Por padrão, campanhas atribuem todo o crédito de conversão a uma única campanha. A SharpSpring fornece modelos que distribuem essa atribuição entre várias campanhas diferentes, dividindo o crédito conforme o modelo escolhido. O nome que se dá a essa forma de atribuição — que leva em conta as múltiplas interações de um usuário com uma ou mais campanhas — é atribuição multitoque ou MTA (sigla que vem do nome em inglês multi-touch attribution).
A atribuição multitoque captura todas as instâncias de interação de um usuário com uma campanha. A MTA é vantajosa quando você interage com diversos pontos de contato em uma campanha. Essas interações provavelmente influenciam sua decisão de converter ou não um lead ou um cliente.
Este artigo detalha como capturar essas informações e usá-las para criar relatórios personalizados de atribuição de campanha.
Usuários com acesso:
• Administradores
• Gerentes da Empresa
• Gerentes de Marketing
• Gerentes de Vendas
Criando Relatórios
A melhor maneira de visualizar informações de atribuição de campanha é por meio de um relatório personalizado. Tais informações serão divididas entre métricas diferentes, como metas de conversão ou métodos de atribuição. Para criar esses relatórios, é necessário utilizar o widget específico de relatório de campanha.
Para criar relatórios de atribuição de campanha, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Relatórios Personalizados.
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Na barra de ferramentas à esquerda, clique em Widgets.
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Arraste e solte no campo do relatório o widget Conversões por Campanha.
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Clique no widget.
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No campo Meta de Conversão, selecione uma das seguintes metas de conversão: Leads Criados, Leads Qualificados, Oportunidades Criadas, Oportunidades Perdidas, Oportunidades Ganhas, Faturamento.
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No campo Tipo de Gráfico, selecione uma das seguintes formas: coluna, pizza.
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Se desejar, é possível selecionar a opção Respeitar filtros da página.
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No menu Período, selecione as datas desejadas de início e de fim.
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No menu Modelo de Atribuição, selecione um dos seguintes modelos: Primeira Interação, Última Interação, Linear, Primário, Desvalorização Temporal, em Forma de U.
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No menu Pipeline, selecione o pipeline de vendas desejado.
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Clique em Salvar.
Observação: clique em Resetar filtros para resetar todas as opções de filtro ao seu estado padrão.
Criando Relatórios Abrangentes
O widget de atribuição de campanhas é, em muitos aspectos, diversos widgets em um só. Ele une as informações coletadas pelas metas de conversão e métodos de atribuição para fornecer uma visão abrangente do desempenho de suas campanhas. Dito isso, quando você coloca esse widget em um relatório, o máximo que ele pode mostrar é um evento e a atribuição.
Entretanto, é possível utilizar o widget diversas vezes em um mesmo relatório para melhor demonstrar o desempenho de uma campanha comparado à outra. Ao colocar em seus relatórios seis demonstrações de eventos de conversão e seis demonstrações de atribuição, você pode mostrar um panorama completo quando comparando campanhas.
Considere, por exemplo, um grande relatório com doze versões do widget, no qual cada widget é dedicado a um evento ou uma atribuição diferente. Ou, se preferir relatórios menores, considere dois relatórios, cada um utilizado seis versões do widget que são dedicadas a eventos ou atribuições.
Independente de como você decidir configurar tais relatórios, compare-os a relatórios de campanhas configurados de maneira semelhante. Caso contrário, você pode não conseguir determinar corretamente qual campanha está apresentando o melhor desempenho.
Para mais informações sobre a criação de relatórios personalizados, acesse o artigo Visão Geral dos Relatórios Personalizados.
Utilizando Funis de Conversão
Funis de conversão permitem rastrear metas de conversão, aprimorando seus relatórios personalizados para mostrar quais metas estão impulsionando as vendas. Isso, por sua vez, pode ajudar a compreender o impacto do seu material de marketing.
Para construir funis nos relatórios personalizados, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Relatórios > Relatórios Personalizados.
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Na barra de ferramentas à esquerda, clique em Widgets.
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Arraste e solte no campo do relatório o widget Funil de Conversão.
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Clique no widget.
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No menu Evento do Topo do Funil, selecione uma das seguintes metas de conversão: Leads Criados, Leads Qualificados, Oportunidades Criadas, Oportunidades Perdidas, Oportunidades Ganhas, Faturamento.
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No menu Período, selecione as datas desejadas de início e de fim.
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No menu Usuários e Tags de Usuário, selecione os usuários ou tags de usuário desejados.
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No menu Pipeline, selecione o pipeline de vendas desejado.
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No menu Campanhas, selecione a campanha desejada.
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No menu Tags de Contatos, selecione uma das seguintes opções: Primeira Interação, Última Interação.
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Se desejar, é possível selecionar a opção Respeitar filtros da página.
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No menu Funil de Conversão, clique em + Meta.
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Selecione a meta de conversão desejada.
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Adicione mais metas conforme necessário.
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Clique em Salvar.
Observações:
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Clique em Resetar filtros para resetar todas as opções de filtro ao seu estado padrão.
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Um funil de conversão pode ter, no máximo, seis metas de conversão.
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Para remover uma meta de conversão adicionada ao funil de conversão, clique em Remover.
Construindo Funis Compreensíveis
Embora seja possível construir funis de conversão de muitas maneiras diferentes, é fundamental que você os construa de uma maneira que faça sentido. Quando construir um funil de conversão, considere o topo do funil como primeiro passo. Cada passo subsequente tem de ser sequencial, caso contrário, o lead ou a oportunidade não será contada.
Exemplo de Sequência de Funil Correta
Considere a seguinte sequência de funil, em ordem da meta inicial para a meta final:
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Lead criado entre 1o de julho de 2020 e 31 de julho de 2020.
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Inscrição para webinar via formulário (meta personalizada).
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Demonstração agendada (meta personalizada).
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Oportunidade criada.
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Participação na demonstração (meta personalizada).
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Oportunidade ganha.
Essa sequência segue uma progressão lógica. O lead é criado durante o período de tempo determinado. Ele, então, se inscreve em um webinar por meio do preenchimento de um formulário. Depois de assistir ao webinar, o lead agenda uma demonstração. Neste momento, o lead fica associado a uma oportunidade aberta. Por fim, o lead é convertido e a oportunidade é alterada para fechada como ganha.
Se a Vida do Lead de um lead seguir esses eventos em ordem, então ele será incluído em cada etapa do funil. Existem, é claro, outros eventos que podem acontecer durante a Vida do Lead específica deste lead, mas o funil foca nessas 6 metas. O objetivo das metas de conversão é destacar os eventos importantes nos quais que você quer focar e rastrear.
Exemplos de Sequência de Funil Incorreta
Por outro lado, se você construir um funil que não segue uma progressão lógica e natural, então o funil não funcionará como desejado.
Considere esta versão incorreta do funil anterior, novamente em ordem de meta inicial para meta final:
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Lead criado entre 1o de julho de 2020 e 31 de julho de 2020.
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Inscrição para webinar via formulário (meta personalizada).
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Demonstração agendada (meta personalizada).
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Lead criado.
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Participação na demonstração (meta personalizada).
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Oportunidade ganha.
Nesse funil, a sequência passa corretamente pelas metas de criação do lead, do formulário de webinar e de agendamento da demonstração. No entanto, a quarta meta desorganizaria completamente o funil. Isso se deve a algumas razões, como, por exemplo, ao fato de que a meta de criação de lead já havia sido utilizada. Mesmo se a meta de criação do lead não houvesse sido utilizada no início do funil, utilizá-la desta maneira, tão ao fim do funil, desqualificaria os resultados. A meta de criação de oportunidade é a que seria necessária entre certos eventos, tais como demonstrações e definir uma oportunidade fechada como ganha.
Até mesmo uma única meta de conversão mal colocada produzirá resultados imprecisos ou incompletos. Certifique-se de que seus funis de conversão seguem uma progressão lógica.
Compreendendo Eventos de Conversão do Sistema
Em relatórios de atribuição, você pode exibir informações sobre certos eventos de conversão. Esses são ações chave ou eventos que ocorrem no percurso do ciclo de negócio de uma oportunidade.
Os eventos padrão de conversão do sistema disponíveis são os seguintes:
Evento |
Descrição |
Lead criado |
Uma pessoa com quem você deseja fechar uma oportunidade é criada em sua instância. |
Lead qualificado |
Um lead atingiu os critérios para que seja engajado para produtos ou serviços. |
Oportunidade criada |
Uma venda potencial que progride por um funil é criada em sua instância. |
Oportunidade fechada ganha |
Uma oportunidade de venda que resultou em uma venda bem sucedida e gerou faturamento. |
Oportunidade fechada perdida |
Uma oportunidade de venda que não tem mais a chance de resultar em uma venda. |
Faturamento |
A receita que seu negócio gera com a realização de diferentes serviços. |
Compreendendo Modelos de Atribuição
Campanhas são únicas e a maneira como os leads interagem com elas também podem variar muito. O widget de campanha fornece diversos tipos de modelos que permitem que você distribua sua atribuição de diferentes maneiras.
Os modelos disponíveis são os seguintes:
Modelo |
Descrição |
Visual |
Primária |
O método de atribuição de campanhas primárias.
Esteja ciente de que este é um modelo de atribuição antigo e é definido por meio do Registro do contato. |
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Primeira Interação |
Concede toda atribuição à primeira interação de campanha dentro da janela de interação. |
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Última Interação |
Concede toda atribuição à última interação de campanha dentro da janela de interação. |
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Linear |
Distribui a atribuição de forma igual entre todas as interações dentro da janela de interações. |
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Desvalorização Temporal |
Atribui mais valor às interações mais recentes.
O valor de interações mais antigas será descontado de maneira exponencial, baseada na duração especificada da taxa de desvalorização temporal. |
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Em Forma de U |
Este modelo combina conceitos de Primeira Interação, Última Interação e Linear.
Para o modelo Em Forma de U, são concedidos 40% da atribuição à Primeira Interação e à Última Interação. O crédito restante é distribuído igualmente entre as outras interações. |
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Exportando Dados de Relatório
Você tem diferentes opções quando desejar exportar os dados de relatórios personalizados: é possível exportar todos os dados ou somente os dados de widgets individuais.
Exportando Relatórios Inteiros
Uma vez que um relatório personalizado tenha sido configurado e salvo, ele pode ser exportado como um arquivo .PDF. Para exportar esses relatórios personalizados, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Certifique-se de que você tem um relatório personalizado salvo.
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Clique em Relatórios Salvos na barra de ferramentas.
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Abra o relatório personalizado desejado.
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Defina os filtros conforme desejado, caso eles não tenham sido definidos anteriormente.
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Clique em Opções > Exportar.
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Na aba do navegador que abriu, confira o arquivo em formato .PDF.
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Salvo o PDF do relatório personalizado no seu computador.
Diferentes navegadores ou programas de visualização de PDF têm maneiras diferentes de salvar, fazer o download ou imprimir um arquivo .PDF. Consulte a documentação de ajuda deles para obter mais informações.
Observação: o download do arquivo de exportação será feito para a pasta destino de downloads do seu navegador.
Exportando Dados do Widget
É possível exportar dados dos widgets individuais. Os dados exportados serão salvos no seu computador como um arquivo .CSV. Para exportar dados de widget, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Crie ou edite um relatório personalizado.
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Adicione um widget.
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Defina os filtros conforme desejado, caso eles não tenham sido definidos anteriormente.
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Clique em Exportar .CSV no widget adicionado.
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Clique em Gerenciador de Exportação na caixa de informação que se abriu.
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Clique no arquivo do widget do relatório personalizado exportado.
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Abra o arquivo .CSV baixado do widget de relatório personalizado.
Esteja ciente de que os dados exportados de widget só cobrem o widget específico, e não a totalidade do relatório personalizado.
Observações:
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O download do arquivo de exportação será feito para a pasta destino de downloads do seu navegador.
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A caixa de informação não desaparecerá até que seja fechada ou que você clique no link do Gerenciador de Exportação.
Relatórios como Displays de Painel
Os relatórios criados podem ser salvos para serem exibidos como painéis individuais no Lanchpad. Por sua vez, é possível definir que os painéis sejam o que você vê quando entra pela primeira vez na plataforma da SharpSpring em qualquer dia.
Além disso, você pode compartilhar seus painéis personalizados. Eles são compartilhados por meio de Cloud Dashboards, que são painéis pré-definidos e transmitidos para monitores ou televisores externos. Painéis compartilhados podem ser acessados via URLs individuais para cada painel.
Para mais informações sobre definição e compartilhamento de painéis de relatório por meio do Launchpad, consulte Visão Geral do Launchpad.
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