Na SharpSpring, você pode criar chatbots que operam com base em ramificações específicas de lógica.
Esses ramos podem ser aprimorados com ações que fazem coisas específicas, tais como modificar a informações de um lead no seu sistema, ou mandar um e-mail para o lead.
As ações adicionados aos workflows do chatbot também coletam informações sobre leads, tornando-os potencialmente essenciais para a sua estratégia de marketing.
Este artigo detalha como adicionar e utilizar ações em workflows de chatbots.
Usuários com acesso:
- Administradores
- Gerentes de Empresa
- Gerentes de Marketing
- Gerentes de Vendas
Fazendo Perguntas
Você pode inserir uma pergunta após uma resposta. Isso ajuda a ramificar melhor um workflow, fornecendo opções adicionais ou um melhor afunilamento dos visitantes para respostas mais específicas.
Para inserir uma ação que faz uma pergunta, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Faça uma pergunta.
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Insira uma nova pergunta no editor de texto.
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Insira a saída desejada no campo Saída 1.
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Insira a saída desejada no campo Saída 2.
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Opcionalmente, clique em Adicionar outra saída para adicionar mais saídas à pergunta.
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Clique em OK.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Adicionando Respostas
As perguntas do chatbot exigem respostas. Tais respostas servem como respostas genéricas ou confirmações do que o visitante está perguntando.
Para adicionar uma ação de resposta, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação sob a resposta de chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Adicione uma resposta do chatbot.
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Selecione uma das opções de resposta disponíveis.
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Caso tenha selecionado Customizável, insira uma resposta no editor de texto.
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Clique em OK.
Importante: para as respostas customizáveis, uma mensagem de resposta é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Coletando Informações
As ações de coleta de informações dos leads fornece meios para selecionar os dados que você gostaria de coletar dos visitantes. Esta ação também cria o lead, no caso do lead ainda não existir. Além disso, e muito importantemente, esta ação não pergunta por informações anteriormente obtidas, a não ser que você tenha habilitado as opções de reconfirmação.
Para adicionar uma ação de coleta de informações de leads, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Coletar informações do lead.
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Clique nas caixas de Selecionar, próximo aos campos desejados do lead.
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Opcionalmente, clique nas caixas de seleção de Confirmar Novamente, próximo aos campos desejados do lead.
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Opcionalmente, insira um texto de pergunta customizada no campo Pergunta.
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Clique em OK.
Importante: as mensagens de resposta são obrigatórias para cada campo do lead. Você não poderá clicar em OK se um campo de texto estiver em branco.
Coletando Informações de Campos Personalizados de Leads
Você pode querer coletar informações do lead que pertencem a campos personalizados que você criou anteriormente. A ação de coleta de informações do lead pode coletar informações de campos personalizados.
Para adicionar uma ação de coleta de informações personalizadas do lead, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Coletar informações do lead.
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Clique em Campos Personalizados.
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Insira uma mensagem de exibição no campo de texto Exibir Mensagem.
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Selecione um campo personalizado do menu suspenso Título do Campo.
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Configure os parâmetros do campo personalizado, como for necessário.
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Clique em OK.
Os tipos de campos personalizados disponíveis para uso são os seguintes:
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Bit
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Booleano
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Grupo de caixas de seleção
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Suspensos
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Botões
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Inserção de texto
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URL
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o campo de texto estiver em branco.
Agendando Reuniões
Você pode adicionar ações que permitem os visitantes agendarem reuniões com usuários específicos.
Para adicionar uma ação de agendamento de reunião, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Agendar uma reunião.
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Insira uma mensagem para a reunião no editor de texto Exibir Mensagem.
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Selecione uma das seguintes opções:
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Um usuário atribuído, no menu suspenso Selecionar Link de Reunião do Usuário.
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Um link de reunião da equipe no menu suspenso Selecionar Link de Reunião da Equipe.
8. Insira a saída desejada no campo Saída 2.
9. Opcionalmente, caso você tenha selecionado um usuário atribuído, clique na caixa de seleção Quando disponível, atribuir ao link de reunião primário do proprietário do lead.
10. Clique em OK.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Enviando E-mails de Indicação
Você pode configurar uma ação para enviar um e-mail de indicação específico, em resposta ao visitante fazer uma pergunta ou solicitar os seus materiais.
Para adicionar uma ação para enviar e-mails de indicação, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Enviar e-mail.
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Insira uma mensagem de e-mail no editor de texto Exibir Mensagem.
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Selecione o e-mail desejado do menu suspenso Selecionar E-mail.
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Clique em OK.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Enviando Mídia
Você pode configurar uma ação para enviar um item específico do Centro de Mídia, em resposta ao visitante fazendo uma pergunta ou solicitando seus materiais.
Para adicionar uma ação para enviar itens do Centro de Mídia, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Enviar Mídia.
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Insira uma mensagem de exibição no editor de texto Mensagem de Exibição.
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Selecione o recurso do Centro de Mídia desejado, no menu suspenso Recurso do Centro de Mídia.
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Selecione um link rastreável no menu suspenso Link Rastreável.
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Clique em OK.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Fornecendo Links
Você pode configurar uma ação para enviar para usuários links direcionando a conteúdos hospedados fora da SharpSpring, em resposta ao visitante fazer uma pergunta ou solicitar os seus materiais.
Para adicionar uma ação para enviar URLs externos, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Forneça um Link.
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Insira uma mensagem de exibição no editor de texto Mensagem de Exibição.
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Insira o URL desejado no campo de texto URL do conteúdo.
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Clique em OK.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Chat em Tempo Real
Você pode configurar uma ação para levar os visitantes com perguntas a um canal de Chat em Tempo Real na sua instância do Slack.
Para adicionar uma ação para enviar URLs externos, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações do Chatbot.
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Clique em Habilitar Chat em Tempo Real.
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Insira o canal do Slack desejado no campo Canal do Slack.
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Insira uma mensagem de exibição no editor de texto Mensagem de Ocupado.
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Clique em OK.
Importante: tanto um canal do Slack quanto uma mensagem de exibição são obrigatórios. Você não poderá clicar em OK se estiverem em branco.
Enviando E-mails
Você pode configurar uma ação para enviar um e-mail específico, em resposta ao visitante fazer uma pergunta ou solicitar os seus materiais.
Para adicionar uma ação para enviar e-mails, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Enviar o e-mail.
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Insira o nome do e-mail desejado no campo Nome do E-mail.
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Clique em OK.
Notificando Usuários
Você pode notificar usuários específicos que um visitante interagiu com um chatbot.
Para adicionar uma ação que notifica usuários, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Enviar uma notificação ao usuário.
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Insira o nome do usuário desejado no campo Nome do Usuário.
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Opcionalmente, clique nas seguintes caixas de seleção:
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Quando disponível, enviar para o proprietário do lead.
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Enviar também mensagem de texto.
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Use notificação personalizada.
8. Caso tenha clicado na caixa de seleção Use notificação personalizada, insira a notificação personalizada desejada no campo Notificação Personalizada.
9. Clique em OK.
Notificando E-mails
Você pode configurar o workflow de chatbot para enviar automaticamente um e-mail para o usuário designado quando um visitante interage com um chatbot.
Para adicionar uma ação que envia e-mails de notificação, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Enviar uma notificação ao e-mail.
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Insira o endereço de e-mail desejado no campo Endereço de E-mail.
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Opcionalmente, clique nas seguintes caixas de seleção:
-
Quando disponível, enviar para o proprietário do lead.
-
Use notificação personalizada.
8. Caso tenha clicado na caixa de seleção Use notificação personalizada, insira a notificação personalizada desejada no campo Notificação Personalizada.
9. Clique em OK.
Informações de Postback
Você pode definir o workflow do chatbot para postar as informações do lead para uma plataforma externa, através do URL de postback da plataforma.
Para adicionar uma ação de postback em um workflow de chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Postar informações do lead.
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Insira o URL de postback desejado no campo Para esta URL.
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Clique em OK.
Adicionando a Listas
Os workflows de chatbot podem ser configurados para adicionar visitantes a listas específicas, com base nas escolhas que fazem.
Para adicionar uma ação que adiciona visitantes a listas, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Adicionar à lista.
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Insira o nome da lista desejada no campo Nome da Lista.
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Clique em OK.
Removendo de Listas
Os workflows de chatbot podem ser configurados para remover visitantes de listas específicas, com base nas escolhas que realizam.
Para adicionar uma ação que remove visitantes de listas, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Remover da lista.
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Insira o nome da lista desejada no campo Nome da Lista.
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Clique em OK.
Adicionando a Listas com Tags
Os workflows de chatbot podem ser configurados para adicionar visitantes a listas com tags específicas, com base nas escolhas que realizam.
Para adicionar uma ação que adiciona visitantes a listas com tags, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Adicionar a listas com a tag.
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Insira o nome da tag de lista desejada no campo Nome da Tag.
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Clique em OK.
Removendo de Listas com Tags
Os workflows de chatbot podem ser configurados para remover visitantes de listas com tags específicas, com base nas escolhas que realizam.
Para adicionar uma ação que remove visitantes de listas com tags, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Remover de listas com a tag.
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Insira o nome da tag de lista desejada no campo Nome da Tag.
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Clique em OK.
Atribuindo Campanhas
Os visitantes podem ser atribuídos a campanhas específicas.
Para adicionar uma ação de atribuição de campanha, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Atribuir contato à campanha.
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Insira o nome da campanha desejada no campo Nome da Campanha.
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Opcionalmente, clique na caixa de seleção Substituir campanha existente, caso exista alguma.
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Clique em OK.
Atribuindo Proprietários
Você pode atribuir a propriedade de contatos àqueles visitantes que interagirem com seus chatbots. A propriedade de contatos pode ser definida em resposta a como um visitante progride no workflow, onde a propriedade é configurada para um usuário caso o visitante responda de uma determinada maniera, e para outro, no caso do visitante responder de uma forma diferente.
Para adicionar uma ação de atribuição de proprietário a um contato, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Atribuir Proprietário de Contato.
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Insira o nome do proprietário de lead desejado no campo Nome do Proprietário.
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Opcionalmente, clique na caixa de seleção Sobrescrever proprietário existente.
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Clique em OK.
Alterando o Status
Você pode alterar o status de um visitante que interage com um chatbot.
Para adicionar uma ação que altera o status de contato, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Alterar status do contato.
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Selecione o status desejado no menu suspenso Novo Status.
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Clique em OK.
Alterando a Persona
Você pode atribuir ou alterar a persona de um visitante que interage com um chatbot.
Para adicionar uma ação para alterar personas, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Alterar persona do contato.
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Insira o nome da persona desejada no campo Nome da Persona.
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Clique em OK.
Alterando Campos do Contato
Você pode configurar o campo associado com um visitante que interage com um chatbot.
Para adicionar uma ação para alterar campos, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Alterar campo do contato.
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Insira o nome do campo desejado no campo Nome do Campo.
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Configure os parâmetros do campo, como for necessário.
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Clique em OK.
Aumentando a Contagem
Você pode associar um visitante que interagiu com um chatbot a um campo de contagem de números. O valor numérico de tal campo irá aumentar o tanto especificado.
Para adicionar um campo de aumento de contagem, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Aumentar o campo de contagem.
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Insira o nome do campo desejado no campo Nome do Campo.
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Insira a quantidade de aumento numérico no campo Por este valor.
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Clique em OK.
Diminuindo a Contagem
Você pode associar um visitante que interagiu com um chatbot a um campo de contagem de números. O valor numérico de tal campo irá diminuir o tanto especificado.
Para adicionar um campo de diminuição de contagem, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Diminuir o campo de contagem.
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Insira o nome do campo desejado no campo Nome do Campo.
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Insira a quantidade de aumento numérico no campo Por este valor.
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Clique em OK.
Removendo de Grupos de Ação
Você pode configurar um workflow de chatbot para remover um visitante de um grupo de ação de outra automação.
Para adicionar uma ação que remove visitantes de grupos de ação, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Remover de grupo de ação.
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Insira o nome do grupo de ação desejado no campo Nome do Grupo de Ação.
-
Opcionalmente, clique na caixa de seleção Impeça também que sejam adicionados novamente ao grupo de ação no futuro.
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Clique em OK.
Removendo de Workflows
Você pode configurar um workflow de chatbot para remover um visitante de outros workflows visuais ou de workflows de oportunidade.
Para adicionar uma ação que remove visitantes de outros workflows, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
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Clique em Remover do workflow visual.
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Insira o nome do workflow visual desejado no campo Nome do Workflow Visual.
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Clique em OK.
Criando Oportunidades
Oportunidades podem ser criadas como resultado de visitantes realizarem certas escolhas em seus workflows de chatbot.
Para adicionar uma ação de criação de oportunidade, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Ações de Automação.
-
Clique em Criar Oportunidade.
-
Insira o nome do proprietário de lead desejado no campo de texto Atribuir a.
-
Selecione uma das seguintes opções de Nome da Conta:
-
Para novas contas, gerar automaticamente o nome.
-
Use o seguinte prefixo e uma marca temporal.
8. Caso selecionar Use o seguinte prefixo e uma marca temporal, insira o prefixo desejado no campo de texto Exemplo.
9. Insira o pipeline desejado no campo de texto Pipeline.
10. Insira o estágio desejado no campo Estágio da Pipeline.
11. Selecione o status inicial de oportunidade no campo Status:
-
Negócio Ganho
-
Negócio Perdido
-
Aberto
-
Arquivado
12. Insira o valor monetário da oportunidade no campo Valor Total.
13. Insira um número para o tempo até que a oportunidade seja fechada no campo Número.
14. Selecione a data de fechamento no menu suspenso Dias.
15. Clique em OK.
Criando Tarefas de Venda
Tarefas de venda podem ser criadas em resposta de como os visitantes progridem no seu workflow de chatbot.
Para adicionar uma ação de criação de tarefa de venda, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
-
Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
-
Clique em Ações de Automação.
-
Clique em Criar Tarefa de Venda.
-
Selecione o tipo de tarefa desejado no menu suspenso Tipo de Tarefa:
-
Geral
-
E-mail
-
Telefone
-
Reunião
7. Selecione uma das seguintes opções de Prazo:
-
Dias após a tarefa ser atribuída
-
Horas e minutos após a tarefa ser atribuída
8. Insira um título para a tarefa no campo de texto Título.
9. Selecione o usuário para o qual atribuir a tarefa no menu suspenso Selecione uma pessoa a ser atribuída.
10. Opcionalmente, faça uma ou todas as seguintes opções:
-
Clique na caixa de seleção Fazer tarefas em atraso apenas durante o horário comercial.
-
Clique na caixa de seleção Quando disponível, atribuir ao proprietário do lead.
-
Insira notas de tarefa na seção Recomendações e notas.
-
Clique na caixa de seleção Enviar convite de calendário.
-
Insira o nome do E-mail Inteligente desejado na caixa de texto Selecione o(s) E-mail(s) Inteligente(s).
-
Clique na caixa de seleção Solicitar personalização de e-mail inteligente.
-
Insira o nome de um item do Centro de Mídia na caixa de texto Selecionar Recurso do Centro de Mídia.
-
Anexe um link rastreável ao item do Centro de Mídia no menu suspenso Selecionar Link Rastreável.
11. Clique em OK.
Enviando Notificações de Indicação
Você pode adicionar uma ação aos workflows de chatbot que envia uma notificação ao referenciador do visitante que interagiu com um chatbot.
Para adicionar uma ação de notificação de indicação, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
-
Clique em Ações de Automação.
-
Clique em Enviar uma notificação à pessoa que indicou.
-
Clique em OK.
Adicionando Grupos de Ação
Você pode adicionar grupos de ação no modo de apenas leitura em seus workflows. Isso permite que os seus workflows de chatbot engatilhem grupos de ação para disparo, desde que o usuário navegue um caminho lógico definido.
Para adicionar grupos de ação em um workflow de chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
-
Clique em + Adicionar Ação, sob a resposta do chatbot desejada.
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Clique em Grupos de Ação.
-
Selecione o grupo de ação desejado no menu suspenso Selecione um Grupo de Ação.
-
Clique em OK.
Editando Ações
Você pode editar ações o quanto for necessário.
Para editar ações em um workflow de chatbot, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
-
Localize a ação desejada.
-
Clique em Editar Ação.
-
Edite os parâmetros de ação o quanto for necessário.
-
Clique em OK.
Deletando Ações
Caso você não precise mais de uma certa ação no seu workflow de chatbot, você pode deletá-la.
Para deletar ações de um workflow de chatbot, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
-
Localize a ação desejada.
-
Clique em Deletar Ação.
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