A função de indicar (ou de referenciar) e a de encaminhar e-mails podem ser usadas para coletar mais leads. A configuração de indicação exige muitas etapas. É muito importante que todos os aspectos do conteúdo de indicação estejam adequados.
Este artigo detalha como adicionar a funcionalidade de indicação em e-mails, por meio da criação de campos personalizados, formulários, landing pages, e-mails e workflows.
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Compreendendo os Campos de Referência
Na SharpSpring, uma referência (ou indicação) é uma informação do lead que é passada à plataforma através de determinados campos personalizados. Os formulários na SharpSpring utilizam dois tipos de campos: padrões e de referência.
Nos formulários, os campos padrões são aqueles campos que exigem que o usuário preencha algumas informações esperadas, como seus nomes e endereços de e-mail. Os campos padrões são para os seus usuários primários. Os campos referenciais exigem a mesma informação, mas são feitos para os usuários que recebem o formulário encaminhado do usuário primário. Os campos de referência adicionam um registro de contato com base nas informações - mas não estabelecem rastreamentos entre o dispositivo e o registro do contato.
Os campos de referência podem ser usados com diversas funcionalidades da SharpSpring, apesar de serem mais utilizados em formulários e e-mails. Quando usados em conjunto com e-mails, os formulários de referência podem ser um recurso muito valioso. Indicar (referenciar) ou encaminhar e-mails pode fazer coletar mais leads. Como a pessoa que encaminha o e-mail muito provavelmente é um(a) amigo(a) da pessoa indicada, isso faz reforçar a credibilidade da sua mensagem.
Caso deseje que a sua mensagem seja vista pelo máximo de pessoas possíveis, considere adicionar a funcionalidade de indicar em todos os seus e-mails e formulários enviados pela SharpSpring. Quando o formulário de referência personalizado é enviado, um campo personalizado criado aparecerá no perfil da pessoa indicada, o que fará engatilhar o e-mail para ser enviado à pessoa referenciada.
Ao utilizar campos de referência, esteja ciente de que os campos não estabelecem rastreamento. Dito isso, os campos de referência criam um segundo registro de contato para tal indicação. Ao utilizar campos de referência, envie um e-mail para a pessoa indicada, declarando que ela foi indicada. Isso encoraja o visitante indicado a visitar o seu site ou a preencher um formulário para estabelecer rastreamento.
Criando Campos de Referência Personalizados
A criação de e-mails de referência começa com a criação de um campo de referência específico. Para criar um campo de referência personalizado para e-mails de referência, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Configurações do Usuário > Configurações.
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No painel esquerdo, sob Funcionalidades, clique em Campos Personalizados.
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Clique em Adicionar um Campo > Campo do Lead.
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Insira um nome para o campo.
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Clique no botão Entrada de Texto.
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Opcionalmente, clique em uma ou mais de uma das seguintes opções:
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Visível no Gerenciador de Contatos
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Editável no Gerenciador de Contatos
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Disponível ao Criar Formulários
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Variável de Fusão de E-mail
7. Clique em Criar Campo.
8. Próximo ao campo criado, clique em Opções > Copiar campoID para Área de Transferência.
Criando Formulários de Referência
Os e-mails de referência devem ser anexados a landing pages de referência. Por sua vez, os formulários de referência são criados utilizando campos de referência personalizados. Para criar um formulário de referência, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
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Clique em Elementos > Cabeçalho.
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Selecione o tipo de cabeçalho desejado.
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Insira o texto de cabeçalho desejado.
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Clique em Campos > E-mail.
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No campo E-mail que aparecer, clique em nas caixas de seleção Obrigatório e Dados de Preenchimento Automático.
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Clique em Elementos > Cabeçalho.
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Selecione o tipo de cabeçalho desejado.
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Insira o texto de cabeçalho desejado.
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Clique em Campos de Referência > E-mail.
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No campo E-mail de Referência que aparecer, clique na caixa de seleção Obrigatório.
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Adicione ou modifique outros campos desejados, elementos de design ou elementos de estilo.
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Clique em Salvar Alterações.
Adicionando Formulários de Referência a Landing Pages
Para adicionar um formulário de referência criado em uma landing page, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Páginas.
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No painel do Editor de Conteúdo, clique em Adicionar Conteúdo.
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Insira uma das seguintes opções:
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Um bloco de conteúdo com um elemento de formulário pré-criado.
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Um elemento de layout ou de formulário.
5. Clique em Adicionar Conteúdo para fechar o painel.
6. Clique duas vezes no elemento de formulário adicionado.
7. No menu suspenso Selecione um Formulário, selecione o formulário de referência criado.
Para Desenvolvedores: Passando o URL da página para Campos Ocultos (Opcional)
Após criar o formulário de referência, o formulário precisará ser incorporado em uma landing page.
A incorporação do formulário exigirá a alteração e a captura do código incorporado do formulário.
Para alterar e copiar o código incorporado de um formulário, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
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Crie um formulário SharpSpring, ou edite um formulário existente.
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Altere o estilo e o design do formulário de referência, o quanto for necessário.
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Clique em Opções > Código Incorporado.
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Na janela pop-up do código incorporado que aparecer, adicione o seguinte trecho, embaixo da linha de código <script type="text/javascript"> :
var urlParam = window.parent.location.search.split('?')[1];
6. Substitua a linha ss_form.hidden
do código incorporado com o seguinte trecho de código:
ss_form.hidden = {'ref_xxXXxxXXxx': urlParam};
7. Substitua o segmento xxXXxxXXxx do código ss_form.hidden
com o ID de um campo de referência personalizado copiado anteriormente.
8. Copie o código inteiro.
9. Clique em Fechar.
Após criar um formulário de referência e copiar o seu código incorporado, o formulário deve ser integrado em uma landing page de referência personalizada. Para criar uma landing page de referência, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Páginas.
-
Altere o estilo e o design da landing page o quanto for necessário.
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No painel esquerdo, Clique em Editar Código.
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Insira o código do formulário de referência desejado dentro de um
<div>
em qualquer lugar da landing page. -
Clique em Salvar e Fechar.
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Clique em Configurações da Página.
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Copie o URL seguro do funil da landing page.
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Clique em Publicar.
Nota: a SharpSpring oferece Serviços Profissionais para assistir com a codificação personalizada.
Criando E-mails de Referência
Uma vez que a landing page de referência tenha sido criada, os e-mails de referência podem ser criados para serem ligados à landing page e ao formulário. Para criar um e-mail de referência, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
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Altere o estilo e o design do e-mail, como for necessário.
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Insira um texto pedindo às pessoas para indicar outra pessoa.
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No painel esquerdo, clique em Conteúdo e Layout.
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Clique na aba Elementos.
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Sob o texto de indicação inserido, adicione um botão.
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Clique duas vezes no botão.
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No painel Editor de Botões, cole o URL do funil de uma landing page de referência na caixa de texto Link.
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Clique em Finalizar.
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Clique em Salvar.
Nota: o nome do e-mail fica no topo do e-mail, próximo a Adicionar aos Favoritos e Tags de E-mail.
Criando Workflows de Referência
O processo de indicação pode ser automatizado por meio de um workflow. Para criar um workflow de referência, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais.
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Sob Iniciar ou uma ramificação aplicável do workflow, clique em Adicionar > Gatilho.
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Sob Indicação, selecione é indicado no formulário.
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Na caixa de texto Nome do Formulário, insira o nome do formulário de referência desejado.
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Clique em OK.
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Sob o gatilho criado, clique em Adicionar > Ação.
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Sob Comunicação, selecione enviar o e-mail.
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No campo Nome do E-mail, insira o nome do e-mail de referência desejado.
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Clique em OK.
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Clique para Ativar o workflow.
Importante: o Editor de Workflows Visuais não é compatível com o Internet Explorer 11. Utilize um dos navegadores compatíveis com a SharpSpring para criar workflows visuais.
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