Devido à natureza da plataforma, a SharpSpring consegue fornecer diferentes maneiras de medir o engajamento de um destinatário. De fato, a SharpSpring fornece mais informações sobre o engajamento dos destinatários do que um provedor de serviços de e-mail padrão poderia oferecer. Este artigo detalha as diversas ferramentas de engajamento disponíveis na plataforma SharpSpring.
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Mantenha o Engajamento
Os provedores de serviços de Internet (ISPs) estão confiando cada vez mais no engajamento como uma métrica para decidir se devem ou não entregar mensagens à caixa de entrada. Atualmente, não basta fundamentar sua estratégia de e-mail marketing no envio de um grande volume de e-mails para um público genérico, na esperança de simplesmente evitar a caixa de spam. Em vez disso, os profissionais de marketing precisam focar em enviar mensagens valiosas para um público que tenha, com o passar do tempo, engajado com seu conteúdo. Ao determinar o engajamento, considere se seu público está abrindo suas mensagens ou clicando em seus calls-to-action. O engajamento é medido por fatores como taxas de abertura, taxas de cliques e visitas ao seu site.
A SharpSpring fornece uma pontuação de engajamento de contato que indica se os contatos estão engajados, ou possuem baixo engajamento, ou se não estão engajados. Ainda, fornece várias maneiras para que seus contatos se engajem com você e continuem a receber seus e-mails. Isso é importante, pois você aumentará suas chances de enviar direto para a caixa de entrada quando envia apenas para destinatários envolvidos.
As ferramentas de engajamento da SharpSpring garantem que você tenha a oportunidade de enviar e-mails para qualquer contato que esteja engajando com você por e-mail. Essas ferramentas incluem preenchimentos de formulário, caixas de entrada sincronizadas com o IMAP, links do Centro de Mídia e visitas a site rastreado. Ao evitar o envio para destinatários não engajados, a SharpSpring ajuda a proteger a reputação do seu domínio e garante que os destinatários engajados continuem recebendo seu conteúdo.
Como Utilizar a Reconfirmação
O envio para destinatários não engajados coloca em risco a reputação de seu domínio e afeta sua capacidade de alcançar a caixa de entrada de maneira consistente, até mesmo para os destinatários engajados. Tenha em mente que enviar apenas para destinatários engajados é uma prática de grande benefício para você. Para ajudar nisso, a SharpSpring fornece uma série de ferramentas para verificar como os seus leads estão se engajando com você. Essas ferramentas não apenas garantem a qualidade da reputação do seu domínio, mas também aprimoram as aberturas e cliques gerais.
Por exemplo, reconfirmar uma lista - isto é, perguntar a um grupo de contatos se eles desejam continuar recebendo seus e-mails -, é uma maneira rápida e fácil de garantir que sua lista seja composta de leads ativos e válidos. Com as recentes atualizações de privacidade e consentimento como resultado do GDPR, é essencial que você controle se seus leads concordam em receber seus e-mails. Se você não souber ou não tiver esses dados coletados, é importante reconfirmar uma lista para seus futuros envios de marketing.
Pontuação Inicial de Engajamento
Após a sua criação, cada contato recebe uma pontuação inicial de engajamento. O valor da pontuação depende da maneira como o contato foi criado no sistema. A pontuação inicial de engajamento para cada método de criação de contato é a seguinte:
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16 pontos quando o contato é criado por meio de uma submissão de formulário
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9 pontos quando o contato é criado manualmente no Gerenciador de Contatos
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Um máximo de 9 pontos quando o contato é importado via lista ou conexão API
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9 pontos quando o contato é criado por meio de uma sincronização ou migração de CRM
Os contatos criados por meio da importação de uma lista usando a ferramenta de importação de lista serão pontuados com base na qualidade geral da lista e na qualidade do endereço de e-mail individual.
A pontuação de engajamento de um contato pode ser visualizada na seção Histórico de E-mails da aba Subscrições, do Gerenciador de Contatos.
Alterações na Pontuação de Engajamento
A pontuação de engajamento determina o número de e-mails que um contato pode receber - sem este demonstrar qualquer sinal de engajamento - antes de ser considerado desengajado e o envio de e-mails para o contato seja suprimido.
Qualquer sinal de engajamento, neste contexto, significa que o contato interagiu com seus e-mails ou com o seu site de alguma forma:
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O contato abriu um e-mail
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O contato clicou em um link em um e-mail
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O contato preencheu um formulário
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O contato visitou um site rastreado e abriu pelo menos um e-mail
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O contato clicou em um link do Centro de Mídia
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O contato enviou um e-mail para uma caixa de entrada de usuário sincronizada com o IMAP
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O contato respondeu um e-mail enviado por meio de uma caixa de entrada de usuário sincronizada com o IMAP
Cada vez que um contato recebe um e-mail e não efetua nenhuma das ações de engajamento, sua pontuação é reduzida em um ponto. Se 16 e-mails consecutivos forem enviados e o destinatário não interagir de nenhuma das formas acima, então sua pontuação se torna 0, eles são considerados desengajados e nenhum e-mail futuro poderá ser enviado a ele.
Há muitas maneiras de um lead retomar a pontuação máxima de 16. Se o contato abrir ou clicar em qualquer e-mail, seja qual for o valor atual de sua pontuação de engajamento, esta será imediatamente aumentada para 16. Além disso, se o contato preencher um formulário, sua pontuação será aumentada para 16. Ou, se este enviar ou responder um e-mail para uma caixa de entrada sincronizada com o IMAP, sua pontuação será aumentada para 16.
A interação com e-mails e formulários não é a única forma que a pontuação de engajamento de um contato pode ser aumentada. Os contatos podem aumentar a pontuação de engajamento visitando o site - mas somente se houver um e-mail aberto na Vida do Lead. Dessa forma, visitas ao site sem abertura de e-mail não aumentará a pontuação de engajamento. Se um contato rastreado possui uma pontuação de 0 (desengajado) e visita um site rastreado, sua pontuação será aumentada em 6 pontos. Se um contato rastreado possui uma pontuação de 0 (desengajado) e clica no link do Centro de Mídia, sua pontuação também será aumentada em 6 pontos.
Como exemplo, vamos avaliar um contato que tenha entrado na sua base através do preenchimento de um formulário, esse contato começará com uma pontuação de engajamento de 16. O cenário a seguir mostra como sua pontuação será alterada:
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Contato adicionado no Gerenciador de Contatos através de um preenchimento de formulário em seu site. Este agora está rastreado, e sua pontuação de engajamento é 16.
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O contato recebe um e-mail que faz parte de um envio para uma lista, mas não o abre. Sua pontuação de engajamento agora é 15.
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O contato recebe mais 5 e-mails de sua empresa mas não os abre. Sua pontuação de engajamento agora é 10.
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O contato responde a um e-mail enviado por uma conta de e-mail de consultor de vendas sincronizada com o IMAP. Sua pontuação de engajamento agora é 16.
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O contato recebe mais 10 e-mails de sua empresa por meio da plataforma SharpSpring mas não abre nenhum deles. Sua pontuação de engajamento agora é 6.
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O contato preenche um formulário. Sua pontuação de engajamento agora é 16.
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O contato recebe mais 16 e-mails de sua empresa por meio da plataforma SharpSpring mas não abre nem interage com nenhum deles. Sua pontuação de engajamento agora é 0.
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O contato (rastreado quando preenche um formulário) visita uma página em seus site rastreado. Sua pontuação de engajamento agora é 6.
Há muitas maneiras de um contato se engajar com você e elevar sua pontuação de engajamento. Embora esse exemplo comece com um contato que está sendo criado através de um preenchimento de formulário, ele exemplifica todos os contatos criados na plataforma. A SharpSpring fornece medidas abrangentes para assegurar que qualquer contato que esteja se engajando com você, através dos seus e-mails, suas mídias ativas no Centro de Mídia ou seus sites rastreados possa ainda receber seus e-mails.
Importante: se um contato abrir um e-mail, clicar em um link de um e-mail, preencher um formulário, responder a uma conta sincronizada com o IMAP no CRM ou enviar um e-mail para uma conta sincronizada com o IMAP no CRM, sua pontuação será imediatamente retomada para 16, isto é, a pontuação máxima.
Categorias de Pontuação de Engajamento
A pontuação de engajamento de um contato é categorizada pela plataforma em uma das três seguintes categorias:
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Engajado
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Baixo engajamento
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Desengajado
Os critérios para tais categorizações são definidos abaixo:
Engajado
Qualquer contato com uma pontuação de engajamento entre 5 e 16 é considerado engajado. Usuários podem enviar e-mails a estes contatos normalmente.
Baixo Engajamento
Contatos com uma pontuação de engajamento entre 1 e 4 são considerados de baixo engajamento.
Além disso, contatos são considerados de baixo engajamento após 20 meses de inatividade. Esta inatividade incluiu a falta de abertura de e-mails, preenchimento de formulários, de resposta a um e-mail enviado de uma caixa de entrada sincronizada com o IMAP ou o não envio de e-mail para a caixa de entrada sincronizada com o IMAP. Contatos com pontuações nesta faixa são adicionados na lista dinâmica intitulada Contatos com Baixo Engajamento.
Usuários podem mandar e-mails para esses contatos normalmente, mas devem considerar enviar conteúdo realmente relevante, buscando que este realize cliques e abra links.
O status de Baixo Engajamento é incluído na automação, assim como na segmentação de lista. Você pode adicionar este atributo como um filtro para quaisquer de suas listas ou automações para excluir/incluir todos os contatos com o status de Baixo Engajamento.
Ao programar um envio de e-mail para uma lista, haverá uma opção intitulada Suprimir destinatários em risco de desengajamento. Quando clicada, contatos com baixo engajamento não são incluídos no disparo desse e-mail.
Desengajado
Contatos com uma pontuação de engajamento igual a 0 são considerados desengajados. Contatos também são considerados desengajados após 24 meses sem abrir um e-mail, preencher um formulário, responder a um e-mail enviado de uma caixa de entrada sincronizada com o IMAP, ou que não enviar um e-mail para uma caixa de entrada sincronizada com o IMAP. Contatos com esta pontuação são adicionados a uma lista dinâmica intitulada Contatos Desengajados. Esses contatos não podem receber e-mails em massa ou e-mails enviados pela automação da plataforma. E-mails Inteligentes ainda podem ser enviados a estes contatos. Se você possui um status de remetente Saudável ou Sob Risco, você poderá ligar ou desligar a supressão baseada no engajamento.
O status de Desengajado será incluído na ferramenta de automação bem como na segmentação de listas. É possível utilizar esse status como um filtro em quaisquer listas ou automações suas, como um filtro para incluir/excluir todos os contatos Desengajados.
Pontuação de Engajamento x Tempo
A definição de um contato como desengajado após 24 meses sem interação não é uma decisão arbitrária. A decisão foi tomada com base em uma pesquisa específica conduzida junto a empresas. Esta pesquisa focou em como o engajamento se relaciona com o inboxing, e, ao mesmo tempo, levando em consideração como os ciclos de vendas dos clientes podem operar. Os dados foram coletados avaliando quantos contatos são suprimidos em diferentes períodos de tempo. Como resultado, a SharpSpring estabeleceu o período de 24 meses para as medidas de engajamento.
O raciocínio para essas linhas de tempo de engajamento é o seguinte:
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Se tiver havido pouca ou nenhuma interação com um endereço de e-mail dentro desse período de tempo, é provável que a conta tenha sido desativada. Se o endereço interagir dentro de 24 meses, podemos estabelecer, com alguma segurança, que o e-mail está pelo menos ativo - ou não temos informações para assumir o contrário.
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Se o lead ao qual o endereço de e-mail está associado preencheu um formulário SharpSpring, abriu ou clicou em um link dentro do e-mail enviado durante o curso de 24 meses, podemos estabelecer com alguma segurança que o e-mail está pelo menos ativo.
Este é um reflexo da evolução do mercado. Deixar de lado os contatos antigos e não engajados - prática também conhecida como sunsetting - para impulsionar o relacionamento com contatos engajados e potencialmente engajados, é o status atual dos processos de envio de e-mail via automação de marketing. Dito isso, outras empresas recomendam um período de tempo mais curto para suprimir o envio a contatos desengajados. A SharpSpring tem adotado uma abordagem mais tolerante para permitir que seus parceiros gerenciem da melhor forma suas políticas de envio de e-mails, ao mesmo tempo em que estabelece limites que protegem os parceiros e a plataforma como um todo do risco associado ao envio para endereços de e-mail desengajados.
Status de Engajamento e Automação
Para contas com um status limitado ou não saudável, ao tentar agendar um grupo de ações (que contém um e-mail) para uma lista que tenha recebido uma baixa pontuação, o grupo de ações não será disparado. Isto porque a lista recebeu uma baixa pontuação e está em alto risco de supressão. A SharpSpring recomenda a limpeza desta lista de desengajados ou contatos com baixo engajamento antes de agendar um envio de e-mail.
Para ajudar a garantir que você está enviando apenas para contatos engajados, o Status de Engajamento pode ser incluído como um filtro para qualquer lista ou automação na SharpSpring. Os e-mails agendados para contatos desengajados são automaticamente suprimidos pela plataforma. No entanto, eles são considerados nos seus limites mensais de envio de e-mail.
Acesse Listas de Engajamento Geradas Pelo Sistema
Por definição, a SharpSpring fornece listas geradas pelo sistema de contatos que possuem baixo engajamento ou que estão desengajados. Usando essas listas, você pode evitar o agendamento por acidente de um e-mail para estes destinatários.
Por estas serem listas geradas pelo sistema, não podem ser modificadas. Para acessar tais listas, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Listas.
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Clique na pasta Engagement Lists (Listas de Engajamento).
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Clique em uma das seguintes listas:
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Contacts with Low Engagement (Contatos com Baixo Engajamento)
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Unengaged Contacts (Contatos Desengajados)
Contatos que são membros das listas serão exibidos na guia Membros. Contatos excluídos dessa lista serão exibidos na guia Exclusões.
Exclua Contatos com Listas
Apesar da SharpSpring fornecer listas geradas pelo sistema de contatos desengajados ou com baixo engajamento, talvez seja necessário criar suas próprias listas de exclusão para utilizar com outras automações. É possível criar suas próprias listas para excluir esses contatos. Em qualquer lista, para excluir estes contatos, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Listas.
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Selecione Adicionar um gatilho ou Adicionar um filtro.
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Adicione uma ou ambas as opções a seguir: está desengajado ou possui baixo engajamento.
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Clique em Salvar Mudanças.
Importante: para que essas listas de exclusão funcionem corretamente como listas dinâmicas, a lista deve ter pelo menos um gatilho. As listas estáticas apenas possuem filtros.
Crie uma Automação para exclusão de Contatos
A SharpSpring fornece um método para excluir contatos desengajados ou com baixo engajamento. É possível evitar o envio acidental de um e-mail para esses destinatários. Em qualquer automação, para excluir contatos desengajados ou contatos com baixo engajamento, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflow Visuais.
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Sob Início ou uma ramificação do fluxo de trabalho aplicável, clique em + Adicionar > Gatilho.
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Sob E-mail, selecione um dos seguintes: está desengajado ou possui baixo engajamento.
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Clique em OK.
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Sob o gatilho adicionado, clique em + Adicionar > Filtro.
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Sob Lista, selecione um dos tipos de filtros seguintes, com base no gatilho selecionado:
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Se o gatilho for possui baixo engajamento, selecione não é membro da lista de Contatos com Baixo Engajamento.
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Se o gatilho for desengajado, selecione não é membro da lista Contatos Desengajados.
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Clique em OK.
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Conclua o workflow visual conforme necessário.
Avaliação de Contatos Importados ou Criados
Como a SharpSpring não tem informações sobre o tempo de existência ou o nível de engajamento de listas que são novas para o sistema - ou contatos que são criados por meio de API - a SharpSpring usa vários sistemas para examinar os contatos e determinar a qualidade de cada um deles.
Cada contato criado por meio da ferramenta de importação será pontuado com base na qualidade geral da lista - conforme determinado por um número de ferramentas de pontuação de lista de terceiros -, bem como a presença do endereço de e-mail do contato individual em listas de endereços inválidos ou comprovadamente comprados de uma dessas ferramentas.
Os contatos criados por meio de API são avaliados de maneira semelhante, em que todos criados dentro de um período de tempo de 24 horas são agrupados e pontuados por meio das ferramentas de pontuação de lista de terceiros. Essas pontuações são baseadas na pontuação geral do grupo, bem como na presença do e-mail do contato em uma lista de endereços inválidos ou presente em listas de contatos compradas.
A pontuação de engajamento para contatos criados por meio da importação de uma lista ou por meio da API poderá variar por contato, pontuando com um valor máximo de 9 e um valor mínimo de 0.
Importante: se um contato importado em uma lista ou criado por meio da API receber uma pontuação inicial reduzida (menor que 9), é porque esse contato específico é um endereço de e-mail ruim.
Listas Rejeitadas Devido a Qualidade Muito Baixa
Se 45% ou mais dos contatos em sua lista importada estiverem presentes em uma lista de endereços de e-mail inválidos ou presente em listas de contatos compradas de terceiros, sua lista será rejeitada e, portanto, não importada. A SharpSpring determinou que essas listas devem cair no nível 2,5% mais baixo da qualidade de listas. Isso acontece pois elas têm um alto risco de danificar a sua reputação de envio de e-mail caso seja feita uma tentativa de envio.
No caso raro de uma lista ser rejeitada devido a baixa qualidade, a equipe de Compliance da SharpSpring será notificada. Contate policy@sharpspring.com, se precisar de mais esclarecimentos.
Como Utilizar o Filtro de Bot de Engajamento de E-mail
Para fornecer ainda mais proteção, a SharpSpring disponibiliza um filtro de bot de e-mail, que filtra determinados cliques e aberturas de seus e-mails. Este recurso filtra comportamentos de spam e bot para que eles não sejam registrados como aberturas de e-mail ou cliques. Por padrão, este recurso está habilitado.
Por mais abrangente que seja o filtro, esteja ciente de que ele não consegue filtrar todo o tráfego de filtro de bot ou spam. Isto se dá pois nem todo o tráfego de bot é detectável. Parte do tráfego de bots é indetectável, devido ao fato de que a implementação variada de bots e redes de bots torna impossível detectar todos as aberturas e cliques em filtros de segurança ou serviços anti-spam.
Mesmo assim, o filtro de bot de e-mail captura e filtra uma quantidade significativa de tráfego. Embora possa gerar em uma pequena diminuição em suas métricas gerais de aberturas e cliques de e-mail, este recurso ajudará a manter seu engajamento em ordem.
Para habilitar ou desabilitar o filtro de bot de e-mail, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Menu do Usuário > Configurações.
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No painel esquerdo, na seção Funcionalidades, clique em Configurações de e-mail.
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Clique na aba Geral.
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Encontre a seção Filtro de Bot de Engajamento de E-mail.
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Clique no botão para Ligar ou Desligar.
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