As migrações de CRM exigem um bom preparo dos dados para garantir o sucesso do processo. É fundamental que os dados que serão importados estejam no formato apropriado para que a migração seja realizada de maneira eficaz e sem atrasos.
Uma formatação mal feita pode gerar falha na importação e/ou dados conflitantes, exigindo retrabalho para corrigir os problemas. Esse trabalho é de responsabilidade do cliente e pode ser bastante demorado.
A Ferramenta de Migração de CRM da SharpSpring funciona com base em um processo "passo a passo" para realizar a importação de cada uma das cinco áreas possíveis. Isso garante que você adicione os dados corretamente na plataforma, mantendo os relacionamentos de dados corretos.
Este artigo detalha como usar a ferramenta de Migração de CRM.
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Preparação para Migrar
A Ferramenta de Migração de CRM possui padrões de integridade de dados bastante estritos, que pode prevenir a importação de dados incompletos. Certifique-se de fazer o upload de todos os leads, contas, oportunidades e afins.
Importante: Antes de iniciar o processo de migração, leia este artigo e, também, o artigo Sobre as Ferramentas de Migração de CRM. Assim, você garante que tudo ocorra de maneira mais eficiente e evita potenciais percalços.
Para preparar o processo de migração de CRM, siga os próximos passos:
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Prepare os arquivos .CSV necessários para a migração.
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Importar.
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Na página Importar Contatos, clique em ferramenta de migração CRM.
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Clique em cada uma das seguintes seções para completar o processo de migração:
• Introdução
• Contas
• Contatos
• Oportunidades
• Campanhas
• Notas
Antes de subir arquivos na Ferramenta de Migração, certifique-se de que os arquivos .CSV possuem os relacionamentos devidamente mapeados.
Se uma oportunidade ou outro tipo de registro é mapeado para um lead ou contato que não existe na SharpSpring, o registro não será importado.
Notas:
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Clique em Omitir seção para pular as seções opcionais que não serão necessárias no seu processo de migração de CRM.
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Clique em Resetar seção para limpar os mapeamentos e subir um novo arquivo .CSV para uma seção.
Processo de Migração: Introdução
Para atender aos requisitos da seção de Introdução, faça o seguinte
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Leia com atenção todas as informações e instruções listadas.
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Para migrações Salesforce, selecione a opção Esta é uma migração do Salesforce?
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No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Após ler todas as informações e instruções, clique em Seção completa.
Processo de Migração: Contas
Para atender aos requisitos da seção Contas, faça o seguinte:
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Garanta que o seu .CSV de Contas possua os seguintes campos:
• Nome da Conta
• ID CRM da Conta -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Selecione o seu arquivo .CSV de Contas.
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Nas caixas de texto, selecione os campos que você deseja mapear.
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Repita conforme necessário para o correto mapeamento de todos os campos relevantes.
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Clique em Seção completa.
Nota: você pode também marcar a opção Criar um campo personalizado para importar a coluna diretamente a um campo personalizado.
Processo de Migração: Contatos
Para atender aos requisitos da seção Contatos, faça o seguinte:
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Certifique-se de que o seu arquivo .CSV de Contatos possui os seguintes campos:
• Nome da conta / ID CRM da conta
• ID CRM do Contato
• Endereço de e-mail
• Nome
• Sobrenome
• Is Unsubscribed -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Selecione o seu arquivo .CSV de Contatos.
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Na seção Como devemos lidar com duplicatas?, selecione a opção mais adequada para o seu caso.
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Nas caixas de texto de campos, selecione os campos que você deseja mapear.
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Repita conforme necessário para todos os campos aplicáveis.
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Clique em Seção completa.
As Contas referenciadas no .CSV de Contatos já devem existir na SharpSpring ou no .CSV de Contas configurado no passo anterior.
Notas:
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Você pode também marcar a opção Crie um campo personalizado para importar a coluna diretamente a um campo personalizado.
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Ao sincronizar com a Salesforce, mapeie apenas os campos que vão guardar informações em seus contatos. Não é necessário mapear todos os campos personalizados existentes em seu arquivo .CSV.
Processo de Migração: Oportunidades
Para atender aos requisitos da seção Oportunidades, faça o seguinte:
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Certifique-se de que o seu arquivo .CSV de Oportunidades possui os seguintes campos:
• Nome da conta / ID CRM da Conta
• Montante
• Data de fechamento
• Fechado
• ID CRM da oportunidade
• Nome da oportunidade
• Endereço de e-mail do proprietário
• Endereço de e-mail do contato principal / ID CRM do Contato
• Probabilidade
• Nome da etapa
• Ganho -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Selecione o seu arquivo .CSV de Oportunidades.
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Na seção Proprietário Padrão, selecione quem será o proprietário das oportunidades que não tiverem proprietário definido.
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Nas caixas de texto de campos, selecione os campos que você deseja mapear.
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Repita conforme necessário para todos os campos aplicáveis.
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Clique em Seção completa.
Notas:
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Todos os campos obrigatórios devem possuir um valor — ou seja, não podem estar em branco. Esteja ciente de que os campos personalizados que você definir como obrigatórios deverão estar presentes no seu arquivo .CSV.
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o campo Data de fechamento (Close Date) é um campo do tipo Data/Hora (DateTime) que contém data e hora nos seguintes formatos:
• Data: 01/20/2022
• Hora: 12:30:00 PM -
Os valores dos campos Fechado e Ganho podem ser 1 (True) ou 0 (False).
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Não inclua os seguintes caracteres, caso contrário haverá erro na importação:
• Vírgulas (,) em campos de valor monetário.
• Símbolos monetários ($, R$, etc.) em campos de montante.
• Percentuais (%) em campos de probabilidades. -
você pode também marcar a opção Crie um campo personalizado para importar a coluna diretamente como um campo personalizado.
Algumas Considerações Especiais
Ao realizar a importação, esteja ciente do seguinte:
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O sistema irá checar em sua instância estágios de Pipeline com o mesmo nome citado na planilha. Caso não exista, o estágio será criado.
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Se você estiver importando estágios para diferentes pipelines, você deve criar os pipelines previamente na SharpSpring. Isso vai garantir que os estágios sejam adicionados aos pipelines corretos.
Processo de Migração: Campanhas
As Campanhas também podem ser importadas para a SharpSpring, sendo relacionadas aos Contatos e às Oportunidades aos quais estão relacionadas. Este processo, contudo, é um pouco mais complexo e exige três arquivos .CSV diferentes: Campanhas, Campanhas e Contatos e Campanhas e Oportunidades.
Para iniciar o procedimento de importação de Campanhas, faça o seguinte:
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Certifique-se de que o seu arquivo .CSV de Campanhas possua os seguintes campos:
• ID CRM da Campanha
• Nome da Campanha -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Selecione o seu arquivo .CSV de Campanhas.
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Nas caixas de texto de campos, selecione os campos que você deseja mapear.
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Repita conforme necessário para todos os campos aplicáveis.
Processo de Migração: Campanhas e Contatos
Uma vez escolhido o arquivo de Campanhas, faça o seguinte:
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Certifique-se de que o seu arquivo .CSV de Campanhas e Contatos possua os seguintes campos:
• ID CRM da Campanha
• ID CRM do Contato
• Primeira Data de Associação do Membro -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Nas caixas de texto de campos, selecione os campos que você deseja mapear.
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Repita conforme necessário para todos os campos aplicáveis.
Importante: ainda que o ID CRM da Campanha e o ID CRM do Contato possam ser os mesmos em diferentes colunas do arquivo .CSV, a migração não irá funcionar se o mesmo ID CRM repete-se em uma mesma coluna do arquivo .CSV.
Processo de Migração: Campanhas e Oportunidades
Uma vez escolhidos os arquivos de Campanhas e de Campanhas e Contatos, faça o seguinte:
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Certifique-se de que o arquivo .CSV de Campanhas e Oportunidades possui os seguintes campos:
• ID CRM da Campanha
• ID CRM da Oportunidade -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Selecione o seu arquivo .CSV de Campanhas e Oportunidades.
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Nas caixas de texto de campos, selecione os campos que você deseja mapear.
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Repita conforme necessário para todos os campos aplicáveis.
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Clique em Seção completa.
Processo de Migração: Notas
A ultima etapa do processo de migração é opcional. Se você não quiser importar notas, clique em Ignorar seção e importar.
Para iniciar o processo de importação de Notas, faça o seguinte:
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Certifique-se de que seu .CSV de Contas possui os seguintes campos:
• ID CRM da Conta
• Data de criação
• Nota
• Endereço de E-mail do Proprietário -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
-
No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
-
No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Selecione o seu arquivo .CSV de Contas.
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Na seção Proprietário Padrão, selecione quem será o proprietário dos leads que não tiverem proprietário definido.
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Nas caixas de texto de campos, selecione os campos que você deseja mapear.
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Repita conforme necessário para todos os campos aplicáveis.
Nota: o campo Data de criação (Create Date) possui os seguintes formatos:
• Data: 01/20/2022
• Hora: 12:30:00 PM
Observação: duas notas da mesma oportunidade ou conta não podem ter a mesma data e hora. Isso irá gerar um conflito e somente a última nota será importada.
Processo de Migração: Notas e Oportunidades
Uma vez escolhido o arquivo Notas de Contas, faça o seguinte:
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Certifique-se de que o seu arquivo .CSV de Oportunidades possui os seguintes campos:
• Data de criação
• Nota
• ID CRM da Oportunidade
• Endereço de E-mail do Proprietário -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Selecione o seu arquivo .CSV de Oportunidades.
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Na seção Proprietário Padrão, selecione quem será o proprietário dos leads que não tiverem proprietário definido.
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Nas caixas de texto de campos, selecione os campos que você deseja mapear.
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Repita conforme necessário para todos os campos aplicáveis.
Nota: o campo Data de criação (Create Date) possui os seguintes formatos:
• Data: 01/20/2022
• Hora: 12:30:00 PM
Processo de Migração: Notas e Contatos
Uma vez que os arquivos de Notas de Contas e de Notas de Oportunidades tenham sido escolhidos, faça o seguinte:
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Certifique-se de que o seu arquivo .CSV de Contatos possui os seguintes campos:
• ID CRM do Contato
• Data de criação
• Descrição da Nota
• Endereço de E-mail do Proprietário -
No respectivo menu suspenso, selecione o delimitador do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de data do arquivo .CSV.
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No respectivo menu suspenso, selecione o formato de hora do arquivo .CSV.
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Clique em Escolher um arquivo.
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Selecione o seu arquivo .CSV de Contatos.
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Na seção Proprietário Padrão, selecione quem será o proprietário dos leads que não tiverem proprietário definido.
-
Nas caixas de texto de campos, selecione os campos que você deseja mapear.
-
Repita conforme necessário para todos os campos aplicáveis.
-
Clique em Importar.
Nota: o campo Data de criação (Create Date) possui os seguintes formatos:
• Data: 01/20/2022
• Hora: 12:30:00 PM
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