Todo novo chatbot vem com um workflow pré-configurado. Esses workflows foram feitos para serem usados em quase todas as circunstâncias.
No entanto, você pode querer personalizar as diversas perguntas, respostas e métodos de captura de informações dos leads no workflow do seu chatbot.
Este artigo detalha como usar e modificar os workflows do chatbot.
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Entendendo a Lógica dos Workflows de Chatbot
Os chatbots são um serviço de comunicação automatizado. Eles permitem que os usuários procurem respostas sobre o seu conteúdo, e fornecem uma série de respostas e meios de coletar dados. Sempre que você cria um novo chatbot, a SharpSpring fornece um workflow padrão de chatbot. Esse workflow foi criado para ser um chatbot de uso geral que pode ser usado em quase todas as circunstâncias.
Conversas através de chatbots utilizam um caminho lógico específico. Um workflow de chatbot começa com uma mensagem de boas-vindas, progride para uma pergunta inicial, fornece respostas específicas, permite ao usuário responder, coleta todas as informações necessárias e, então, exibe uma mensagem que encerra a conversa. Esse caminho lógico emula bem uma comunicação de pessoa para pessoa.
Embora os chatbots possuam uma determinada capacidade de personalização disponível, a sua estrutura geral não pode ser alterada e poucas partes do workflow podem ser excluídas imediatamente. Essas limitações existem para impedir que os chatbots sofram quebras na lógica do workflow.
Modificando as Mensagens de Boas Vindas
A mensagem de boas vindas é o ponto inicial de todos os workflows de chatbots. Como o nome sugere, é a sua forma de saudação.
Para modificar o conteúdo de uma mensagem de boas vindas, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Editar Mensagem na ação Mensagem de Boas Vindas.
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Insira uma nova mensagem de boas vindas no editor de texto.
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Clique em OK.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK caso o editor de texto esteja em branco.
Importante: mensagens de boas vindas não podem ser deletadas.
Modificando Perguntas
Uma vez que o chatbot já tenha propriamente feito a sua saudação ao visitante do site, ele fará uma pergunta. O chatbot, por definição, pergunta no que pode estar ajudando o visitante.
Para modificar o conteúdo de uma questão, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Editar Mensagem na ação Faça uma Pergunta.
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Insira uma nova pergunta no editor de texto.
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Clique em OK.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK caso o editor de texto esteja em branco.
Importante: perguntas não podem ser deletadas.
Utilizando as Saídas
Assim que o chatbot fizer uma pergunta, serão exibidos um número de saídas. Estas saídas são respostas pré-definidas, e atuam como uma resposta de múltipla-escolha à pergunta. Todas as respostas são válidas, e cada uma se ramificará em um arranjo diferente de respostas e coletas de informações.
Você pode adicionar, modificar e deletar saídas para customizar melhor as respostas para uma pergunta e fornecer diferentes caminhos de continuar a conversa.
Adicionando Saídas
A lógica do chatbot consegue funcionar com pelo menos duas saídas. A SharpSpring fornece três saídas por definição.
Ao passo em que estas saídas pré-definidas abranjam diversas respostas genéricas, você pode querer adicionar mais. Adicionar mais saídas lhe permite fornecer mais possíveis respostas.
Para adicionar saídas em workflow de chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Editar Mensagem na ação Faça uma Pergunta.
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Clique em Inserir outra saída.
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Insira uma nova mensagem de saída no respectivo campo de Saída.
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Repita o quanto for necessário.
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Clique em OK.
Nota: as mensagens de saída podem conter somente texto.
Importante: os chatbots possuem um máximo de 20 saídas.
Modificando Saídas
Você pode modificar o conteúdo das suas saídas como for necessário.
Isso permite uma maior flexibilidade, já que você pode precisar atualizar ou alterar uma resposta que não tenha sido tão útil quanto você estava esperando.
Para modificar o conteúdo de uma saída, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Editar Mensagem na ação Saída do Chatbot.
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Insira uma nova mensagem de saída no campo de Saída desejado.
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Clique em OK.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Nota: as mensagens de saída podem conter somente texto.
Deletando Saídas
Você pode deletar saídas a qualquer momento. Esteja ciente de que deletar uma saída também faz deletar a resposta e as mensagens de finalização associadas.
Para deletar saídas em workflows de chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Crie ou abra um chatbot.
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Clique em Deletar Mensagem na ação Saída do Chatbot desejada.
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Clique em Remover.
Importante: por mais que se possa deletar saídas, um mínimo de duas saídas é exigido para que o chatbot funcione.
Modificando Respostas
Após um visitante do site selecionar uma saída, o chatbot responderá com uma mensagem de confirmação. A SharpSpring fornece uma seleção de respostas pré-definidas. Você também pode criar as suas.
Respostas Padrão
Existem algumas palavras padrão e termos disponíveis para uso com respostas. Essas respostas excluem a resposta personalizada.
Para adicionar uma resposta padrão em um workflow de chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Crie ou abra um chatbot.
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Clique em Editar Mensagem na ação Resposta do Chatbot.
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Selecione uma ou mais respostas padrão das opções de Respostas.
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Clique em OK.
Nota: selecionar múltiplas respostas resultará em uma resposta ser utilizada aleatóriamente.
Importante: respostas não podem ser deletadas sozinhas. O ramo inteiro de saída deve ser deletado.
Respostas Personalizadas
Caso as respostas padrão não atendam as suas necessidades, você pode criar as suas próprias respostas personalizadas.
Para adicionar respostas personalizadas em um workflow de chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Editar Mensagem na ação Resposta do Chatbot.
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Selecione a opção Customizável.
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Insira uma nova mensagem de resposta no editor de texto.
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Clique em OK.
Importante: respostas não podem ser deletadas sozinhas. O ramo inteiro de saída deve ser deletado.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Configurando Ações
As ações seguem uma resposta do chatbot. Elas são o coração do workflow de um chatbot. São a maneira pela qual você fornece informações, coleta dados de visita, e facilita interações humanas com um visitante. Enquanto os chatbots ainda funcionam sem ações, a maioria de seus ramos de lógica precisarão de ações para ajudar um visitante a resolver os seus problemas.
Para adicionar ações em um workflow de chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Configurar Ações, sob a ação Saída do Chatbot desejada.
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Configure os parâmetros de ação como necessário.
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Clique em OK.
Para maiores informações acerca das ações disponíveis, incluindo como configurar os seus parâmetros, confira os seguintes artigos de suporte:
Importante: as ações somente podem ser adicionadas para saídas criadas. As duas saídas pré-definidas não podem ter ações adicionadas a elas.
Modificando as Mensagens de Finalização
Assim que o workflow de chatbot tiver recebido entradas e informações de uma ação, uma mensagem de finalização será exibida.
Para modificar o conteúdo de uma mensagem de finalização, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Editar Mensagem na ação Mensagem de Finalização.
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Insira uma nova mensagem de finalização no editor de texto.
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Clique em OK.
Normalmente, essas mensagens de finalização significam que a conversa alcançou o seu fim, e que o visitante não precisa mais de ajuda. No entanto, os visitantes podem selecionar para reiniciar o workflow desde o começo. Ao atingir o fim do workflow, os visitantes podem selecionar uma das seguintes opções de conversa:
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Sim, para reiniciar a conversa.
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Não, para finalizar a conversa.
Importante: uma mensagem de exibição é obrigatória. Você não poderá clicar em OK se o editor de texto estiver em branco.
Importante: as mensagens de finalização não podem ser deletadas.
Ativando os Chatbots
Assim que você terminar de criar e modificar o workflow do seu chatbot, você precisará ativá-lo.
Para ativar o chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique no botão de Atividade.
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Clique em Ativado.
Os chatbots definidos para Ativo ficarão presentes no seu site e começarão a interagir com os visitantes.
Os chatbots definidos para Inativo não ficarão presentes no seu site e não aparecerão.
Importante: você deve habilitar o código de rastreamento no seu site para ativar o seu chatbot.
Pré-Visualizando as Mensagens do Chatbot
Você pode clicar em uma ação do chatbot para pré-visualizar como a mensagem será exibida na janela principal do chatbot. Isso lhe permite visualizar como o texto da mensagem está formatado.
Para pré-visualizar as mensagens do chatbot, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique no texto de ação do chatbot.
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Clique fora da janela de pré-visualização.
Utilizando o Editor de Texto
O Editor de Texto é como você faz para customizar a mensagem exibida para cada ação do chatbot no workflow. Trata-se de um editor com uma visão fiel de como o texto será exibido, e foi bem simplificado, a fim de evitar possíveis problemas de formatação.
Para inserir mensagens no Editor de Texto, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Editar Mensagem na ação desejada.
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Localize o campo de texto Exibir Mensagem.
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Insira o conteúdo de mensagem como desejar.
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Clique em OK.
O Editor de Texto possui as seguintes funções disponíveis:
Utilizando as Variáveis Merge
Na SharpSpring, uma variável merge é um valor de placeholder que representa um valor de campo de um contato específico. Quando um e-mail é enviado para um lead, a variável merge é dinamicamente inserida com o valor do campo do seu registro de contato, a fim de adicionar uma camada extra de personalização na comunicação.
Para adicionar variáveis merge em uma mensagem, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Chatbots.
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Clique em Editar Mensagem na ação desejada.
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Localize o campo de texto Exibir Mensagem.
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Insira o conteúdo de mensagem como desejar.
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Posicione o cursor no campo de texto aonde a variável merge será inserida.
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Selecione a variável merge desejada no menu suspenso Inserir variável de mesclagem.
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Clique em OK.
As variáveis merge disponíveis são as seguintes:
Nota: a variável de Reserva é o texto que será exibido no caso do critério da variável merge não ser atendido.
Sobre as Entradas do Usuário e Conversas
Quando um visitante de site não alcança o fim do seu workflow e abandona a conversa, as informações do lead serão atualizadas com o evento de conversa, uma hora após do abandono da conversa. Caso não haja nenhuma informação do lead disponível, ou caso as informações do lead não puderem ser atualizadas, a SharpSpring então armazenará as informações coletadas.
Os visitantes possuem a opção de reiniciar as conversas de chatbot a qualquer momento. Quando um visitante não chega até o fim do seu workflow e reinicia a conversa, a informação do evento da conversa é coletado e fará parte das informações da Vida do Lead do visitante. No entanto, quando um usuário já inseriu informações e escolhe reiniciar a conversa, a SharpSpring não coletará tais informações novamente, a não ser que o chatbot possua a reconfirmação habilitada.
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