Os chatbots são um serviço de comunicação automatizado que permite aos usuários procurar respostas sobre o seu conteúdo, e ainda fornecem uma série de respostas e meios para coletar dados.
Os chatbots podem direcionar os visitantes para a solução de seus problemas, de maneira rápida e eficiente.
Você pode ativar as configurações do Chat ao Vivo para poder se comunicar diretamente com os usuários que alcançarem partes específicas dos seus workflows de chatbot e cumprirem os requisitos lógicos para se comunicar pelo Chat ao vivo.
Este artigo detalha como configurar e usar o Chat ao Vivo.
Usuários com acesso:
- Administradores
- Gerentes de Empresa
- Gerentes de Marketing
- Gerente de Vendas
Habilitando o Chat ao Vivo
Para poder utilizar os recursos do Chat ao Vivo, você primeiro precisará habilitar o Chat ao Vivo em sua instância.
Para habilitar as configurações do Chat ao Vivo, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Habilitar Chat ao Vivo.
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Clique em Conectar ao Slack.
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Insira o URL do seu workplace do Slack.
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Clique em Continuar.
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Insira as suas informações de autenticação, caso solicitado.
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Clique em Permitir.
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Clique em Configurar.
Nota: você pode não precisar inserir as suas credenciais caso você já esteja logado no Slack.
Nota: clicar em Configurar abrirá a janela principal de configuração. Clicar em Fechar faz completar o processo de conexão e fechar a janela. Você pode configurar os usuários do Chat ao Vivo a qualquer momento.
Adicionando Usuários do Chat
Uma vez que você tenha habilitado o Chat ao Vivo, você poderá fornecer a usuários a habilidade de se comunicar diretamente com os visitantes do site. Os usuários do Chat ao Vivo que você adiciona poderão se comunicar diretamente através do Slack.
Esteja ciente de que os seus usuários do Chat ao Vivo precisarão instalar o Slack para poder utilizar este recurso de modo eficiente. Os visitantes não precisam ter o Slack instalado, já que eles só visualizarão o chatbot no site que estão visitando.
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Configurações do Chat ao Vivo.
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Insira o nome do usuário desejado no campo Selecione Usuário do Chat ao Vivo.
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Selecione o nome do usuário.
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Repita o quanto for necessário.
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Clique em Salvar.
Configurando a Disponibilidade do Chat
Os usuários adicionados podem ser definidos como disponíveis para chat. Os usuários disponíveis serão aqueles que se comunicarão diretamente através do Slack com os visitantes do site que solicitarem uma comunicação via Chat ao Vivo.
Para configurar a disponibilidade do chat para usuários, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Configurações do Chat ao Vivo.
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Localize o usuário de chat desejado.
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Defina o botão de Disponibilidade para Disponível ou Indisponível.
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Repita o processo, como for necessário, para os outros usuários do chat.
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Clique em Salvar.
Os usuários disponíveis possuirão um ponto azul no avatar das Configurações de Usuário na barra de ferramentas superior da SharpSpring. Isso indica que estão disponíveis para se comunicar no Chat ao Vivo.
Removendo Usuários do Chat
Você pode remover usuários do Chat ao Vivo a qualquer momento. Para remover usuários do Chat ao Vivo, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Configurações do Chat ao Vivo.
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Localize o usuário do chat desejado.
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Clique em Remover.
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Repita o processo, como for necessário, para outros usuários do chat.
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Clique em Salvar.
Desabilitando o Chat ao Vivo
Você pode desabilitar os recursos do Chat ao Vivo quando for necessário.
Para desabilitar a funcionalidade do Chat ao Vivo, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Configurações do Chat ao Vivo.
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Clique em Desabilitar Chat ao Vivo.
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Digite Confirmar.
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Clique em Desabilitar.
Importante: desabilitar o Chat ao Vivo faz desabilitar a conexão entre a SharpSpring e o Slack. Isso também força os workflows do Chatbot que utilizam tal ação a serem definidos com a mensagem de ocupado. Modifique esses ramos do workflow antes de desabilitar o Chat ao Vivo.
Utilizando as Ações do Chat ao Vivo em Workflows
Você pode configurar os seus workflows de chatbot para conter uma ação de redirecionamento dos visitantes que possuírem dúvidas para um canal de Chat ao Vivo na sua instância do Slack.
Para adicionar uma ação que envia visitantes para o seu canal de Chat ao Vivo do Slack, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta de chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Encaminhar para chat ao vivo.
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Insira o canal público desejado do Slack no campo Canal do Slack.
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Insira uma mensagem de exibição no editor de texto Mensagem de Ocupado.
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Clique em OK.
Nota: esta ação ficará indisponível caso o Chat ao Vivo esteja desabilitado.
Nota: você pode utilizar somente os canais públicos do Slack.
Nota: caso insira o nome de um canal do Slack que não exista em sua instância, o canal será criado quando a ação for disparada.
Importante: tanto um canal do Slack quanto uma mensagem de exibição são necessários.
Configurando as Permissões do Slack
Para que se utilizar o chatbot com o Slack de forma eficiente, o seu administrador do Slack precisará configurar as permissões de gerência do canal do Slack, de tal maneira que atenda as necessidades do workspace da sua instância do Slack.
Especificamente, o administrador do Slack precisará configurar as permissões que permitam que usuários criem e arquivem canais.
Para configurar as permissões do Slack, faça o seguinte:
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Faça login no workspace da sua instância Slack.
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Clique no nome da sua instância do Slack, no topo do painel esquerdo.
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Clique em Configurações e administração > Configurações do Workplace.
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Clique na aba Permissões.
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Clique em Expandir, na seção Gerenciamento de Canal.
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Selecione Todos, exceto convidados, no menu suspenso Pessoas que podem criar canais públicos.
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Selecione Todos, exceto convidados, no menu suspenso Pessoas que podem arquivar canais.
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Clique em Salvar.
Para maiores informações acerca da instalação e do uso do Slack, confira a documentação externa do Slack.
Importante: você deve possuir os privilégios de administrador na sua instância do Slack para alterar as permissões de gerenciamento.
Importante: a SharpSpring não possui controle sobre como o Slack concede ou configura as permissões da plataforma. O Slack pode alterar como a permissão é modificada a qualquer momento, e sem qualquer aviso. Esses procedimentos mudam constantemente. Tal procedimento e todas as informações associadas podem estar desatualizados.
Comunicando-se via Slack
Assim que você configurar as definições do Chat ao Vivo e adicionar a ação de Chat ao Vivo em um workflow de chatbot, os visitantes que navegarem no seu workflow até tal ponto poderão se comunicar com os usuários disponíveis do Chat ao Vivo.
Os usuários disponíveis poderão se comunicar através do Slack, o que permitirá um log de comunicação entre o visitante do site e o usuário do Chat ao Vivo. O visitante apenas visualizará e se comunicará através do chatbot do site que está visitando.
Para se comunicar com os visitantes que abrirem uma conversa de Chat ao Vivo via chatbot, faça o seguinte:
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Faça login no workspace da sua instância Slack.
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Clique no canal do Slack que foi definido na ação do workflow.
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Clique no link Entrar no Canal.
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Converse com o visitante, como necessário, através da janela de mensagens do Slack.
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Digite /endlivechat na janela de mensagens do Slack quando a conversa terminar.
Esteja ciente de que /endlivechat é um comando de barra específico para a integração SharpSpring-Slack. Digitar esse comando finalizará a conversa e arquivará o canal.
Quando outro visitante abre uma sessão de Chat ao Vivo, um novo canal será criado, e o canal arquivado não será aberto.
Além disso, o usuários que digitar /endlivechat deve possuir as permissões apropriadas no Slack para poder arquivar canais.
Para maiores informações acerca da instalação e da utilização do Slack, confira a documentação externa do Slack.
Importante: os usuários devem possuir nomes de exibição definidos em suas contas para conversar sem qualquer problema.
Sobre o Modo de Pré-visualização
Você pode pré-visualizar os seus chatbots como for necessário, o que permite que você visualize como o chatbot irá operar e funcionar. Problemas com o caminho lógico do chatbot, afirmações, ou outros componentes podem ser vistos e solucionados antes de ativá-lo.
Quando você abre um chatbot no modo de pré-visualização, uma página com o chatbot é aberta em uma nova aba do navegador. Neste modo de pré-visualização, todas as interações que você realizar com o chatbot estarão no modo offline. Além disso, as interações no modo de pré-visualização não serão puxadas para a SharpSpring, e nem farão enviar solicitações de Chat ao Vivo.
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