A sincronização de e-mail é uma ferramenta poderosa que permite conectar sua caixa de entrada à SharpSpring. Uma vez habilitada, todo e-mail que você envia a partir da sua caixa — assim como os E-mails Inteligentes enviados a partir da SharpSpring — será registrado na plataforma. Dessa forma, você mantém um acompanhamento da comunicação entre o seu time e os leads.
Este artigo fornece detalhes sobre como sincronizar sua caixa de e-mail do Gmail com a SharpSpring.
Usuários com acesso:
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Administradores
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Gerentes da empresa
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Gerentes de marketing
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Gerentes de vendas
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Consultores de vendas
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Vendedores
A Respeito dos Problemas de Conexão com o Gmail
Pode haver ocasiões em que a conexão da sua Sincronização de E-mail normal com o Gmail falhe. Isto normalmente ocorre por conta de problemas de autorização entre as duas plataformas — o que é comumente resolvido em um curto período de tempo.
No entanto, isto não significa que você não será capaz de conectar à sua conta Google durante este tempo. É possível utilizar a sua conta Google para que ela sirva como o mecanismo principal de conexão.
Para mais informações sobre como conectar a Sincronização de E-mail com a sua conta Google, consulte o nosso artigo Habilitando e Configurando a Sincronização de E-mail para Contas Google.
Ativar as Configurações POP e IMAP do Gmail
Para sincronizar o Gmail na SharpSpring, é necessário ativar o POP e o IMAP da conta de e-mail.
Para ativar estas configurações, siga os próximos passos:
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Abra uma nova aba em seu navegador.
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Nesta aba, entre em sua conta do Gmail.
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Clique no ícone de engrenagem para ir em Opções > Configurações.
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Clique na aba Encaminhamento e POP/IMAP.
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Na seção Download POP, selecione o botão Ativar POP para todos os e-mails.
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Na seção Acesso IMAP, clique no botão Ativar IMAP.
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Clique em Salvar alterações.
Uma vez ativadas as configurações POP e IMAP, você pode começar o processo de sincronização na SharpSpring.
Importante: a SharpSpring não possui controle sobre como o Google concede permissão para aplicativos. O Google pode mudar a maneira como a permissão é obtida, a qualquer momento e sem aviso. Tais procedimentos estão em constante mudança. Por isso, as informações a respeito destes procedimentos podem estar desatualizadas.
Determinar o Status da Autenticação
Quando a Sincronização de E-mail estiver habilitada, os E-mails Inteligentes serão enviados por meio do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). Os e-mails inteligentes enviados pelo Gmail requerem algumas configurações de autenticação e de verificação. Para determinar o status de autenticação de contas que ainda não foram sincronizadas, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Menu do Usuário > Configurações.
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No painel à esquerda, sob Minha Conta, clique em Sincronização de E-mail.
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Sob Escolha o seu provedor, clique em Gmail.
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Clique em Sign in with Google.
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Aceite os pedidos de autorização intermediários.
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Clique em Fechar.
Se você possui a verificação em duas etapas ou outros parâmetros habilitados, você receberá a seguinte mensagem:
Authentication failed. Please try again.
Abaixo, você encontra informações sobre como resolver esta questão de autenticação.
Como Determinar o Status de Verificação em Duas Etapas
A verificação em duas etapas do Gmail adiciona uma camada extra de segurança à sua conta de e-mail. Ainda que não seja necessária para a sincronização de e-mails, a SharpSpring recomenda aos seus parceiros que considerem utilizar esta camada extra de proteção em suas contas.
Tal medida ajuda a reduzir os riscos de a sua conta ser comprometida. Por exemplo, ao utilizar tal verificação, você torna muito mais difícil para terceiros acessarem a sua conta - garantindo a proteção de suas informações.
Assim que a verificação é habilitada, você ainda terá que digitar a sua senha quando fizer o login. O que muda é que, depois do login, você encontrará uma segunda tela em que você deverá providenciar um segundo token de segurança para entrar em sua conta. Este token — que costuma ser uma série de caracteres alfanuméricos — é geralmente entregue via SMS, chamada telefônica ou direto no aplicativo mobile do Gmail.
Observação: para contas do Gmail que não usam a verificação em duas etapas, houve uma mudança recente na forma como o Google permite que aplicações terceiras acessem o Gmail. Isso pode causar indisponibilidade temporária na sincronização de e-mails da SharpSpring.
Para conferir o seu status de verificação em duas etapas, faça o seguinte:
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Abra uma nova aba em seu navegador.
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Nesta aba, faça o login em sua conta do Google.
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Desça a página até a seção Como fazer login no Google.
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Confira se a opção Verificação em duas etapas está como Ativado ou como Desativado.
Configurações de Segurança
Após confirmar o status de verificação em duas etapas, você precisa abrir as configurações de segurança para que a SharpSpring possa conectar ao Gmail. Para fazer isso, siga os próximos passos:
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Abra uma nova aba em seu navegador.
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Nesta aba, faça o login em sua conta do Google.
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Desça até a seção Allow less secure apps.
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Clique no botão para habilitar esta opção em On/ligado (por padrão, a opção aparece como Off/desligado).
Observações:
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A configurações de acesso a apps menos seguros não é disponível para as contas que utilizam a verificação em duas etapas.
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Caso você não veja esta opção, é necessário entrar em contato com o seu administrador G Suite para obter o acesso. Para mais informações, consulte a documentação de ajuda do Google.
Configurando a verificação em Duas Etapas
Um dos problemas mais comuns com a sincronização do Gmail é a verificação. A SharpSpring recomenda que os clientes habilitem a verificação em duas etapas, visto que ela proporciona uma camada de segurança extra. Para habilitar a verificação em duas etapas, faça o seguinte:
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Na seção Como fazer login no Google, clique em Verificações em duas etapas.
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Clique em Primeiros passos.
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Digite novamente as credenciais de sua conta.
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Escolha se você deseja receber o código em seu celular por mensagem de texto ou chamada de voz.
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Clique em enviar código.
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Digite o código de verificação que o seu dispositivo móvel recebeu.
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Verifique que você gostaria de confiar no computador.
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Clique em Próximo.
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Clique em Confirmar.
Importante: você precisa ter um dispositivo móvel em mãos para completar este processo.
Sincronizar via Autenticação Google
É possível sincronizar a sua conta Google com a SharpSpring utilizando o processo de autenticação seguro do Google. A SharpSpring recomenda utilizar este processo, tendo em vista que ele representa o método principal do Google para autenticar informações de conta.
Para sincronizar as contas Google com a SharpSpring por meio do processo de autenticação do Google, faça o seguinte:
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Abra uma nova aba em seu navegador.
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Nesta aba, entre na sua instância da SharpSpring.
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Menu do Usuário > Configurações.
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No painel à esquerda, sob Minha Conta, clique em Sincronização de E-mail.
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Sob Escolha o seu provedor, clique em Google.
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Clique em Sign in with Google.
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Selecione a conta Google desejada.
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Clique em Permitir.
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Clique em Fechar.
Sincronizar o Gmail e a SharpSpring
Para sincronizar contas verificadas do Gmail com a SharpSpring, faça o seguinte:
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Abra uma nova aba em seu navegador.
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Nesta aba, entre na sua instância da SharpSpring.
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Menu do Usuário > Configurações.
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No painel à esquerda, sob Minha Conta, clique em Sincronização de E-mail.
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Sob Escolha o seu provedor, clique em Google.
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No campo Username, digite o seu endereço de e-mail.
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No campo Password, digite a sua senha.
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Clique em Conectar.
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Aceite os pedidos de autorização intermediários.
Importante: Os usuários da licença SharpSpring Free CRM são limitados em 100 e-mails sincronizados por dia por usuário.
Desativar a Sincronização de E-mail
Ao desativar a Sincronização de E-mail, você pode escolher entre manter ou remover todas as comunicações anteriores. Isto significa que, caso prefira, você pode remover todas os registros de Sincronização de E-mail anteriores das Vidas do Lead e das oportunidades relevantes. Para desativar a Sincronização de E-mail, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Menu do Usuário > Configurações.
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No painel à esquerda, seção Minha Conta, clique em Configurações de e-mail.
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Clique em Desabilitar Sincronização.
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Selecione uma das seguintes opções:
• Manter todas as comunicações por e-mail previamente sincronizadas
• Remover toda a comunicação por e-mail sincronizada anteriormente. -
Clique em Desativar sincronização.
Depois que a sua sincronização de e-mail for removida, você precisará inserir novas informações para que o SMTP e outros recursos de sincronização sejam ativados.
Além disso, após desabilitar a sincronização, os administradores eventualmente verão aparecer o link Sua sincronização de e-mail não está configurada, na barra de ferramentas superior. Sincronize novamente conforme necessário.
Validar o status de Sincronização de E-mail
A Sincronização de E-mail depende de diferentes sistemas e configurações para que seja estabelecida, então, por vezes, o processo pode resultar em erro ou não realizar a conexão. No entanto, é muito fácil conferir se a Sincronização de E-mail foi bem-sucedida.
Para acessar o log de erros recentes, clique em Menu do Usuário > Configurações > Sincronização de e-mail. A página detalhará a data e o horário do erro ocorrido, qual foi o erro e qual a melhor forma de consertá-lo.
Ainda, contas de usuário com a sincronização ativada mostram o status atual da conexão, bem como mensagens de possíveis erros relevantes.
Após habilitar a Sincronização de E-mail para uma conta de usuário, o endereço de e-mail usado para o Sincronização será atualizado com uma das seguintes cores e status:
Status |
Cor |
Descrição |
Problema de Conexão |
Não foi possível conectar durante dois dias devido a erros. O sistema não está mais tentando realizara a conexão. A cobrança não será ativada enquanto persistir o problema. |
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Erro |
Um erro ocorreu ao tentar sincronizar o e-mail da conta do usuário. Os erros incluem, entre outros, o uso de um endereço de e-mail inválido ou alguns problemas de conectividade de e-mail. |
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Pendente |
Esta conta está aguardando um aumento no limite de sincronização de caixas de e-mail da empresa ou até que outra pessoa desconecte da caixa de e-mail da empresa para que eles fiquem abaixo do limite de sincronização. |
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Habilitado |
A sincronização de e-mail foi habilidade com sucesso para esta conta de usuário. |
Para mais informações sobre solução de problemas em sincronização de e-mail, acesse o seguinte artigo.
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