliar na configuração do CNAME e do DKIM. Caso necessite de auxílio, entre em contato conosco através do Portal do Parceiro.
Sobre os Registros do CNAME
Um registro CNAME (Canonical Name) é um tipo de registro de recurso no DNS (Domain Name System), utilizado para especificar que um nome de domínio é um alias para outro domínio, considerado o domínio canônico.
Para inserir links do seu e-mail na lista de permissão (whitelabel), será necessário configurar os registros CNAME, que se encontram na seção Configurações de e-mail.
Os registros CNAME utilizados pela SharpSpring são os seguintes:
Chave |
Descrição |
em |
Um registro SPF. Identifica quais servidores de e-mail têm permissão para enviar e-mails a partir do seu domínio. |
link |
Um registro CNAME. Utilizado para inserir os links de e-mail em uma lista de permissão (fazer o whitelabel deles). Mostra os links em seus e-mails como passando por seudominio.com. |
owner |
Um registro CNAME. Utilizado para inserir os links de e-mail em uma lista de permissão (fazer o whitelabel deles). Mostra os links em seus e-mails como passando por seudominio.com. |
s1._domainkey |
Utilizado para autenticação de DKIM. Autentica a mensagem em trânsito, enquanto é entregue ao servidor de destino. |
s2._domainkey |
Utilizado para autenticação de DKIM. Autentica a mensagem em trânsito, enquanto é entregue ao servidor de destino. |
Importante: adicionar todos os cinco registros CNAME em um site seguro (https://) pode causar problemas com os seus links. Se você remover os registros link e owner, sem entrar em contato com o suporte da SharpSpring, poderá quebrar os links - que não funcionarão em e-mails, mesmo que funcionem em e-mails de teste.
Sobre os Registros Cal
Por si só, o registro cal não está relacionado ao processo geral de autenticação DKIM e SPF da SharpSpring. Ele é, no entanto, indispensável para configurar informações de domínios personalizados para a funcionalidade de Reuniões. Se você não estiver utilizando domínios personalizados para a funcionalidade de Reuniões, não haverá necessidade de utilizar registros cal ao configurar a autenticação.
Para mais informações sobre a configuração do registro cal para o Reuniões, consulte o nosso artigo sobre o tema.
Determinação do Status Seguro
Para determinar se o seu site está protegido, e se você precisará incluir os registros CNAME link e owner ou não, será necessário inspecionar a sua página:
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Em uma janela do navegador, abra a página que você irá inspecionar.
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Clique com o botão direito na tela.
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Selecione Inspecionar.
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Na console de desenvolvedor, clique na guia Network.
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Atualize a página.
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Clique na entrada de domínio.
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Clique na aba Headers.
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Procure por Segurança de Transporte Estrita: Incluir Subdomínios.
Nota: as entradas de domínio estão normalmente localizadas na parte superior da lista de entradas.
Configurar o DKIM e o SPF na SharpSpring
A autenticação do seu domínio com DKIM e SPF é necessária para enviar e-mails a partir da SharpSpring.
Para configurar o DKIM e o SPF, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Menu do Usuário > Configurações.
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No painel esquerdo, sob Funcionalidades, clique em Configurações de e-mail.
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Clique na aba DKIM & Domínios de Envio.
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Após o seu domínio ser verificado, clique em Configurar DKIM.
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Clique em Obter configurações de CNAME para obter os registros CNAME.
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Em uma nova aba do navegador, acesse o seu provedor de hospedagem.
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Dependendo do status do seu site (seguro ou não), inclua os registros CNAME a seguir:
Registro |
Instruções |
Seguro (HTTPS) |
Adicione somente os registros em, s1._domainkey e s2._domainkey às configurações DNS do seu domínio.
Se você encontrar a opção incluir subdomínios, então o status de segurança do seu site é seguro. |
Não seguro (HTTP) |
Adicione cada um dos cinco registros CNAME às configurações DNS do seu domínio.
Se você não encontrar a opção incluir subdomínios, então o status de segurança do seu site é não seguro. |
9. Uma vez adicionados todos os registros CNAME, verifique se há uma seta verde na coluna Status do DKIM.
A presença dessa seta, ou marca de verificação, verde na coluna Status do DKIM significa que o DKIM foi configurado corretamente.
Importante: se você adicionar os registros CNAME link e owner em um site seguro e, em seguida, removê-los, será necessário entrar em contato com o suporte da SharpSpring para obter assistência pelo lado do backend. Se você não entrar em contato, nenhuma abertura ou clique serão registrados.
Notas:
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Alguns provedores DNS anexam o domínio ao fim do registro.
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Caso você ainda esteja vendo a mensagem de Esperando pelos registros CNAME, esteja ciente de que as configurações de DNS podem levar até 24 horas para atualizar.
Incluir Registros CNAME Externamente
Para concluir a configuração de registros CNAME, será necessário fazer isso fora da SharpSpring. Enquanto a SharpSpring consegue verificar se você configurou corretamente o CNAME junto ao seu provedor, os procedimentos corretos de configuração são fornecidos diretamente pelos provedores.
Por isso, é necessário consultar a documentação de ajuda fornecida pelo seu provedor - e, no qual, você está adicionando os registros CNAME. De posse dos dados de administrador da conta, você deve efetuar login no painel de controle e adicionar os registros CNAME no local indicado.
A seguir, apresentamos links para a os artigos de configuração dos registros CNAME de alguns dos principais provedores utilizados por nossos parceiros. Caso o seu provedor não esteja na lista, consulte a documentação de ajuda dele sobre a configuração de CNAME.
Para obter informações adicionais sobre o registro ou a configuração do CNAME no seu provedor, entre em contato com o seu provedor de registro ou hospedagem.
Nota: as terminologias de CNAME, DKIM e SPF mudarão de provedor para provedor. Por exemplo, o provedor Network Solutions utiliza Host Name e Alias. A SharpSpring, por sua vez, utiliza Nome e Dados.
Localizar Registros SPF
Você pode verificar se os registros CNAME foram configurados corretamente com a ferramenta MxToolBox. Você precisa apenas inserir o nome completo da chave da SharpSpring, alterar a busca para a CNAME Lookup e apertar o botão de busca. Se tudo estiver correto, você deverá ver as informações da SharpSpring sob a coluna Canonical Name.
Você também pode usar essa ferramenta para localizar os seus registros SPF. Para isso, siga os próximos passos:
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Em uma aba do navegador, acesse o site MxToolBox.
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Clique na aba MX Lookup.
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No campo Domain Name, digite o seu domínio.
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Clique em MX Lookup.
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Na tabela que aparece, clique no link da coluna Canonical Name.
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Na linha da tabela que aparece, clique no link da coluna Canonical Name.
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Na barra de busca acima das tabelas, clique em More Options > SPF Record Lookup.
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Clique em SPF Record Lookup.
Importante: ao digitar o nome do seu domínio, inclua o prefixo em.
Tenha em mente que, quando você configura os registros CNAME da SharpSpring, você está adicionado tanto SPF quanto DKIM. Não são necessárias configurações adicionais para a autenticação de e-mail.
Adicionar Endereços à Lista de Permissões
Adicionar endereços à lista de permissões – ou fazer o processo de whitelisting – garante que os seus e-mails enviados pela SharpSpring alcancem a caixa de entrada na hora de realizar testes. Quando um endereço IP é adicionado à lista de permissão, os e-mails enviados a partir daquele endereço IP não acabarão no folder de spam.
Para mais informações sobre este processo, confira o nosso artigo sobre Como adicionar os IPs da SharpSpring para recebimento de e-mails.
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