A Ferramenta de Importação da SharpSpring foi feita para adicionar leads ao Gerenciador de Contatos rapidamente. Na maioria das vezes, adicionar um arquivo .CSV é um processo simples.
No entanto, alguns problemas podem ocorrer ao importar uma planilha em formato .CSV. Este artigo detalha os problemas mais comuns que podem ocorrer em um processo de importação de arquivo .CSV.
Usuários com acesso:
-
Administradores
-
Gerentes da empresa
-
Gerentes de marketing
-
Gerentes de vendas
Informações Importantes sobre as Importações
A Ferramenta de Importação utiliza as informações dos arquivos .CSV e cria listas de contatos a partir deles. Estes arquivos possuem apenas dados alfanuméricos, sendo exibidos num formato de tabela.
Ao procurar por erros do processo de importação, esteja ciente de que os seus dados necessitam de determinadas informações. Se você não incluir essas informações em seu arquivo .CSV, a importação não será bem-sucedida. Qualquer arquivo .CSV que você importar deve estar estruturado de uma maneira parecida com a seguinte:
Ao buscar solucionar problemas nos arquivos .CSV, os seguintes pontos são importantes de ter em mente:
-
É necessário ter linhas de cabeçalho. Essas linhas são necessárias para mapear os campos da SharpSpring para os campos importados.
-
Campos de Email são obrigatórios. A Ferramenta de Importação exige que o seu arquivo .CSV contenha uma coluna mapeada para o campo Email. É necessário incluir a coluna Email mesmo quando um contato não tem o endereço de e-mail disponível.
-
Campos Is Unsubscribed são obrigatórios. Para que a SharpSpring importe com sucesso um arquivo .CSV, ele precisa ter uma coluna com o cabeçalho Is Unsubscribed. O campo Is Unsubscribed deve ser um campo booleano, em que 0 serve para leads que fizeram o opt-in, e 1 serve para leads que não fizeram o opt-in.
-
Utilize nome e sobrenome. Para que as importações sejam bem-sucedidas, nós sugerimos que sejam utilizados tanto Nome quanto Sobrenome, caso você não possua um endereço de e-mail para algum contato. Utilize ambos sempre que possível.
-
Os valores devem ser compatíveis. Ao importar valores de campos personalizados, certifique-se de que eles estão formatados para que correspondam aos valores dos campos personalizados já estabelecidos. Por exemplo, as caixas de seleção e as listas de seleção (picklists) diferenciam entre letras maiúsculas e minúsculas. Em outras palavras, os valores devem bater.
-
Ao importar dados com campos de caixa de seleção e listas de seleção (picklists), os campos devem estar presentes na importação do arquivo para que apareçam. Certifique-se de que os campos de caixa de seleção e lista de seleção (picklists) existam antes da importação. Caso contrário, os dados podem não ser importados corretamente.
-
Ao importar para um campo personalizado de caixa de seleção, os dados não podem ter espaços entre os valores e as vírgulas. Um exemplo disso seria valor1,valor2,valor3.
Utilize Editores de Texto
Para melhor diagnosticar erros nos arquivos .CSV, abra o arquivo em um editor de texto como o Notepad++ ou o TextEdit,
O arquivo aparecerá muito diferente no editor de texto do que em programas de tabelas, o que permitirá diagnosticar quaisquer problemas na formatação dele.
Procure por Caracteres Incorretos
No processo de solução de problemas, considere o seguinte ao analisar o texto:
-
Certifique-se de que o arquivo contenha texto ASCII. Tanto em um editor de texto quanto em um programa de tabela, revise todo o .CSV e procure por linhas contendo caracteres multi-byte ilegíveis — que geralmente, são representados por símbolos. Estes caracteres podem indicar que um problema de codificação ocorreu ao produzir o documento inicialmente, e esse erro pode fazer com que os registros sejam rejeitados.
-
Espaços em branco causam erros. Certifique-se de que o documento não contenha um número muito grande de espaços e linhas vazios ou em branco. Esses espaços e linhas são normalmente percebidos por conta da presença de muitas linhas contendo apenas vírgulas, ou da possibilidade de continuar descendo a página para depois do ponto em que os dados visíveis estão presentes. Além disso, se o .CSV for um documento contendo apenas uma linha, o espaço em branco pode estar à direita dos dados visíveis. Ande para a direita até onde conseguir e aplique as instruções anteriores a respeito de dados com erro ou sem utilidade.
-
Procure por ponto e vírgula fora do lugar. Os pontos e vírgulas podem causar problemas em arquivos .CSV, como ocorre ao mapear a um grupo de caixa de seleção (checkbox). Esses dados devem ser separados por vírgulas.
-
Verifique aspas incorretas ou mal posicionadas. Um caractere que às vezes passa batido são as aspas, e elas podem causar diversos erros. Citações dentro de citações devem ser representadas com duas aspas duplas, uma ao lado da outra. Exemplo: "Campo possui ""valores citados"" dentro".
Arquivos Delimitados por Vírgulas
As vírgulas que representam colunas separadas são chamadas de delimitadoras. Certifique-se de que as linhas sejam delimitadas por vírgulas. As linhas que contêm vírgulas enquanto dados — e não como separadores de registros — devem ter os seus campos contidos entre aspas, a fim de evitar que este dado seja interpretado como delimitador.
Cada vírgula representa uma coluna separada, ao passo que cada nova linha representa uma nova fileira. Elas não devem ser separadas por parágrafos, dois pontos, ou quaisquer outros caracteres que não sejam uma vírgula. O formato do arquivo .CSV deve aparecer no editor de texto assim:
-
Gomes, Marcela, 46, Mulher, Paraná
-
Gabriel, João, 32, Homem, Rondônia
-
Silva, Carlos, 13, Homem, São Paulo
-
Freitas, Roberta, 64, Mulher, Acre
Tamanho e Estrutura do Documento
Se tudo estiver correto, abra o arquivo .CSV no Excel e confirme a presença de um cabeçalho válido. Navegue pelo documento e certifique-se de que o número de linhas não seja muito grande. Além disso, garanta que o documento não tenha mais do que 100 colunas.
Certifique-se de que o tamanho do arquivo é igual ou menor que 10MB. Caso o arquivo seja maior, você precisará dividir ele em arquivos menores.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.