O Lead Score, ou pontuação de lead, permite que você organize e priorize leads com base em informações específicas que eles forneceram, ou em atividades e eventos em que eles participaram.
A SharpSpring permite, ainda, que você defina parâmetros personalizados de pontuação dos leads.
Este artigo fornece uma visão geral sobre a definição e a configuração do Lead Score.
Usuários com acesso:
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Administradores
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Gerentes da empresa
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Gerentes de marketing
Configurações de Lead Score
A SharpSpring tem diferentes status de lead. É possível atribuir pontuações aos leads que, quando combinadas ao status deles, detalham de que forma um lead ou um contato está interagindo com o seu negócio. Os únicos status de lead que não exibem uma pontuação são os status de Contato e de Cliente.
A funcionalidade de pontuação da SharpSpring, chamada de Lead Score, permite configurar como abordar os leads com base em como eles interagem com o seu conteúdo.
Para acessar e configurar a funcionalidade de Lead Score, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Pontuação de Leads.
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Ajuste as barras de maneira a configurar o intervalo desejado na seção Alcance de pontuação.
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Modifique as pontuações nas seções de Regras de Perfil:
Seção |
Modificação |
Informações de Contato |
Modifique o total de pontos atribuídos aos dados de informações de contato. |
Persona |
Clique em + Adicionar Regra e modifique o total de pontos atribuídos a regras de persona. |
Atributos Personalizados |
Clique em + Adicionar Regra e modifique o total de pontos atribuídos a dados de campos personalizados. |
4. Modifique as pontuações nas seguintes seções de Regras de Interação:
Seção |
Modificação |
Atividades |
Modifique o total de pontos atribuídos as diversas funcionalidades da plataforma. |
Social |
Clique em + Adicionar Regra e modifique o total de pontos atribuídos a interações em redes sociais. |
Páginas |
Clique em + Adicionar Regra e modifique o total de pontos atribuídos a visitas a páginas. |
Mídia |
Clique em + Adicionar Regra e modifique o total de pontos atribuídos a visualizações de itens de mídia. |
5. Modifique as seguintes configurações de tempo nas seções Tempo de Atividade e Declínio:
Seção |
Modificação |
Período de atividade do lead |
Clique no menu suspenso e escolha o intervalo de meses desejado. |
Declínio de Pontuação |
Clique no botão para habilitar/desabilitar a funcionalidade. |
Taxa de Declínio (Meia-Vida) |
Insira o número de semanas que corresponderá ao declínio de meia vida desejado. |
6. Clique em Salvar e Recalcular Pontuações.
Observação: Clique no ícone de lixeira para Deletar regras.
Intervalos de Lead Score
O Intervalo de lead score é um recurso de pontuação que você pode utilizar para determinar a qualidade de um lead baseado em sua pontuação: ótimo lead, bom lead ou lead ruim.
O uso das barras ajusta as pontuações de maneira a representar os valores dos leads, em cada faixa de intervalo selecionado. Depois que as barras são configuradas, é possível ver quantos dos leads da sua base fazem parte do intervalo de pontuação desejado.
Os intervalos no gráfico não serão preenchidos se menos de 1% do total de leads da base estiver dentro desse intervalo. É importante ressaltar, então, que os intervalos só serão preenchidos depois que 1% do total da base tenha o lead score naquele intervalo.
Critérios de Pontuação do Lead: Perfil
A seção Perfil é onde as regras são configuradas para medir o quão bem um lead se alinha com seu público-alvo, com base na persona, atributos personalizados e informações pessoais.
Critério |
Descrição |
Persona |
Configure quantos pontos são atribuídos ao lead quando ele tem uma determinada persona. |
Atributos personalizados |
Configure leads com base em campos de lead personalizados. |
Informações de contato |
Configure pontuação de leads com base nas informações pessoas de um contato. |
Critérios de Pontuação do Lead: Engajamento
Na seção Engajamento é possível configurar regras que refletem o quão engajados seus leads estão com seu conteúdo. Essa é uma forma de avaliar quais leads estão mais engajados.
Critério |
Descrição |
Atividade geral |
Configure leads com base em ações mais comuns. |
Social |
Configure leads com base em interações com um perfil em rede social. |
Mídia |
Configure a pontuação com base em quando o lead interage com conteúdo de mídia, como vídeos ou imagens. |
Páginas |
Configure pontuações para atribuir pontos a um lead com base em quais páginas dele visita. |
Atividade e Declínio do Lead Score: Configurações de Tempo do Lead Score
Mantenha as pontuações de leads atualizadas, desconsiderando engajamentos antigos, com o Período de Atividade do Lead. Ainda, use o recurso Declínio de Pontuação para configurar o intervalo de tempo que deve utilizado para decair a pontuação do lead pela metade.
Configuração |
Descrição |
Período de atividade do lead |
Defina um intervalo de tempo. Passado este intervalo, a SharpSpring vai ignorar a atividade que ocasionou o aumento do lead score. |
Declínio de pontuação |
Determine o tempo de meia-vida da pontuação do lead. |
O decaimento do Lead Score é um evento natural. Por isso, as pontuações decaídas não serão gatilhos para automações. As pontuações de lead atualizadas por meio de ações (como uma visita ao site) ativarão gatilhos. No entanto, se a pontuação principal de algum lead decair naturalmente para um valor definido em um gatilho, ele não será disparado.
Cálculos de Lead Score
Seus contatos ganham ou perdem pontos com base nas regras personalizadas de lead score que você definiu.
Por exemplo, se na seção de engajamento houver uma regra definindo que alguém ganha 10 pontos ao visitar a página http://www.exemplo.com.br/pedir-orcamento, o lead pode receber esses 10 pontos. Os pontos serão, então, refletidos no Lead Score do lead.
A qualquer momento, é possível revisar a composição do lead score de um contato específico, clicando na sua pontuação no Gerenciador de Contatos.
O lead score é calculado quando:
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Quando um lead ainda não pontuou. Quando um novo lead é inserido no sistema, suas informações e atividades são indexadas com relação às configurações de pontuação, e um valor inicial de lead score será calculado.
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Na data da última atividade do lead (visita a um site ou clique em um e-mail, por exemplo), ou na data em que foram fornecidas novas informações do lead (primeiro nome, sobrenome, e-mail, etc.).
Histórico do Lead Score
Ao clicar na pontuação total de um lead no Gerenciador de Contatos, você abrirá o Histórico do Lead Score daquele lead. Esse histórico exibe informações sobre as diversas interações do lead com o seu conteúdo.
As diferentes interações e suas pontuações são exibidas individualmente. Além disso, o Histórico exibe o Lead Score atual, o Lead Score sem decaimento e o percentual em que a pontuação daquele lead está, quando comparada às pontuações dos outros leads.
Para acessar o Histórico do Lead Score de um lead, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Pontuação de Leads.
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Utilize as ferramentas de busca do Gerenciador de Contatos para filtrar os leads.
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Encontre o lead desejado.
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Clique no Pontuação do lead na coluna Lead Score.
O Histórico detalha as diferentes maneiras pelas quais o lead interagiu com o seu conteúdo. Os parâmetros disponíveis são os seguintes:
Parâmetros |
Descrição |
Nome e/ou Sobrenome informado |
O lead inseriu seu nome ou sobrenome em um formulário. O lead tem um nome e/ou um sobrenome e os respectivos campos no formulário não estão vazios. |
Cargo informado |
O lead inseriu seu cargo em um formulário. O lead tem um cargo específico e o campo de formulário correspondente não está vazio. |
E-mail fornecido |
O lead inseriu seu e-mail em um formulário. O lead tem um endereço de e-mail e o campo de formulário correspondente não está vazio. |
Formulários preenchidos |
O lead preencheu um formulário. |
Cliques em e-mails |
O lead clicou em um e-mail. |
Visualizações de mídia |
O lead visualizou itens do Centro de mídia com links rastreáveis. |
Interações em redes sociais |
O lead interagiu com uma publicação de rede social. Interações incluem cliques em links ou imagens na publicação, bem como a utilização das funcionalidades de interação de cada plataforma. |
Páginas visitadas |
O lead visitou landing pages ou blogs. |
Páginas de campanha visitadas |
O lead visitou qualquer página que esteja associada a uma campanha. Elas podem ser páginas de indicação, ou páginas com UTMs ou wildcards. |
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