Este artigo fornece uma visão geral do Pipeline e de sua interatividade com as outras partes da SharpSpring.
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Vendedores
Sobre o Pipeline de Vendas
Na SharpSpring, um pipeline é um ciclo de vendas completo. Os pipelines contêm diversos estágios pelos quais uma oportunidade passará. Ainda, os pipelines podem ser personalizados por meio do dashboard de Estágios de Oportunidade.
Os estágios do pipeline são etapas individuais e personalizáveis utilizadas para acompanhar o progresso de uma oportunidade, desde o início até o final do ciclo de vendas.
O Pipeline é uma representação visual de um fluxo de vendas e é a principal ferramenta a ser usada ao gerenciar e rastrear as vendas. O Pipeline de Vendas é uma ferramenta poderosa, pois permite ver a qualquer momento exatamente onde uma oportunidade está no fluxo de vendas.
Use o Pipeline de Vendas
Os pipelines são totalmente personalizáveis e refletem suas vendas de acordo com os parâmetros fornecidos. O objetivo do pipeline é criar oportunidades que possam ser arrastadas e soltas de um estágio para outro, até que sejam consideradas uma venda.
Para acessar o pipeline, clique em Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas superior da SharpSpring.
Dependendo de como seus leads foram atribuídos, você pode ou não ver informações no Pipeline.
O Editor de Pipeline
Diversos pipelines podem estar ativos ao mesmo tempo, pois diferentes tipos de vendas podem exigir estágios de pipeline ou parâmetros diferentes. Você pode criar pipelines para melhor atender às suas necessidades de vendas. Isso é feito por meio do Editor de Pipeline.
Para acessar o Editor de Pipeline, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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Clique no ícone dos três pontos no canto superior direito para acessar Mais opções.
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Clique em Editar as fases do pipeline.
Alternativamente, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Menu do Usuário > Configurações.
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No painel esquerdo, sob Funcionalidades, clique em Editor de Pipeline.
Crie um novo pipeline
É possível criar pipelines para abrigar oportunidades.
Para criar um novo pipeline, faça o seguinte:
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Acese o Editor de Pipeline.
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Clique em Opções (ícone de engrenagem) > Novo pipeline.
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Digite um nome para o pipeline.
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Clique em Criar Pipeline.
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Se desejar, depois de criado o pipeline, clique no ícone de lápis para Editar e insira uma descrição do pipeline.
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Clique em Salvar Configurações.
Importante: Os usuários de CRM da SharpSpring são limitados a um pipeline. Já os usuários de automação de marketing podem criar pipelines ilimitadamente.
Adicione Estágios a um Pipeline
Os pipelines criados não possuem estágios, os quais devem ser adicionados para que um pipeline possa ser utilizado. Os estágios devem ser suficientemente diferentes um do outro para definir claramente onde cada oportunidade está no fluxo de vendas. Os pipelines podem ter tantos estágios quanto necessário.
Para adicionar estágios a um pipeline, faça o seguinte:
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Clique em Opções (ícone de engrenagem) > Fase de pipeline.
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No campo Nome da Fase do Negócio, insira um nome para o estágio.
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No menu suspenso Pipeline, selecione o pipeline do qual este estágio fará parte.
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No menu Probabilidade padrão, selecione o valor da probabilidade.
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No campo Descrição, insira uma descrição para o estágio.
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Opcionalmente, na seção Política de Follow Up, insira o número de dias entre os contatos anteriores em que as oportunidades devem ser contatadas por telefone e e-mail.
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Clique em Adicionar uma Fase do Pipeline.
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Clique em Salvar alterações.
Importante: O nome do pipeline padrão, o Sales Pipeline, não pode ser editado. Esse pipeline tampouco pode ser deletado.
Edite os Estágios do Pipeline
É possível editar estágios de um pipeline conforme necessário.
Para isso, faça o seguinte:
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Selecione a aba do pipeline desejado.
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No estágio desejado, clique no ícone de três pontos Mais Opções > Editar.
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Edite as informações de cada estágio conforme necessário.
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Clique em Salvar Configurações.
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Repita os passos anteriores conforme necessário para os demais estágios.
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Clique em Salvar alterações.
Importante: O pipeline padrão, chamado Sales Pipeline, não pode ser editado.
Defina um Pipeline como Padrão
A funcionalidade Pipeline permite que você acompanhe todos os seus pipelines. Você pode alterar os parâmetros de um pipeline para visualizar outro pipeline, a atividade de um pipeline durante um determinado período de tempo ou os proprietários de um pipeline.
Para alterar qual pipeline você está visualizando, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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Na barra de ferramentas, clique no menu suspenso Nome do Pipeline.
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Selecione o pipeline desejado.
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Se desejar, clique no ícone de olho ao lado do nome de um pipeline, para configurar esse pipeline como o pipeline padrão.
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Opcionalmente, selecione qualquer configuração de visualização desejada.
Exporte Dados do Pipeline
Você pode salvar dados de pipeline para acessá-los futuramente.
Para exportar dados de pipeline para uma planilha, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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No menu suspenso do Pipeline, selecione o pipeline desejado.
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No menu suspenso do Período, selecione os parâmetros de data.
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No menu suspenso dos Proprietários, selecione os proprietários aplicáveis.
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Clique no ícone de três pontos no canto superior direito para Mais opções.
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Clique em Exportar oportunidades em .CSV.
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Clique no link que aparece na parte superior da tela.
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Clique na exportação para baixar o arquivo.
Para acessar as informações de pipeline exportadas na Central de exportação da SharpSpring, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Gerenciador de contatos.
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Clique em Opções (ícone de engrenagem) > Central de exportação.
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Clique em um item para baixar automaticamente o arquivo .CSV.
Delete Estágios do Pipeline
É possível deletar estágios do Pipeline que não são mais utilizados ou que não serão mais necessários.
Para isso, faça o seguinte:
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No painel esquerdo, sob Funcionalidades, clique em Editor de pipeline.
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Selecione a aba do pipeline desejado.
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Em um estágio de pipeline, clique nos três pontos no canto direito e selecione Deletar.
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Na janela exibida, selecione um estágio em outro pipeline para o qual os leads devem ser enviados.
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Na caixa de texto, digite Deletar.
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Clique em Eliminar fase de negociação.
Delete um Pipeline
Você pode excluir um pipeline somente depois de excluir todos os estágios dele.
Para excluir pipelines, faça o seguinte:
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Selecione a aba do pipeline a ser excluído.
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Passe o mouse sobre o nome do pipeline.
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Clique no X para Deletar.
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Na janela exibida, clique em Deletar Pipeline.
Importante: o pipeline padrão, chamado Sales Pipeline, não pode ser excluído.
Crie Oportunidades de Leads Qualificados
Na barra lateral esquerda da seção de Pipeline, há uma lista de todos os seus leads qualificados. Você pode criar oportunidades a partir desses leads qualificados, associando sua receita projetada ao ponto de contato principal.
Para criar oportunidades a partir de leads qualificados, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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No painel esquerdo, em Leads Qualificados, selecione o lead desejado.
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Clique em + Adicionar.
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No campo Nome da oportunidade, insira um nome para a oportunidade.
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Na seção Oportunidade, insira as seguintes informações:
- Nome da conta
- Valor monetário da oportunidade
- Data prevista para o fechamento. -
Na seção Pipeline, selecione o seguinte:
- O pipeline desejado
- Estágio do pipeline em que a oportunidade será criada
- Status da oportunidade. -
Na seção Atribuições, selecione o proprietário.
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Na seção Probabilidade de Fechar, selecione a probabilidade de fechamento da oportunidade.
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Clique em Salvar Oportunidade.
Depois que sua oportunidade é criada, você pode movê-la pelo pipeline arrastando-a e soltando-a de etapa para etapa.
Nota: Os pipelines só podem exibir um máximo de 500 oportunidades simultaneamente.
Crie Oportunidades no Pipeline
É possível criar oportunidades a partir dos próprios pipelines.
Para isso, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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Na barra de ferramentas do pipeline, clique em + Criar.
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No campo de texto, insira o nome do contato que será associado à oportunidade.
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Clique em Criar uma nova oportunidade.
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Clique em Salvar Oportunidade.
Observação: Os pipelines só podem exibir um máximo de 500 oportunidades simultaneamente.
Sobre os Ícones de Oportunidades do Pipeline
As oportunidades receberão determinados ícones ao atingirem alguns critérios. Os ícones fornecem uma visão rápida de informações importantes e de ações necessárias para uma oportunidade.
Os ícones são os seguintes:
Ícone |
Nome |
Descrição |
Nenhum follow-up agendado |
O vendedor não fez follow up com os leads. |
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Passou da data de fechamento |
A data de fechamento para a oportunidade já passou. |
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Notas não lidas |
A oportunidade possui notas que ainda não foram lidas. |
Envie E-mail Inteligente
Você pode enviar E-mails Inteligentes a partir de uma oportunidade. Para isso, siga os seguintes passos:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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Clique na oportunidade desejada.
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Na oportunidade, clique na aba Contatos.
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Ao lado do contato desejado, clique em de Opções (ícone de engrenagem).
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Clique em Envie o E-mail Inteligente.
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Selecione o e-mail que será enviado.
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Clique em Enviar.
Observação: Clique em Personalize... para modificar o conteúdo do E-mail Inteligente antes de enviar.
Ordene as Oportunidades
Eventualmente, seus pipelines podem ter oportunidades diferentes em estágios diferentes. Nesse momento, pode ser difícil ver quando as oportunidades foram adicionadas a um estágio.
É possível ordenar as oportunidades para ver melhor quando elas foram adicionadas aos estágios. Para isso, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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Na barra de ferramentas do pipeline, clique no menu suspenso em Ordenar.
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Selecione a opção de classificação Data ou Nome.
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Selecione a mesma opção novamente, para alternar entre ordem crescente e ordem decrescente.
As oportunidades serão classificadas da seguinte maneira: adicionadas na semana anterior, no mês anterior, nos últimos três meses e há mais de três meses.
Observação: Os pipelines só podem exibir um máximo de 500 oportunidades simultaneamente.
Defina os intervalos de atualização de Leads Qualificados
Você pode definir manualmente com que frequência a lista de leads qualificados é atualizada.
Para definir taxas de atualização de leads, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring,clique em Vendas > Oportunidades.
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No painel Leads Qualificados, clique no menu suspenso Leads Qualificados.
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Selecione uma das seguintes opções de taxa de atualização:
- Manualmente
- A cada 5 minutos
- A cada 15 minutos -
Se desejar, clique no ícone de flecha em círculo para Atualizar instantaneamente a lista de leads qualificados.
A SharpSpring salvará automaticamente sua opção de atualização.
Ordene os Leads Qualificados
Você pode ordenar a lista de leads qualificados para visualizar melhor aqueles leads nos quais você quer focar.
Para ordenar os leads qualificados no painel de leads, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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No painel Leads Qualificados, clique no menu suspenso Leads Qualificados.
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Selecione uma das seguintes opções para classificação de leads:
- Ordenar por atividade mais recente
- Ordenar por Data de Criação
- Ordenar por Lead Score. -
Selecione a mesma opção novamente, para alternar entre ordem crescente e ordem decrescente.
Salve as Buscas Avançadas de Leads Qualificados
É possível salvar buscas avançadas de leads qualificados. Para isso, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Gerenciador de Contatos.
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Salve a busca avançada.
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Oportunidades.
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No painel Leads Qualificados, clique no menu suspenso Leads Qualificados.
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Selecione uma pesquisa avançada salva.
Quando uma busca avançada tiver mais resultados que o painel de leads qualificados pode exibir, clique no link Ir para contatos na parte inferior do painel de leads para carregar a lista completa de resultados no Gerenciador de contatos.
Destaque os Campos de Oportunidade Personalizados
Você pode alertar os usuários do pipeline sobre quais campos personalizados devem ser preenchidos para estágios específicos do pipeline.
Para definir destaques de campos personalizados, faça o seguinte:
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Selecione a aba do pipeline desejado.
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No estágio de pipeline desejado, clique no ícone de três pontos para Mais opções > Editar.
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Na seção Configurações adicionais, clique no menu suspenso Destaque do Campo de Transição do Estágio.
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Selecione os campos a serem destacados neste estágio do pipeline.
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Na caixa de texto Mensagem de Dica de Transição do Estágio, insira uma mensagem que informe aos usuários porque o campo personalizado é importante para o estágio de pipeline.
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Clique em Salvar Configurações.
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Defina as configurações de destaque em todos os outros estágios no pipeline, conforme desejado.
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Clique em Salvar alterações.
Uma vez definidos os destaques de campo, todas as oportunidades adicionadas ao estágio especificado terão os campos personalizados destacados.
Em um pipeline, diferentes estágios podem ter diferentes campos personalizados destacados. As oportunidades refletirão isso à medida que forem sendo movidas para os estágios correspondentes.
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