As campanhas são iniciativas de marketing cujos resultados você gostaria de monitorar.
Ao decidir o que rastrear, é sempre melhor ser o mais granular possível, tendo em vista que você pode agrupar diversas pequenas campanhas por meio de tags.
Este artigo detalha como criar uma campanha.
Usuários com acesso:
-
Administradores
-
Gerentes da empresa
-
Gerentes de marketing
Navegando a página de atribuições
A página de Atribuições abriga todas as suas campanhas. A partir dela, é possível criar, modificar e visualizar as suas campanhas.
Para navegar e visualizar suas campanhas, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
No menu suspenso de Atividade, selecione quais campanhas serão exibidas com base em seu status de atividade:
- Ativo
- Inativo
- Ativo e Inativo -
No menu suspendo de Canais, selecione quais canais de campanha serão exibidos:
- Todos canais
- Redes Sociais
- E-mail
- Busca paga
- Referral/Affiliate
- Evento
- Direct Mail
- Offline -
No campo de Busca, digite uma palavra para exibir todas as campanhas com esta palavra em seu nome.
-
Clique em Lista para exibir as campanhas em uma lista de 10 campanhas por página.
-
Clique em Grade para exibir as campanhas em uma grade de 16 campanhas por página.
Criando novas campanhas
Você pode criar diferentes campanhas para atender às suas necessidades.
Para começar a criar uma nova campanha, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
Clique em Criar campanha.
Observação: você pode voltar à página de Atribuição a qualquer momento clicando em Retornar na barra de Salvar alterações.
Inserindo informações gerais
Uma vez criada a campanha, você precisará inserir as informações relevantes. Para começar, você precisará escolher um nome e tipo de campanha.
Para inserir informações gerais de campanha, faça o seguinte:
-
Crie ou edite uma campanha.
-
Role até a seção de Informações gerais.
-
No campo de texto Nome, insira o nome da campanha.
-
No menu suspenso de Canal, selecione uma das seguintes opções:
- Redes Sociais
- E-mail
- Busca Paga
- Referral/Affiliate
- Evento
- Direct Mail
- Offline -
No menu suspenso de Tags, selecione a tag de campanha desejada.
-
Clique em Salvar alterações.
Observação: Clique em Gerenciar tags para abrir o Gerenciador de tags. Lá você poderá criar tags de campanha.
Rastreando Campanhas
Depois de inserir as informações gerais da campanha, você pode atribuir à campanha os dados relevantes de rastreamento.
Na SharpSpring, as opções de rastreamento de campanha são utilizadas para atribuir um lead a uma campanha por meio do clique em um link específico. Os parâmetros UTM são uma forma de atribuir um lead a uma campanha. Isso significa que, quando um contato é criado na SharpSpring, existirá informações registradas sobre de onde aquele lead veio.
Parâmetros UTM na SharpSpring requerem um parâmetro de identificação único. Este parâmetro pode ser o que você desejar que ele seja. Veja os seguintes exemplos:
-
UTM=PandoraAD1
-
UTM=DecEmail
-
UTM=holidaypromo
Para utilizar um parâmetro UTM, você precisaria adicionar este trecho ao fim de qualquer link, separado por um caracter ?:
-
www.site.com?UTM=PandoraAD1
Todo o link UTM seria utilizado como um identificador de rastreamento para coisas como um call to action em um e-mail, um redirecionamento de URL para um anúncio ou para fazer um link a uma publicação em redes sociais. Quando um lead rastreado encontra qualquer um destes critérios de rastreamento, o lead será associado à campanha.
Para adicionar adicionar parâmetros UTM e dados de rastreamento às campanhas, faça o seguinte:
-
Crie ou edite uma campanha.
-
Role para a seção de Rastreamento.
-
Clique em + Regra de rastreamento.
-
No menu suspenso de Regra de rastreamento, selecione o site desejado.
-
Se preferir, você pode inserir um parâmetro UTM no campo de texto Regra de rastreamento.
-
Repita conforme necessário.
-
Clique em Salvar alterações.
Observações:
-
Regras de rastreamento devem ter apenas uma UTM por regra. Elas não irão funcionar caso mais de um parâmetro seja configurado.
-
Clique em X remover para remover um registro de rastreamento.
-
Para um rastreamento consistente de campanhas, a SharpSpring sugere não utilizar espaços ao criar parâmetros UTM.
Definindo a duração de campanha
Uma vez estabelecidos os dados relevantes de rastreamento, você pode determinar o tempo de duração de uma campanha.
Para definir a duração de campanhas, faça o seguinte:
-
Crie ou edite uma campanha.
-
Role até a seção de Duração.
-
Selecione uma das seguintes opções:
- Campanha em andamento
- Intervalo de datas -
Caso tenha selecionado Intervalo de datas, selecione as datas de início e de fim desejadas no menu calendário.
-
Clique em Salvar alterações.
Definindo pesos de Atribuição
Depois de definir a duração da campanha, você pode configurar o impacto que a campanha terá quando comparada a outras campanhas.
Para definir o peso de atribuição, faça o seguinte:
-
Crie ou edite uma campanha.
-
Role até a seção Peso de atribuição.
-
Segure e arraste o controle até o nível de impacto desejado.
-
Clique em Salvar alterações.
Rastreando publicações em redes sociais
Uma vez definido o peso do impacto da sua campanha, você pode determinar se uma campanha irá rastrear publicações em redes sociais. Isso significa que, quando um lead clica no link específico de uma publicação em rede social, ele é adicionado à campanha que foi atribuída a essa publicação.
Para configurar as campanhas para que elas rastreiem publicações em redes sociais, faça o seguinte:
-
Crie ou edite uma campanha.
-
Role até a seção de Rastreamento social.
-
Selecione ou desselecione a opção Permitir que publicações em redes sociais sejam associadas a esta campanha.
-
Clique em Salvar alterações.
Editando campanhas
Em algum momento você pode precisar editar o funcionamento de uma campanha. As campanhas podem ser editadas e salvas conforme necessário.
Para editar campanhas, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
Passe o cursor sobre a campanha desejada.
-
Clique em Editar.
-
Edite os conteúdos desejados nas seguintes seções da campanha:
- Informações gerais
- Rastreamento
- Duração
- Rastreamento social -
Clique em Salvar alterações.
Criando pastas
Você pode separar e guardar campanhas em pastas.
Para criar pastas para campanhas, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
Clique em Criar pasta.
-
Digite o nome desejado para a pasta.
-
Aperte Enter no seu teclado ou clique fora do campo de texto.
Se você não tem pastas disponíveis, as campanhas serão colocadas na pasta Todas por padrão.
Editando nomes de pastas
Caso você não goste mais do nome de uma pasta, é possível editá-lo e alterá-lo.
Para editar nomes de pastas, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
Passe o mouse sobre a pasta desejada.
-
Clique no ícone de lápis para Editar.
-
Digite um novo nome para a pasta.
-
Aperte Enter no seu teclado ou clique fora do campo de texto.
Deletando pastas
Se você não precisa mais de uma pasta, é possível deletá-la.
Para deletar pastas, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
Passe o mouse sobre a pasta desejada.
-
Clique no X para Deletar.
-
Clique em Deletar.
As campanhas na pasta deletada não serão deletadas. Elas serão colocadas na pasta Todas.
Movendo as campanhas para pastas
Você pode mover uma campanha de uma pasta para outra.
Para mover campanhas para pastas, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
Passe o mouse sobre a campanha desejada.
-
Clique nos três pontinhos de Opções.
-
Passe o mouse sobre a opção Mover para pasta.
-
Na lista que aparece, selecione a pasta desejada.
Desativando campanhas
As campanhas não podem ser deletadas. No entanto, elas podem ser desativadas. As campanhas desativadas não criarão nem guardarão interações.
Para desativar campanhas, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
No menu suspenso de Atividade, selecione Ativo.
-
Passe o mouse sobre a campanha desejada.
-
Clique nos três pontinhos de Opções.
-
Clique em Desativar.
Ativando campanhas
Você pode ativar campanhas inativas. Quando ativada, a campanha voltará a criar e guardar interações.
Para isso, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Campanhas.
-
No menu suspenso de Atividade, selecione Inativo.
-
Passe o mouse sobre a campanha desejada.
-
Clique nos três pontinhos de Opções.
-
Clique em Ativar.
Se a sua campanha estiver inativa já há um tempo, é interessante revisar e editar quaisquer configurações de campanha necessárias.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.