A SharpSpring possui várias ferramentas relacionadas as boas práticas de opt-in para e-mails.
Uma dessas ferramentas é o processo de opt-in duplo padrão da SharpSpring.
Este artigo apresenta como funciona a criação do processo de opt-in personalizado.
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Criando Formulários de Opt-in Duplo e E-mails
Para criar um processo de opt-in personalizado, primeiro você necessita criar um e-mail de opt-in.
Usar um processo de opt-in duplo valida o endereço de e-mail fornecido pelo lead, além de verificar que o lead deseja de verdade receber comunicação por e-mail. Por exemplo, esse processo é útil para perguntar se o lead deseja fazer parte de uma lista de e-mails.
Para criar um e-mail de opt-in duplo, faça o seguinte:
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Crie um formulário SharpSpring ou um formulário nativo/de terceiros.
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Insira seu formulário em uma landing page da SharpSpring ou em um site.
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Crie um e-mail para confirmar o endereço de e-mail do lead e/ou o interesse do mesmo em receber e-mails.
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Insira um link ou botão no e-mail que solicite ao lead a confirmação.
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Modifique as configurações de link ou botão para redirecionar para a landing page ou site com o formulário que você criou.
Configurando um Workflow Visual para Opt-In
Após criar o e-mail de opt-in duplo, você precisará criar um workflow visual para ativação do processo.
Para isso, crie um workflow visual com as seguintes regras:
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No menu superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais
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Logo abaixo de Iniciar, clique em + Adicionar > Gatilho.
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Na seção Formulário, selecione o gatilho Preenche o formulário.
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Selecione o formulário específico que você gostaria de usar no seu processo de opt in ou selecione a opção preenche qualquer formulário para aplicar esse processo em todos os formulários disponíveis.
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Abaixo do gatilho, clique em + Adicionar > Ação.
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Na seção Comunicação, selecione Enviar o e-mail.
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Selecione o e-mail que você criou, aquele que possui o link para o opt-in.
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Abaixo dessa primeira ação, clique em + Adicionar > Gatilho.
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Selecione o gatilho Visita o link do e-mail.
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Insira o link de opt-in no campo Ao clicar neste link (opcional) e clique em OK.
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Abaixo do gatilho adicionado no passo 9, clique em + Adicionar > Ação.
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Abaixo da seção Ações de Editar Contato, selecione a ação Alterar campo do contato.
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Digite Is Opted In no nome do campo.
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Altere o valor para Verdadeiro.
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Altere o status do workflow para ativo.
O resultado final do seu Workflow visual deve ficar parecido com esse:
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