Personas são representações fictícias de seus grupos de clientes, criadas para produzir taxas de conversão mais elevadas através da personalização de mensagens.
Este artigo fornece uma visão geral do processo de criação de personas.
Usuários com acesso:
-
Administradores
-
Gerentes da empresa
-
Gerentes de marketing
Sobre as Personas
As personas podem ter variados usos, como para criar conteúdos dinâmicos em e-mails e landing pages e para definir regras na criação de listas, para envios de e-mails específicos.
Ainda, podem ser usadas para planejar suas comunicações com seus leads durante o ciclo de vendas, permitindo que você segmente seus clientes e leads com base em interesses e comportamento.
Elas são a combinação de informações e atributos exclusivos para um público específico. Cada persona na SharpSpring é feita através de cards de persona, gráficos e widgets.
Cards de Personas
Os cards de persona contem informações e representações básicas sobre as personas de maneira resumida. Eles possuem as seguintes informações:
Informação |
Descrição |
Nome da persona |
Um nome fictício dado a uma persona. Esse nome aparecerá no perfil do lead. |
Cargo da persona |
O cargo da persona. |
Resposta da persona |
Ao utilizar personas em formulários, esse é o valor que aparecerá no menu suspenso do formulário. |
Avatar |
A foto de perfil que representa a persona. As imagens disponíveis vêm pré-carregadas |
Bio |
Um breve resumo do tipo de indivíduos que a persona se identifica. |
Gráficos de uso
Os gráficos de uso da Persona mostram as seguintes informações:
Informação |
Descrição |
Totais |
O número total de leads e contatos adicionados à persona nos |
Perímetro Interno |
O perímetro interno tem uma seção para cada persona ativa. |
Perímetro Externo |
O perímetro externo mostra a distribuição de leads e contatos |
Widgets personalizados
Widgets são blocos pré-construídos de texto, gráficos e imagens. Esses permitem customizar todas as informações dentro de uma persona. A SharpSpring possui vários tipos de widgets de personas:
Informação |
Descrição |
Demográficos |
Informações complementares para a persona. Apenas campos de entrada de texto. |
Seções |
Destina-se a capturar informações exclusivas para o seu negócio. Escolha |
Histórias personalizadas |
Campos de área de texto usados para capturar qualquer informação adicional. |
Atribuições de Persona
Os leads ou contatos podem ser atribuídos a uma pessoa de três maneiras:
Informação |
Descrição |
Auto-identificação de formulário |
Todo formulário da SharpSpring tem a opção de adicionar o campo de persona. Quando os leads preencher o formulário, será solicitado para se identificarem com uma persona neste campo. |
Ação de Atribuição de workflow |
A edição de lead de alteração da persona do lead pode ser usado como uma ação de workflow |
Atribuição Manual |
Cada registro de lead possui uma seção em seu perfil que exibe o status do lead, a persona e a pontuação do lead. Os usuários podem atribuir |
Template de Personas
As personas são criadas a partir de um template. Os templates, por sua vez, são compostos de widgets - que determinam tipos de dados estarão presentes, assim como a forma através da qual serão exibidos -, e, por conseguinte, a aparência geral do template. O template precisa ser devidamente configurado para que suas personas possam ser criadas.
Para configurar ou editar um template, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Personas.
-
Clique em Opções (ícone de engrenagem) > Editar Templates.
-
Passe o mouse sobre um widget.
-
Clique no ícone de lápis para Editar.
-
Modifique o conteúdo do widget daquela seção, conforme necessário.
-
Clique em Salvar Alterações.
-
Opcionalmente, clique em Adicionar seção para incluir widgets.
-
Opcionalmente, clique no ícone de lixeira para excluir widgets.
Importante: as alterações feitas em campos no template serão refletidas em todas as personas. Em outras palavras, novos campos e widgets serão incluídos com valores padrão.
Detalhamento dos Widgets
Os Widgets são blocos pré-construídos de texto, gráficos e imagens. Como tal, permitem customizar todas as informações dentro de uma persona.
Os templates de persona possuem muitos widgets disponíveis. Os templates permitem que você configure as seguintes informações de persona:
Crie Personas
Depois que o template de persona estiver configurado, é possível iniciar a criação das personas. Para criar uma persona, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Personas.
-
Clique em Opções > Nova Persona.
-
Insira informações nos seguintes campos: Nome da Persona, Cargo da Persona e Resposta da Persona.
-
Clique em Criar Persona.
-
Clique no ícone de lápis, acima dos widgets de seção, para Editar informações.
-
Insira as informações aplicáveis ou configure os parâmetros necessários no widget.
-
Clique em Salvar Alterações.
-
Repita conforme necessário, para preencher as informações em cada widget.
Nota: é possível editar a Questão da Persona aqui. No entanto, as alterações feitas nesse campo alteram o valor do campo para todas os personas.
Consulte os seguintes artigos para obter mais informações sobre o uso de personas criadas:
Configure as Personas
Você pode definir personas para contatos por meio de seus registros individuais.
Para definir personas por meio do registro de contato, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Personas.
-
Clique no nome do contato desejado.
-
Clique na aba Visão geral.
-
Clique no menu suspenso Perfil de marketing.
-
Selecione a persona desejada.
-
Clique OK.
Delete as Personas
Você pode excluir personas de que não precisa mais. Para isso, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Personas.
-
Localize a persona desejada.
-
Clique no ícone de lixeira acima da persona.
-
Digite CONFIRMAR na caixa de texto.
-
Clique em Remover.
Ao excluir todas as personas, a funcionalidade persona ficará oculta dentro da plataforma. Isso significa que você não verá Personas na parte de conteúdo dinâmico, automação e afins.
Perguntas frequentes:
P: Quantas personas posso criar?
R: Não há limites para o número de personas que podem ser criadas.
P: Posso construir uma lista dinâmica baseada em personas?
R: Sim. A atribuição de persona está disponível como gatilho e filtro na automação.
P: O que um lead vê em um formulário SharpSpring se a seleção de persona já foi atribuída?
R: A Resposta da Persona atribuída ao lead será preenchida automaticamente no campo.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.