Uma Campanha Gota a Gota, também conhecida pelo nome em inglês Drip Campaign, é uma série de e-mails e ações em um workflow visual ou grupo de ação que são feitos para nutrir leads e prospecções.
Este tipo de automação é uma ótima maneira para se comunicar com leads que estão interessados em seu produto ou serviço, mas ainda não estão prontos para comprar.
Este artigo detalha como criar uma campanha gota a gota comportamental básica.
Usuários com acesso:
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Gerentes da Empresa
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Gerentes de Marketing
Criando Workflows Visuais
As campanhas gota a gota, ou drip campaigns, normalmente são construídas com workflows visuais. Para criar um workflow visual para uma campanha gota a gota, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Automação > Workflows visuais.
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Clique em + Novo workflow.
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Dê um nome ao novo workflow visual.
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Clique em OK.
Para mais informações sobre a criação de workflows visuais, consulte o artigo Criando Workflows Visuais.
Adicionando Gatilhos
Para funcionar corretamente, workflows visuais requerem gatilhos.
Para adicionar gatilhos ao workflow visual de uma campanha gota a gota, faça o seguinte:
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No workflow visual criado, sob Iniciar, clique em + Adicionar > Gatilho.
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Selecione um gatilho que possa ser utilizado para começar campanhas gota a gota.
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Digite e coloque as informações necessárias para o gatilho.
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Clique em OK.
Nota: os gatilhos normalmente utilizados em campanhas gota a gota, embora não se deva limitar-se a eles, são:
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Preenche o formulário
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Visita a página
Opcional: Adicionando Filtros
Os filtros fornecem foco ao gatilho e o direcionam para operar de maneiras específicas.
Embora sejam opcionais, considere adicionar filtros para refinar ainda mais para quem sua campanha gota a gota será enviada.
Para adicionar filtros ao workflow visual de uma drip campaign, faça o seguinte:
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Sob o gatilho criado, clique em + Adicionar > Filtro.
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Selecione um filtro que possa ser utilizado para refinar seu gatilho inicial.
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Digite a informação necessária para o filtro.
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Clique em OK.
Nota: os filtros normalmente utilizados em campanhas gota a gota, embora não se deva limitar-se a eles, são:
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Tem o campo > Estado > localização
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Pontuação do lead
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Visita a página
Adicionando Ações e Atrasos
As ações instruem um gatilho a fazer alguma coisa assim que as condições do gatilho tenham sido atingidas. Os atrasos ditam quanto tempo leva para que uma ação seja ativada. Quando combinados, eles complementam como uma campanha gota a gota envia para indivíduos relevantes.
Para adicionar ações e atrasos ao workflow visual de uma campanha gota a gota, faça o seguinte:
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Sob o gatilho criado ou filtro apropriado, clique em + Adicionar > Ação.
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Selecione enviar o e-mail.
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Na caixa de texto Nome do E-mail, digite o nome do e-mail que você deseja enviar.
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Clique em OK.
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Sob a ação criada, clique em + Adicionar > Atraso.
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Estabeleça os parâmetros de tempo desejados.
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Clique em OK.
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Repita conforme necessário para adicionar outros e-mails ao gatilho inicial.
Exemplo: Campanha Gota a Gota de Visita ao Site do Usuário
Há muitas maneiras de utilizar os diversos gatilhos, filtros, ações e até grupos de ação ao criar uma campanha gota a gota. O seguinte exemplo é de uma drip campaign em que os usuários visitam sites específicos. Este exemplo é um pouco mais avançado que os procedimentos explicados acima para a criação da estrutura básica de uma campanha gota a gota, mas ele engloba todos os aspectos de uma campanha gota a gota bem sucedida.
Agendando E-mails para Campanhas Gota a Gota
Para criar uma campanha gota a gota, será necessário primeiro agendar e-mails para envio. Para agendar e-mails, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
Criando Grupos de Ação de Campanhas Gota a Gota
Uma vez que você tenha agendado um e-mail para envio, você pode criar um grupo de ação para rastrear os destinatários que clicaram em seu conteúdo. Para criar um grupo de ação da campanha gota a gota, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Automação > Grupos de Ação.
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Sob Iniciar ou ramificação aplicável, clique em + Adicionar > Ação.
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Na seção Comunicação, selecione enviar o e-mail.
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Selecione o e-mail de campanha que foi agendado.
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Clique em OK.
Importante: a SharpSpring não recomenda que você construa uma automação com base em destinatários abrindo ou não os e-mails, pois a plataforma objetiva cliques em e-mail, não abertura dos mesmos.
Criando Workflows Visuais de Campanha Gota a Gota
Uma vez criado o grupo de ação, será necessário criar um workflow visual que o complemente. Para criar um workflow de campanha gota a gota, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows visuais.
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Sob Iniciar ou ramificação de workflow aplicável, clique em + Adicionar > Gatilho.
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Na seção Site, selecione visita a página.
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No campo URL da página, digite o URL do site de interesse.
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No menu suspenso Com que frequência?, selecione 1 vez.
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No menu suspenso Comparação, selecione exatamente.
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Clique em OK.
Nota: a SharpSpring não pode ativar automações em aberturas de e-mail. As automações podem ativar em cliques para um site ou em visualizações de recursos do Gerenciador de arquivos.
Adicionando Filtros de Campanhas Gota a Gota
Uma vez criados o workflow inicial e o gatilho, é necessário adicionar os filtros apropriados à automação. Para criar um filtro que limitará os destinatários da campanha gota a gota de e-mail, faça o seguinte:
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Crie um workflow visual de campanha gota a gota.
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Embaixo do gatilho visita a página criado, clique em + Adicionar > Filtro.
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Na seção E-mail, selecione visita o link do e-mail.
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Digite o nome do e-mail inicial da campanha gota a gota.
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No menu suspenso Com que frequência?, selecione 1 vez.
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No menu suspenso Comparação, selecione exatamente.
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Clique em OK.
Nota: embora aberturas de e-mail não possam ser utilizadas como gatilhos, elas podem ser utilizadas como filtro.
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