Você pode criar chatbots para fornecer suporte nas questões que os seus visitantes podem ter.
Chatbots podem ser personalizados, tanto na aparência quanto nas respostas a usuários que correspondam a um tipo específico de público.
Este artigo detalha como criar e configurar chatbots na SharpSpring.
Usuários com acesso:
- Administradores
- Gerentes de Empresa
- Gerentes de Marketing
- Gerentes de Vendas
Entendendo os Chatbots
Chatbots são um serviço de comunicação automatizado. Eles permitem que usuários procurem respostas sobre o seu conteúdo, e ainda fornecem várias respostas e meios de coletar dados. Com isso, os chatbots podem efetiva e rapidamente encaminhar a solução de problemas para um usuário. Caso não seja possível a solução imediata do problema, é possível automatizar o processo de lhe contatar para suporte adicional.
As conversas com os chatbots utilizam um caminho lógico específico. Um workflow de chatbot começa com uma mensagem de boas vindas, progride para uma pergunta inicial, fornece respostas específicas, permite que o usuário responda, coleta quaisquer informações necessárias, e então exibe uma mensagem que finaliza a conversa. Este caminho lógico emula bem o que seria uma conversa de pessoa para pessoa.
Criando Novos Chatbots
Chatbots exigem informações sobre onde serão colocados, quem poderá interagir com eles, e como serão exibidos. Os chatbots não podem ser criados se todas essas informações não forem inseridas e configuradas.
Configurando as Definições de Nome e Site
Para criar um chatbot, você precisará inserir os dados básicos do chatbot. Isso inclui o nome que você dará para ele, e onde ficará localizado no site.
Para inserir e configurar os dados do chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Criar.
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Insira um nome de workflow para o chatbot.
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Selecione o site no qual o chatbot será configurado, no menu suspenso Selecione um site.
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Selecione uma das seguintes opções:
Opcional: Excluindo URLs e Diretórios
Opcionalmente, para que o chatbot não apareça em alguns sites específicos, faça o seguinte:
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Clique em Excluir URL/diretório.
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Insira um URL de site.
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Repita quantas vezes for necessário, clicando em Excluir URL/diretórios adicionais.
Configurando as Definições de Público
Uma vez inseridas e configuradas as informações básicas, você poderá determinar quem estará interagindo com este chatbot.
Isso tem como base os variados tipos de atribuições de lead disponíveis na SharpSpring.
Para configurar as definições do público do chatbot, faça o seguinte:
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Clique em Próximo.
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Selecione um dos seguintes tipos de público:
3. Clique em Próximo.
Importante: você pode possuir apenas um bot ativo de cada tipo de público por página, a não ser que o tipo de público esteja definido como um campo personalizado.
Configurando as Definições de Aparência
Assim que você inserir e configurar o nome do chatbot, a localização e o público, você poderá modificar a aparência dele.
Para configurar as definições de aparência do chatbot, faça o seguinte:
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Insira um nome de exibição para o chatbot.
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Clique em Atualizar Avatar.
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Selecione o arquivo de imagem desejado em seu dispositivo local.
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Importe o arquivo.
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Selecione uma das seguintes opções de posicionamento: - Embaixo à esquerda; - Embaixo à direita.
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Clique em Selecionar um Cor de Tema.
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Faça uma das seguintes opções:
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Selecione uma das cores disponíveis
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Insira um código hexadecimal de cor
8. Habilite ou desabilite a caixa de seleção Habilitar gradiente.
9. Habilite ou desabilite a caixa de seleção Incluir mensagem de boas vindas ao iniciar.
10. Clique em Salvar.
Importante: por definição, os chatbots criados virão com a marca Distribuído por SharpSpring. As agências possuem a opção de configurar esta definição.
Navegando na Página Principal dos Chatbots
A página dos Chatbots é onde todos os workflows dos seus chatbots ficam localizados. Acesse a página dos Chatbots clicando em Chatbots na barra de ferramentas superior da SharpSpring.
Quando um chatbot for salvo, ele ficará abrigado sob o site com o qual está associado. Caso existam múltiplos chatbots que possuem uma audiência definida com campos personalizados, estes ficarão posicionados no final da lista dos chatbots de tal site.
Em qualquer momento, na página principal dos chatbots, você pode:
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Clicar no menu suspenso Site para visualizar os chatbots associados a um site específico.
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Clicar no menu suspenso Atividade para visualizar workflows de chatbots ativos ou inativos.
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Inserir o nome do chatbot desejado no campo Pesquisar Chatbots para encontrar chatbots.
A página principal dos Chatbots exibe algumas informações sobre os seus chatbots disponíveis:
Nota: a função de Pesquisar Chatbots exibirá apenas os nomes correspondentes para o status de Atividade selecionado. Você pode precisar selecionar Ativo ou Inativo para visualizar resultados relevantes de pesquisa.
Opções da Página Principal
Existem algumas opções de chatbot disponíveis na página principal. Estas opções fornecem meios diferentes para você realizar alterações no chatbot.
Para acessar as opções de chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Selecione o domínio de site desejado no menu suspenso Site.
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Caso necessário, selecione entre Ativo ou Inativo no menu suspenso.
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Arraste o cursor sobre o chatbot.
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Clique em Opções.
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Selecione uma das seguintes opções:
Chatbots com Campos Personalizados
Ao criar chatbots, você possui a opção de criar chatbots que interagem e coletam informações dos usuários que atendem os critérios de determinados campos personalizados. Isso significa que você pode criar chatbots feitos especificamente para determinados fins.
Para criar chatbots que utilizam campos personalizados, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Criar.
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Configure as definições do site e o nome do chatbot.
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Clique em Próximo.
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Selecione o tipo de público do Campo Personalizado.
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Selecione o campo personalizado desejado, no menu suspenso Campo Personalizado.
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Caso necessário, selecione as informações desejadas do campo personalizado, no menu suspenso que aparecer.
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Configure as definições de aparência do chatbot.
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Clique em Salvar.
Importante: os formatos de campo personalizado disponíveis para uso nos chatbots são os seguintes:
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Bit
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Boleana
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Grupos de Caixas de Seleção
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País
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Caixa de Seleção Suspensa
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Radio box
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Estado
Priorizando Determinados Chatbots com Campos Personalizados
Você pode criar diversos chatbots que utilizam campos personalizados. No entanto, podem haver momento onde um usuário, com certas informações de campos personalizados no seu Registro de Contato, atende o critério de todos os campos personalizados. Para evitar que usuários interajam com o chatbot errado - ou com muitos chatbots de uma vez só - a SharpSpring prioriza a maneira com a qual os usuários interagem com chatbots com campos personalizados.
Os chatbots com campos personalizados podem ser definidos em uma ordem para determinar a sua prioridade. Esse sistema de prioridades permite que os usuários sejam filtrados em diferentes chatbots com campos personalizados até que atendam o critério de algum chatbot com um campo personalizado específico. Desta maneira, as informações do campo personalizado que você considera as mais importantes podem ser priorizadas, e os usuários irão interagir com esses chatbots antes dos outros.
Para priorizar chatbots com campos personalizados, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Certifique-se de que você criou pelo menos dois chatbots com o Campo Personalizado "tipo de público".
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Selecione o domínio de site desejado, no menu suspenso Site.
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Caso necessário, selecione entre Ativo ou Inativo, no menu suspenso Atividade.
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Desça até o final da página dos Chatbots.
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Clique e arraste os chatbots com campos personalizados na ordem de prioridade que você deseja.
Importante: a priorização do chatbot com campo personalizado exige pelo menos dois chatbots com o Campo Personalizado "tipo de público".
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