Manter uma lista de e-mail de qualidade é vital para o sucesso de suas campanhas de marketing. É ideal confirmar que um lead optou por receber seu conteúdo é ideal, pois ele se inscreve na sua página e confirma o interesse em sua empresa, respondendo a um e-mail.
Isso não termina depois que você importa contatos. Você precisará manter constantemente listas de contatos que fizeram opt-in e garantir que aqueles que não o fizeram - ou mesmo os que cancelaram a inscrição - não façam parte dos seus envios de e-mail.
Este artigo detalha como criar processos para manter os status de opt-in confirmados.
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Criando Conteúdo Personalizado de Opt-In
Para criar um processo de opt-in personalizado, primeiro você precisa criar um e-mail de inscrição. O uso de processos de opt-in valida o endereço de e-mail fornecido por um lead, além de verificar se eles gostariam de receber mais comunicações. Esse processo é útil para solicitar que um lead ingresse em uma lista de endereçamento.
Para criar conteúdo de opt-in personalizado, faça o seguinte:
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Cria um formulário SharpSpring ou um formulário nativo/de terceiros.
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Insira o seu formulário ou numa landing page da SharpSpring ou num site.
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Crie um e-mail para verificar o endereço de e-mail do lead e/ou o seu interesse em receber comunicações.
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Insira um link ou um botão no e-mail que solicita ao lead para confirmar ou verificar se deseja receber e-mails.
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Altere as configurações do link ou do botão para redirecionar à landing page ou o site.
Criando Listas Manuais
Você deve sempre estar revisando as suas listas de leads para certificar-se de que você está observando o padrão de envio de e-mail da SharpSpring. Revisar manualmente os seus leads lhe permite manter aqueles que não fizeram opt-in ou que se descadastraram longe de receber e-mail indesejados.
Listas manuais são importantes no geral dos processos de opt-in. Elas abrigam aqueles leads que não satisfazem o status de opt-in e lhe permitem confirmar os status dos leads como um todo.
Para criar uma lista manual de opt-in, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Listas.
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Clique em Opções > Nova Lista.
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Insira um nome para a lista.
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Selecione a pasta para a lista ser adicionada no menu suspenso Adicionar esta lista na pasta.
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Clique na opção Tornar esta lista disponível no Gerenciador de Contatos.
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Selecione a opção de lista Manual.
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Clique em Criar Lista.
Idealmente, você deve revisar esta lista constantemente. Desta maneira, você pode tomar nota dos leads que estão na lista. Você não pode enviar e-mails para esses leads sem prejudicar a sua reputação de remetente e sem estar contra as boas práticas de envio.
Nota: para fins de gerenciamento da lista, considere nomear a lista com algo parecido com Precisa Confirmar Status de Opt-In.
Criando Listas Baseadas em Regras
As listas baseadas em regras removerão dinamicamente um membro quando o lead não atender mais a nenhuma regra de ação do lead. Essas listas podem ser configuradas para remover os leads que não optaram por receber seus e-mails.
Para criar uma lista baseada em regras que se concentre nos leads que optaram por receber seu conteúdo, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Listas.
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Clique em Opções > Nova Lista.
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Digite um nome para a listas.
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Selecione a pasta à qual deseja adicionar a lista no menu suspenso Adicionar esta lista à pasta.
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Selecione a opção de lista Baseada em Regras.
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Clique em Criar Lista.
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Desça até a seção Gatilhos & Filtros.
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Selecione a opção explicitamente optou por receber e-mails no menu suspenso Quando um contato.
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Selecione todas as caixas de verificação de opt-in.
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Clique em Adicionar Regra.
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Clique em Salvar Alterações.
Uma vez criada, a lista terá todo e qualquer lead que confirmaram o opt-in. Esses são leads que demonstraram interesse explícito em continuar recebendo seus e-mails.
Você deve estar seguro de que esses leads desejam o seu conteúdo. Esses leads estarão mais propensos a engajar com o seu conteúdo. Isso significa que toda vez que você enviar e-mails, você deve enviar e-mails para esses leads que estão nesta lista.
Nota: para fins de gerenciamento da lista, considere nomear a lista com algo parecido como Opt-In Duplo Confirmado.
Criando Grupos de Ação
Assim que você tiver criado as suas listas, você pode criar aquilo que é o coração da automação de opt-in: um grupo de ação ramificado. Quando criado e ativado, este grupo de ação enviará leads descadastrados para a sua lista manual, e aqueles leads que fizeram opt-in para a sua lista baseada em regras.
Para criar o grupo de ação que contém regras de opt-in, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Grupo de Ação.
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Clique em Novo Grupo de Ação.
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Insira um nome para o grupo de ação.
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Selecione a pasta para a qual o grupo de ação será adicionado no menu suspenso Adicionar este grupo de ação para a pasta.
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Clique na caixa de seleção Tornar este grupo de ação disponível no Gerenciador de Contatos.
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Clique em OK.
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Certifique-se de que o Grupo de Ação esteja Ativo.
Nota: para fins de gerenciamento dos grupos de ação, considere nomear este grupo de ação como algo semelhante a Enviar E-mail Personalizado de Opt-In.
Adicionando o Primeiro Ramo: Ação de E-mail e Atraso
Uma vez criado o grupo de ação, ele estará vazio. Você precisará adicionar ramos de automação e lógicas de filtragem. Como este grupo de ação estará realizando duas coisas diferentes ao mesmo tempo, ele precisará ter dois ramos de automação distintos.
A parte inicial do primeiro ramo do grupo de ação, faça o seguinte:
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Clique em Adicionar > Ação.
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Selecione enviar o e-mail, sob Comunicação.
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Insira o nome do seu e-mail de opt-in criado.
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Clique em OK.
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Clique em + Adicionar > Atraso, embaixo da ação de e-mail criada.
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Insira o número desejado no campo Valor Numérico.
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Selecione a medida de tempo no menu suspenso Unidade de Tempo.
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Clique em OK.
Nota: considere configurar o atraso para mais ou menos uma semana. Isso dará aos seus leads um espaço de tempo apropriado para visualizar o seu e-mail e respondê-lo. Caso um lead não responda um e-mail dentro de uma semana, é bem provável que ele não vá respondê-lo depois.
Completando o Primeiro Ramo: Staus de Descadastro e Listas Manuais
À esta altura, o primeiro ramo será aberto com um atraso. Esse atraso, como o nome sugere, atrasa uma ação por um tempo específico.
Este ramo utilizará esse atraso para adicionar a sua lista manual aqueles contatos que não leram o seu e-mail ou que não optaram por receber o seu conteúdo dentro de um determinado período de tempo.
Para completar este ramo, faça o seguinte:
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Clique em + Adicionar > Ação embaixo do atraso criado.
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Selecione alterar campo do contato, localizado sob Ação de Editar Contato.
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Digite Is Unsubscribed no campo Nome do Campo.
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Selecione True no menu suspenso Para este Valor.
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Clique em OK.
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Clique em + Adicionar > Ação, embaixo da ação do campo de descadastro.
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Selecione adicionar para a lista, localizado em Ações de Lista.
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Insira o nome da sua lista manual criada.
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Clique em OK.
Adicionando o Segundo Ramo: Gatilho Fechado de E-mail
Para completar este grupo de ação, você precisará adicionar um segundo ramo. Este ramo enviará todos os leads que fizeram opt-in para a sua lista baseada em regras.
Este ramo fica separado do primeiro ramo por um gatilho fechado. Gatilhos fechados são ativados apenas se a condição do gatilho é satisfeita pelo contato que já faz parte do workflow principal.
Para adicionar este ramo, faça o seguinte:
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Clique em + Adicionar > Gatilho, embaixo da ação de e-mail criada.
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Selecione visita a partir do e-mail, que fica localizado em E-mail.
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Selecione 1 vez no menu suspenso Com que Frequência.
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Selecione ou mais no menu suspenso Comparação.
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Clique na opção Remover do grupo de ação principal.
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Selecione a opção Gatilho Fechado.
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Clique em OK.
Importante: se você selecionar exatamente no menu suspenso Comparação, o grupo de ação não funcionará como pretendido. Isso porque se um lead satisfez a lógica do grupo de ação antes, isso contará exatamente como uma vez. Isso significa que o lead não percorrerá o gatilho e ficará automaticamente descadastrado.
Completando o Segundo Ramo: Status de Opt-In e Listas
O gatilho fechado precisará de uma ação. Esta ação manterá esses contatos que optaram por receber o seu conteúdo longe da sua lista manual e adicionará eles à sua lista baseada em regras.
Para completar o ramo e adicionar a ação, faça o seguinte:
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Clique em + Adicionar > Ação, embaixo do gatilho fechado criado.
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Selecione alterar campo do contato, localizado sob Ações de Editar Contato.
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Digite Is Opted In no campo Nome do Campo.
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Selecione True no menu suspenso Para este Valor.
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Clique em OK.
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Clique em + Adicionar > Ação, embaixo da ação de campo de opt-in criada.
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Selecione remover da lista, localizado sob Ações de Lista.
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Insira o nome da sua lista manual criada.
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Clique em OK.
Criando Workflows
Após a criação do seu grupo de ação, você pode adicioná-lo em workflows. Os workflows operam com base no gatilho que faz iniciar a automação.
O grupo de ação será automaticamente ativado, solicitando que o lead que engatilhou a automação confirme o opt-in por receber suas futuras comunicações.
Para criar um workflow para confirmar status de opt-in, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais.
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Clique em Criar > Workflow Visual.
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Insira um nome para o workflow.
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Clique em OK.
Nota: para fins de gerenciamento dos workflows, considere nomear este workflow como algo similar a Workflow do Grupo de Ação de Opt-In.
Adicionando Gatilhos e Grupos de Ação
Assim que tiver o seu workflow criado, você pode começar a personalizá-lo para solicitar que leads façam opt-in no recebimento do seu conteúdo. Isso é feito das seguintes maneiras:
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Adicionando um gatilho inicial que começa a automação quando um lead faz uma ação específica
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Inserindo o seu grupo de ação criado que envia e-mails de opt-in e gerencia a sua lista de opt-in
Para adicionar um gatilho e um grupo de ação ao workflow criado, faça o seguinte:
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Clique em + Adicionar > Gatilho.
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Selecione preenche o formulário, localizado sob Formulários.
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Insira o nome do seu formulário de opt-in criado.
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Selecione a qualquer momento no menu suspenso Quando.
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Clique em OK.
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Clique em + Adicionar > Grupo de Ação sob o gatilho criado.
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Insira o nome do seu grupo de ação de opt-in criado.
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Clique em OK.
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Defina o workflow para Ativo.
Nota: se o seu grupo de ação estiver inativo, você não poderá selecioná-lo.
Sobre Múltiplos Gatilhos Iniciais e Diferentes Workflows
O gatilho preenche o formulário representa o jeito mais comum que as pessoas podem solicitar o seu conteúdo. Isso porque os usuários precisam interagir com esse formulário e intencionalmente preenchê-lo para solicitar o seu conteúdo. Isso não significa que você não possa utilizar outros gatilhos para criar workflows de opt-in ou filtrar leads em listas específicas.
Você pode utilizar qualquer gatilho relevante para iniciar esse workflow, tal como quando usuários visitam uma landing page específica ou quando visualizam um certo e-mail. Você poderia, por sua vez, utilizar qualquer combinação desses gatilhos no mesmo workflow para iniciar o grupo de ação. A SharpSpring recomendo usar o grupo de ação em workflows diferentes, no entanto. Isso porque você pode visualizar os leads que foram filtrados por cada workflow.
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