Uma vez criadas as oportunidades, é possível adicioná-las a um pipeline e, assim, monitorar seu progresso entre os diferentes estágios de negociação no processo de vendas. É possível acompanhar a receita estimada, a data de fechamento esperada e os contatos incluídos em uma oportunidade específica.
Na SharpSpring, as oportunidades são representadas como cartões — ou cards — no Pipeline que podem ser facilmente movidos para um estágio de negociação diferente conforme a oportunidade se move pela linha de tempo do processo de vendas.
Este artigo explica como criar e utilizar oportunidades na SharpSpring.
Usuários com acesso:
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Administradores
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Gerentes da empresa
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Gerentes de vendas
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Consultores de vendas
Criar Oportunidades no Gerenciador de Contatos
É possível criar oportunidades a partir do Gerenciador de Contatos. Para fazer isso, siga os próximos passos:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Contatos.
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Encontre o contato desejado.
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À direita da linha desse contato, clique no ícone de três pontos para ir em Opções > Criar Oportunidade.
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No campo Nome da Oportunidade, insira um nome para a oportunidade.
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Na seção Oportunidade, insira a seguinte informação:
• Nome da conta
• Valor monetário da oportunidade
• Data de fechamento esperada -
Na seção Pipeline, selecione o seguinte:
• O pipeline em que a oportunidade será criada
• O estágio em que a oportunidade estará
• O status da oportunidade. -
Na seção Atribuições, selecione o proprietário da oportunidade.
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Na seção Probabilidade de Fechar, selecione a probabilidade de fechar a oportunidade.
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Na seção Contatos, clique nas opções próximas aos contatos para associá-los à oportunidade.
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Se desejar, adicione o seguinte:
• Status
• Tarefas
• Produtos
• Campos personalizados -
Clique em Salvar Oportunidade.
Para mais informações sobre a criação de oportunidades, consulte o artigo Como Utilizar a Janela da Oportunidade.
Observações:
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Cada contato pode ser atribuído a diversas oportunidades, mas cada oportunidade deverá ser criada separadamente.
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Você pode ter diversos contatos em uma única oportunidade. No entanto, é necessário ter um contato primário associado à oportunidade.
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O valor esperado, em azul, é calculado ao multiplicar o valor total do negócio pela porcentagem da probabilidade de que a oportunidade feche. Esta probabilidade será automaticamente alterada com base na etapa do pipeline em que a oportunidade está, mas também pode ser alterada manualmente.
Criar Oportunidades no Pipeline
É possível criar oportunidades a partir dos pipelines. Para fazer isso, siga os próximos passos:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Vendas > Oportunidades.
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Na barra de ferramentas do pipeline, clique em + Criar.
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No campo de texto, insira o nome do contato que será associado à oportunidade.
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Clique em Continuar.
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Clique em Salvar Oportunidade.
Para mais informações sobre a criação de oportunidades, consulte o artigo Como Utilizar a Janela da Oportunidade.
Acessar Oportunidades Atribuídas a Contatos
É possível acessar as oportunidades associadas aos seus contatos.
Acessar por meio do Registro do Contato
O Registro de um contato exibirá uma lista de todas as oportunidades associadas. Para acessar as oportunidades de um contato, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Contatos.
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Clique no nome do contato desejado.
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Sob o nome do contato, clique nas oportunidades associadas.
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Clique na oportunidade desejada.
Acessar por meio da Aba de Subscrições
As informações de oportunidades dos contatos também ficam localizadas na aba de Subscrições no registro de um contato.
Para acessar as oportunidades às quais um contato é associado, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Contatos.
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Encontre o contato desejado
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Clique no nome do contato.
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Clique na aba Subscrições.
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Clique na seção Oportunidades.
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Clique na oportunidade desejada.
Adicionar Contatos Existentes a Oportunidades Existentes
É possível adicionar contatos já existentes a oportunidades. Para fazer isso, siga os próximos passos:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Vendas > Oportunidades.
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Em um pipeline, clique em uma oportunidade existente.
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Clique na aba Contatos.
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Na caixa de texto Adicionar um Contato, insira o nome do contato desejado
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Selecione o contato desejado.
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Clique em Salvar.
Adicionar Novos Contatos a Oportunidades Existentes
É possível adicionar novos contatos a oportunidades já existentes. Para fazer isso, siga os próximos passos:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Vendas > Oportunidades.
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Clique em uma oportunidade existente.
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Clique na aba Contatos.
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Clique em + Novo Contato.
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Insira as informações relevantes nos seguintes campos:
• Primeiro nome
• Sobrenome
• Nome da empresa
• E- mail
• Celular
• Telefone comercial -
Clique em Salvar.
Definir Contatos Primários
É possível definir contatos como contatos primários nas oportunidades.
Definir um contato em uma oportunidade como primário fará que campanha do contato seja associada à oportunidade. Para indicar isso, o ponto ao lado da campanha ficará verde.
Para definir um contato primário para uma oportunidade, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Contatos.
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Clique na aba Contatos.
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Encontre o contato desejado
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Ao lado direito do contato desejado, clique em Opções > Tornar Contato Primário.
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Clique em Salvar.
A Aba Comunicação
É possível visualizar as comunicações enviadas aos contatos. Se a Sincronização de E-mail estiver habilitada, você também encontrará os e-mails trocados entre o proprietário da oportunidade e os contatos.
Para utilizar as funcionalidades de comunicação para uma oportunidade, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Contatos.
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Clique na aba Comunicação.
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Clique em uma atividade da linha do tempo para visualizar as ações realizadas.
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Clique em Mais Opções para fazer uma das seguintes opções:
• Enviar um E-mail Inteligente para o(s) contato(s)
• Enviar um e-mail direcionado ao(s) contato(s)
• Fazer uma ligação para um contato
• Definir uma notificação de tarefa de oportunidade
Escrever Notas em Oportunidades
É possível escrever notas nas oportunidades. Todas as notas adicionadas exibirão automaticamente a data e o horário em que foram salvas. Essas notas também são utilizadas no Relatório de Atividade.
Para inserir notas em uma oportunidade, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Contatos.
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Clique na aba Visão Geral.
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Na campo Inserir nova nota, insira uma nota.
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Clique em Adicionar nota.
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Se desejar, clique em Editar para editar uma nota.
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Se desejar, clique em Deletar para deletar uma nota.
Sobre as Oportunidades Arquivadas
As oportunidades não podem ser deletadas. No entanto, elas podem ser arquivadas. Na SharpSpring, uma oportunidade arquivada é uma oportunidade que foi removida das oportunidades abertas, sem estar classificada como ganha ou perdida. Isso é útil para negócios que não foram qualificados adequadamente ou que foram criados acidentalmente, pois os resultados não são contados negativamente nos relatórios de venda.
Uma vez arquivadas, tais oportunidades não serão mais encontradas nos pipelines. Elas não afetarão o relatório das oportunidades a não ser que sejam explicitamente incluídas ao gerar um relatório.
Arquivar Oportunidades
É possível arquivar as oportunidades conforme necessário. Para fazer isso, siga os próximos passos
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Vendas > Oportunidades.
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Selecione o pipeline desejado.
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Clique no nome da oportunidade a ser arquivada.
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Clique na aba Visão Geral.
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Encontre a seção Pipeline de Vendas
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Clique no menu suspenso Status da Oportunidade.
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Selecione Arquivar.
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Clique em Salvar.
Visualizar Oportunidades Arquivadas
A seção Relatórios da SharpSpring fornece um relatório sobre todas as oportunidades ganhas ou perdidas em todos os pipelines, durante um determinado período de tempo. O relatório Ganho/Perdido fornece informações sobre as oportunidades arquivadas.
Para visualizar as oportunidades arquivadas, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Relatórios > Ganho/Perdido.
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Clique em Visualizar > Oportunidades Arquivadas.
O relatório Ganho/Perdido fornecerá as seguintes informações acerca das oportunidades arquivadas:
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O número total de oportunidades arquivadas
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O valor monetário total das oportunidades
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O valor monetário médio das oportunidades
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O tempo médio de fechamento das oportunidades
Reabrir Oportunidades
É possível reabrir as oportunidades arquivadas conforme necessário. Para fazer isso, siga os próximos passos:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Relatórios > Ganho/Perdido.
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Clique em Visualizar > Oportunidades Arquivadas.
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Encontre a oportunidade que deseja reabrir.
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Ao lado direito da oportunidade, clique em Opções > Reabrir.
Sobre os Ícones das Oportunidades no Pipeline
As oportunidades possuem diferentes ícones em determinados momentos, a depender dos critérios a que elas atendem. Esses ícones fornecem uma visualização rápida de informações importantes sobre as oportunidades, bem como das ações necessárias a serem realizadas.
Os ícones são os seguintes:
Ícone |
Nome |
Descrição |
Nenhum acompanhamento definido |
O vendedor não tem acompanhado seus leads. |
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Fechamento atrasado |
A data de fechamento para a oportunidade já passou. |
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Notas não lidas |
A oportunidade possui notas que ainda não foram lidas |
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