A SharpSpring permite a importação de diversos contatos de uma só vez, importando um arquivo de valor separado por vírgula (.CSV) através da Ferramenta de Importação.
Este artigo fornece informações sobre essa funcionalidade.
Usuários com acesso:
-
Administradores
-
Gerentes da Empresa
-
Gerentes de Marketing
-
Gerentes de Vendas
Sobre a Migração de CRM
Este artigo detalha os métodos e as funcionalidades envolvidas na importação de contatos, sem entrar em detalhes na migração de contas. Se você precisa migrar contas, oportunidades, campanhas ou notas, a partir de outras plataformas de CRM, consulte os seguintes artigos:
Preparar dos arquivos .CSV para importação
A Ferramenta de Importação usa informações de arquivos .CSV e cria listas de contatos a partir dessas informações. Esses tipos de arquivos possuem apenas dados alfanuméricos, apresentados em formato de tabela.
Todo arquivo .CSV que você importar deve possuir uma estrutura similar à seguinte:
Nome |
Sobrenome |
|
Is Unsubscribed |
Galileu |
Galileu |
0 |
|
Edwin |
Hubble |
0 |
|
Hiparco |
|
1 |
Ao importar arquivos .CSV, tenha em mente que:
-
Linhas de cabeçalho são obrigatórias. Linhas de cabeçalho são necessárias para o mapeamento de campos na SharpSpring.
-
O campo E-mail são obrigatórios. A Ferramenta de Importação exige que o seu arquivo .CSV possua uma coluna mapeada para o campo de e-mail. Ainda que o contato não possua um endereço de e-mail, a coluna precisa estar presente no arquivo de importação.
-
O campo "Is Unsubscribed" é obrigatório. Para a SharpSpring importar com sucesso o arquivo .CSV, o arquivo deve conter uma coluna cujo cabeçalho seja Is Unsubscribed. O campo Is Unsubscribed deve ser um campo booleano, no qual o 0 se refere ao lead que aceitou expressamente comunicação e o 1 se referem aos leads que não aceitaram.
-
Use primeiro nome e sobrenome. Sugerimos utilizar nome e sobrenome em colunas separadas.
-
Os valores devem corresponder. Ao importar valores de campos personalizados, garanta que eles estejam formatados no mesmo formato do campo. Exemplo: valores de "picklist" e de "caixa de seleção" diferenciam letras maiúsculas e minúsculas.
-
Ao importar dados com campos de picklist e caixa de seleção, os campos devem estar presentes na importação do arquivo. Certifique-se de que os campos de picklist ou caixa de seleção estejam presentes em seu arquivo antes de importar. Caso contrário, os dados podem não ser importados corretamente.
-
Ao importar o campo personalizado de caixa de seleção, os dados não podem ter espaços entre os valores e devem ser separados por vírgulas. Um exemplo disso seria valor1,valor2,valor3.
Para saber como estruturar arquivos .CSV e quais informações eles devem possuir, consulte os seguintes artigos:
Importando Contatos via arquivos .CSV
Você pode importar os arquivos em .CSV sempre que necessário. Para isso, faça o seguinte:
-
No arquivo, adicione uma coluna chamada Email.
-
No arquivo, adicione uma coluna chamada Is Unsubscribed.
-
Insira as informações no arquivo .CSV, de acordo com a sua necessidade.
-
Salve o arquivo .CSV.
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Importar.
-
Ao fim da página, clique em Escolher um arquivo.
-
Escolha o arquivo .CSV desejado.
-
No menu suspenso Selecione o delimitador, escolha Virgula (,).
-
No menu suspenso Selecionar formato de data, escolha o formato de data apropriado.
-
No menu suspenso Selecionar formato de hora, escolha o formato de hora apropriado.
-
Clique em Carregar arquivo CSV
Importante: a Ferramenta de Importação é somente para informações de contatos e leads. As importações não disparam algumas funcionalidades, tais como listas dinâmicas.
Configurações de Importação
Após o arquivo .CSV ser importado, a lista de contatos dele precisa ser configurada. Isso vai determinar em qual lista os contatos devem ficar, quem será o proprietário deles e qual o seu status. Para configurar uma lista importada, faça o seguinte:
-
Na página Importar Contatos, sob Configurações de Lista selecione Nova Lista ou Use lista existente.
-
Dependendo do tipo de lista, siga um destes procedimentos na caixa de texto:
-
Novas listas: digite um nome para a lista
-
Lista existente: insira o nome da lista para a qual você quer importar os contatos.
-
-
No menu Como devemos tratar os contatos duplicados?, selecione uma das seguintes opções:
-
Não atualizar: campos e informações duplicadas não são atualizados.
-
Atualizar apenas novo: adiciona informações de uma nova coluna
-
Atualizar novas ou existentes: atualiza todos os campos e informações registradas.
-
-
No menu Importe Novos leads na lista como..., selecione uma das seguintes opções:
-
Leads abertos
-
Leads não qualificados
-
Leads qualificados
-
Contatos
-
Clientes
-
-
Opcionalmente, em caso de atualização de informações (para contatos duplicados), selecione se você quer Reescrever status de lead existente.
-
Opcionalmente, selecione Atribuir leads a uma campanha para selecionar uma campanha à qual os leads serão atribuídos.
-
Opcionalmente, selecione Atribuir leads a um usuário particular para selecionar um proprietário para os leads.
Mapeando Campos
Após as configurações de importação serem definidas, você precisa mapear o conteúdo de sua planilha para os campos da SharpSpring.
Para mapear os contatos ao importar o arquivo .CSV, faça o seguinte:
-
Na seção Mapeamentos, clique em um dos campos de texto da coluna Campos.
-
Selecione o nome do campo para o qual o mapeamento será realizado.
-
Opcionalmente, clique em Crie um Campo Personalizado, para importar a coluna como campo personalizado.
-
Repita os passos anteriores, conforme necessário.
-
Clique em Importar.
-
No pop-up que aparece, digite Confirmar.
-
Clique na caixa de seleção: Confirmo que meus contatos não inscritos estão mapeados corretamente e que esta lista não foi comprada.
-
Clique em Importar.
Ao importar arquivos .CSV, a SharpSpring tenta mapear automaticamente alguns campos (First Name, Last Name e Email). No entanto, essa opção nem sempre é possível. De qualquer maneira, você sempre pode remapear todos os campos, caso o mapeamento automático não esteja de acordo.
Uma vez importados os contatos, a lista irá aparecer no histórico de importação.
Importante: use os campos da SharpSpring já presentes no sistema, quando possível, ao invés de duplicar os campos. Ao importar e mapear campos personalizados com o mesmo nome de campos de sistema, os campos de sistema ficarão invisíveis e não poderão ser usados pela plataforma. Para restaurar os campos de sistema, entre em contato com Suporte da SharpSpring.
Reputação de Remetente: avaliando listas importadas
Quando você importa uma lista nova, a SharpSpring avalia a qualidade geral da lista baseado em uma série de fatores - incluindo uma avaliação realizada por um serviço de terceiros. Caso 45% ou mais dos contatos presentes na lista possuam endereço de e-mail inválido, tóxico ou comprado, a SharpSpring não permite que a importação continue.
A SharpSpring determinou que tais listas entram no 2,5% mais baixo de qualidade, e possuem uma grande chance de rebaixar o seu status de remetente (caso envios de e-mails sejam realizados). Essa medida serve para garantir a saúde de longo prazo e a capacidade da plataforma de proteger a reputação de remetentes de seus usuários.
No raro evento de uma lista ser rejeitada devido à baixa qualidade, a Equipe de Compliance da SharpSpring será notificada. Nesse caso, entre em contato com policy@sharpspring.com para maiores esclarecimentos.
Para mais informações sobre avaliação de contatos importados ou criados, ou até mesmo rejeição de listas, consulte o artigo Usando Ferramentas de Engajamento de E-mail.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.