Os grupos de ação baseados em tempo podem ser usados para criar eventos automatizados centrados em uma determinada data e horário.
Este artigo fornece uma visão geral sobre como criar automações baseadas em tempo, incluindo uma situação-exemplo de como utilizar os grupos de ação baseados em tempo em conjunto com formulários e e-mails, a fim de criar um maior workflow para um evento.
Usuários com acesso:
- Administradores
- Gerentes de Empresa
- Gerentes de Marketing
Conectando as Automações
Considere o seguinte: você tem um webinar para apresentar no dia 01 de Julho. Para gerar interesse pelo webinar, você precisará enviar e-mails do webinar com formulários. Esses formulários, por sua vez, precisarão ter um meio para registrar informações para enviar e-mails de lembrete antes do evento, e e-mails de agradecimento após o evento. As tarefas automatizadas são ferramentas valiosas neste caso.
Após preparação e configuração iniciais, as tarefas automatizadas podem eficiente e rapidamente lidar com estas informações e ir registrando as partes interessadas no webinar.
Criando Campos Personalizados
As automações exigem informações específicas para serem disparadas de forma correta. Essas informações podem ser coletadas com campos padrões, ou por outros meios mais personalizados. Como o nome sugere, os campos personalizados lhe permite criar um campo que capture as informações personalizadas para uso especial. Um dos campos personalizados mais importantes é o campo Selecionador de Data e Horário.
O campo Selecionador de Data e Horário lhe permite fazer com que os usuários selecionem uma data e um horário desejado, a partir de opções disponíveis. Esse campo é especialmente útil ao configurar eventos futuros, e esses eventos ficam confirmados no campo
Selecionador de Data e Horário. Para criar um campo personalizado de Selecionador de Data e Horário, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Configurações de Usuário > Configurações.
-
No painel esquerdo, sob Funcionalidades, clique em Campos Personalizados.
-
Clique em Adicionar um Campo > Campo do Lead.
-
Insira um nome para o campo no espaço de texto Etiqueta de Campo.
-
Clique em todas as caixas de verificação abaixo do espaço de texto Etiqueta de Campo.
-
Clique no botão Selecionador de Data e Hora.
-
No menu suspenso Formato da Variável de Fusão, selecione um formato de horário desejado.
-
Clique em Criar Campo.
Criando Landing Pages para Formulários
Para colocar esta automação em movimento, um lead precisa preencher um formulário. Os formulários ficam abrigados em landing pages. Para criar uma landing page para um formulário, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Páginas.
-
Clique em Opções > Nova Landing Page.
-
Insira um nome de funil.
-
Selecione um domínio de funil.
-
Selecione o número de páginas no funil.
-
Clique em Criar Funil.
Importante: o domínio do funil não pode ser alterado depois que a landing page for criada.
Criando Formulários para Grupos de Ação
Os formulários captam as informações dos campos que um lead envia e anexa tais informações para o Registro de Contato do lead. Utilizada em conjunto com formulários, a automação baseada em tempo pode realizar tarefas antes ou depois de um lead interagir com um formulário.
Para criar um formulário para utilizar em automações baseadas em tempo, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
-
Clique na aba Campos.
-
Insira campos opcionais, como desejar.
-
Insira o campo obrigatório E-mail.
-
Altere os parâmetros de formulário, os conteúdos dinâmicos e o design, como desejar.
-
Clique em Salvar Alterações.
Adicionando Formulários em Landing Pages
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Páginas.
-
Edite a página de landing page criada.
-
Clique em Adicionar Conteúdo.
-
Clique na aba Layouts.
-
Selecione o layout desejado.
-
Clique na aba Elementos.
-
Clique em Adicionar Formulário.
-
No editor da landing page, clique em uma linha de cor roxa, onde deseja que o formulário fique localizado.
-
Clique em Fechar no painel de Adicionar Conteúdo.
-
Clique no formulário adicionado.
-
Selecione o formulário criado no menu suspenso Selecione um Formulário.
Criando E-mails de Lembrete
Ao criar um evento futuro, você pode querer lembrar os participantes com algum tempo de antecedência. Esses lembretes frequentemente tomam a forma de e-maisl de lembrete, os quais são enviados antes de um evento, para lembrar os participantes do evento, bem como para fornecer informações e links de comunicação e confirmação de presença.
Para criar um e-mail de lembrete, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
-
Adicione o seguinte conteúdo recomendado:
-
Uma declaração sobre como o usuário se inscreveu anteriormente para o evento.
-
Detalhes sobre do quê o evento se trata.
-
Quando o evento irá ocorrer.
-
Links para o evento.
4. Altere os parâmetros de formulário, os conteúdos dinâmicos e o design, como desejar.
5. Clique em Salvar.
Criando E-mails de Agradecimento
Considera-se uma boa prática, no ramo empresarial, a de se engajar novamente com os participantes do evento após o seu término, a fim de deixá-los cientes de que você está agradecido pela presença deles. Tal contato pode ser feito por meio de um e-mail automatizado.
Para criar um e-mail de agradecimento aos que compareceram ao seu evento, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
-
Adicione o seguinte conteúdo recomendado:
-
Uma declaração agradecendo por comparecer ao evento.
-
Uma recapitulação de como foi o evento.
-
Links para sites, videos ou outros conteúdos relevantes do evento.
-
Referências ou links para eventos futuros.
4. Altere os parâmetros de formulário, os conteúdos dinâmicos e o design, como desejar.
5. Clique em Salvar.
Criando Workflows de Eventos Baseados em Tempo
Uma vez que todos os conteúdos necessários do evento tenham sido criados, estes podem ser agrupados juntos em um workflow. Assim que estiver configurado, o workflow facilitará nos seguintes aspectos:
-
No registro das informações preenchidas em formulários, nos Registros de Contatos.
-
No envio de um e-mail para lembrar os leads do evento.
-
No envio de um e-mail agradecendo os participantes do evento.
Para criar um workflow visual que defina ações de eventos, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais.
-
Clique em Criar > Workflow Visual.
-
Insira um nome para o workflow.
-
Clique em OK.
Importante: O Editor de Workflows Visuais não é compatível no Internet Explorer 11. Utilize um dos navegadores compatíveis com a SharpSpring para criar workflows visuais.
Criando Ações de Preenchimento de Formulário em Workflows
Uma vez que o workflow tenha sido criado, este precisará ser preenchido com gatilhos e ações adequados. Como as informações de presença dependem dos participantes preencherem um formulário, definir um preenchimento de formulário como o primeiro gatilho é essencial.
Para configurar um preenchimento de formulário como o evento de gatilho primário, faça o seguinte:
-
No workflow de evento criado, sob Iniciar, clique em + Adicionar > Gatilho.
-
Na janela que aparecer, sob Formulário, clique em preenche o formulário.
-
Selecione o formulário criado.
-
Clique em OK.
-
Sob o gatilho criado, clique em + Adicionar > Ação.
-
Na janela que aparecer, sob Ações de Edição de Contato, clique em alterar campo de contato.
-
Insira o campo criado de Selecionador de Data e Hora.
-
Defina a data e o horário do evento.
-
Clique em OK.
Criando Grupos de Ação Baseados em Tempo
Enviar conteúdo automatizado exige parâmetros de data e horário. Deste modo, conteúdos automatizados podem ser enviados em momentos específicos, antes ou depois de uma data fixa. Para criar um grupo de ação baseado em tempo no Editor de Workflows Visuais, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Grupos de Ação.
-
Clique em Novo Grupo de Ação.
-
Na janela que aparecer, insira um nome para o grupo de ação baseado em tempo.
-
Clique na opção Criar um grupo de ação baseado em tempo com um campo personalizado de data/hora.
-
Selecione o campo personalizado de data/hora criado.
-
Clique em OK.
Ao criar grupos de ação baseados em tempo, esteja ciente de que esses grupos se diferem de ramificações. Grupos de Ação Reutilizáveis são uma coleção de eventos individuais que podem ser referenciados dentro de um workflow visual, ou ser agendados manualmente para uma lista.
Ramificações não são grupos de ação. Os ramos dizem respeito a uma coleção de ações criada para uso exclusivo dentro de um workflow visual. Como o nome sugere, esta coleção de ações se ramifica do grupo de ação, e são dependentes de critérios adicionais para funcionarem. Os ramos não podem ser adicionados como grupos de ação individuais reutilizáveis.
Criando Automações de Lembretes
Definir um horário e uma data para um evento cria um ponto fixo a partir do qual você pode automatizar e-mails para serem enviados antes do evento. Desta maneira, você pode automatizar e-mails de lembrete para serem enviados aos participantes antes do evento acontecer. Para criar automações de lembretes, faça o seguinte:
-
Na seção Antes da data de interesse do grupo de ação criado, clique em + Adicionar > Tempo Antes.
-
Insira a unidade de tempo desejada.
-
Clique em OK.
-
Acima da ação criada, clique em + Adicionar > Ação.
-
Na janela que aparecer, sob Comunicação, clique em enviar o e-mail.
-
Insira o nome do e-mail de lembrete criado.
-
Clique em OK.
Como exemplo, se você inserir 1 e selecione semana, esta ação ocorrerá uma semana antes da data do evento.
Nota: os atrasos no editor de workflows visuais ficam estruturadas ao redor do horário do evento. O editor de workflows visuais não usa atrasos do início. Ao adicionar atrasos a um workflow visual, tal atraso terá o mesmo tempo que o evento anterior.
Criando Automações de Agradecimento
Do mesmo jeito que se cria automações de e-mails de lembrete, você pode criar automações que envia e-mails de agradecimento aos participantes por comparecerem ao evento. Essa automação pode ser definida para ser disparada a qualquer momento após a data e o horário do evento. Para criar automações que enviam e-mails após um evento, faça o seguinte:
-
Na seção Após data de interesse do grupo de ação criado, clique em + Adicionar > Tempo Depois.
-
Insira a unidade de tempo desejada.
-
Clique em OK.
-
Abaixo da ação criada, clique em + Adicionar > Ação.
-
Na janela que aparecer, sob Comunicação, clique em enviar o e-mail.
-
Insira o nome do e-mail de agradecimento criado.
-
Clique em OK.
Como exemplo, se você inserir 1 e selecionar 1 semana, esta ação ocorrerá uma semana depois da data do evento.
Nota: os atrasos no editor de workflows visuais ficam estruturadas ao redor do horário do evento. O editor de workflows visuais não usa atrasos do início. Ao adicionar atrasos a um workflow visual, tal atraso terá o mesmo tempo que o evento anterior.
Completando a Automação
Assim que a automação baseada em tempo estiver sido criada, você deve configurar a automação para ser ativada como parte do workflow do evento. Para configurar a automação no workflow do evento, faça o seguinte:
-
No workflow visual criado do evento, abaixo da ação alterar campo do lead, clique em + Adicionar > Grupo de Ação.
-
Insira o nome do grupo de ação baseado em tempo criado.
-
Clique em OK.
Uma vez que o grupo de ação baseado em tempo tenha sido inserido no workflow visual, o processo geral de automação do evento estará completo. Agora, quando um lead preenche um formulário de evento, a SharpSpring automaticamente registrará o preenchimento e configurará as informações de campo do Selecionador de Data e Hora no Registro de Contato do lead; enviará um e-mail de lembrete em uma data e um horário específicos, antes do evento; e enviará um e-mail de agradecimento, em uma data e um horário específicos, depois do evento.
Este é apenas um cenário de exemplo. Você pode criar ações baseadas em tempo, workflows, e-mails, formulários, e outros recursos da SharpSpring, juntos, de diversas outras maneiras.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.