Os formulários são a principal fonte de informações que a SharpSpring possui sobre algum lead em potencial.
Essas informações podem ser usadas para enviar um e-mail para o lead, o que inicia o processo de nutrição do lead.
Este artigo detalha como criar e editar formulários.
Usuários com acesso:
-
Administradores
-
Gerentes da empresa
-
Gerentes de marketing
Sobre Formulários Nativos e de Terceiros
Para além dos formulários SharpSpring, a SharpSpring também permite a criação de outros dois tipos de formulários: nativos ou de terceiros.
Para mais informações sobre estes formulários, acesse o nosso artigo sobre como Conectar e Mapear Formulários Nativos e de Terceiros.
Criar Formulários
Você pode criar formulários para coletar informações do lead. Para criar um formulário na SharpSpring, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
Clique em Criar Formulário.
-
Na janela que abriu, insira um nome para o formulário.
-
Selecione Formulário SharpSpring.
-
Escolha o status de lead adequado para atribuir aos leads que preencherem esse formulário.
-
Clique em Continuar.
-
Clique em Campos no menu suspenso.
-
Clique em Salvar Alterações.

Uma vez criado, uma janela aparecerá e exibirá o código de incorporação (embed code) do formulário. É esse código que você deve colar em uma página para inserir o formulário criado. Você pode fechar esta janela.
Para mais informações sobre os códigos de incorporação (embed code), consulte o nosso artigo de ajuda.
Nota: É necessário adicionar ao menos um campo ao formulário para poder salvá-lo.
Adicionar Conteúdo de Campos aos Formulários
Após criar e salvar um formulário SharpSpring, é possível adicionar a ele conteúdos de campos e de formatação.
Para adicionar conteúdo ao seu formulário SharpSpring, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
Clique na aba Campos.
-
No menu suspenso Campos, selecione os campos que serão incluídos em seu formulário.
-
No menu suspenso Elementos, selecione os elementos que serão adicionados ao seu formulários.
-
No menu suspenso Campos de Referência, adicione os campos de referências apropriados, caso necessário.
-
No menu suspenso Campos Especiais, adicionar os campos de Persona e de consentimento GDPR apropriados.
-
Clique e arraste os campos para reordená-los conforme necessário.
-
Se desejar, selecione quaisquer opções relevantes do menu suspenso Mais opções.
-
Clique em Salvar alterações.

Para mais informações a respeito da personalização de conteúdo do formulário, consulte os seguintes artigos:
Notas:
-
Clique em X Deletar para remover um campo do formulário. Os campos removidos serão alocados na seção de Campos Removidos dos respectivos menus de campo.
-
É necessário um endereço de e-mail para a SharpSpring coletar dados.
Mais Opções para Conteúdo de Campos
Para alguns conteúdos de formulários, há outras opções disponíveis. Tais opções estão disponíveis no menu suspenso Mais Opções. Elas são as seguintes:
Opção |
Descrição |
Obrigatório |
Requer que o usuário preencha este campo com as informações relevantes para que ele possa enviar o preenchimento do formulário. |
Dados de preenchimento automático |
Permite que campos associados sejam preenchidos automaticamente com as informações do visitante, caso ele já tenha preenchido aquele campo antes. |
Está oculto? |
Torna o campo invisível para o visitante do site que está preenchendo o formulário. Se você deseja que este campo fique escondido no formulário e sempre passe os mesmos dados quando enviado, insira estes dados no campo de texto Valor Padrão ou Escondido. |
Esteja ciente de que essas opções só estão disponíveis para determinados conteúdos de formulário:
Conteúdo Disponível |
Conteúdo Indisponível |
|
|
|
|
|
|

Utilizar a Formatação de Múltiplas Colunas
Os campos e elementos de formulários podem ser ordenados em colunas. Isso abre a possibilidade para escolhas de design mais interessantes e também representa uma maneira melhor para agrupar determinados tipos de campos.
Para ordenar campos de formulário e elementos em colunas, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
Clique na aba Campos.
-
Selecione o conteúdo de elemento ou de campo desejado nos seguintes menus suspensos:
• Campos
• Elementos
• Campos de Referência
• Campos Especiais -
Arraste os campos ou elementos adicionados em uma coluna vertical aberta ou em uma coluna horizontal aberta.
-
Reordene os campos ou elementos conforme necessário.
-
Clique em Salvar alterações.

Os campos e elementos de formulários serão automaticamente adaptados à largura da coluna. Eles podem ser movidos de uma coluna a outra sem a perda de funcionalidade.
Observação: Há o limite de três colunas verticais ou uma coluna horizontal por linha do formulário.
Editar Formulários
É possível editar formulários previamente salvos. Para editar um formulário já existente, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
Ao lado do formulário desejado, clique no ícone de três pontos para ir em Ações > Editar Formulário.
-
Clique em Salvar Alterações.

Pré-visualizar Formulários
É possível conferir a versão de pré-visualização do formulário criado. Isso auxilia para ver como é a sensação de interagir com o seu formulário.
Para pré-visualizar formulários, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
Ao lado do formulário desejado, clique no ícone de três pontos para ir em Opções > Pré-visualizar.
-
Clique em Salvar Alterações.

Obter Códigos de Incorporação do Formulário
É possível obter o código de incorporação (embed code) do seu formulário. Estes códigos permitem incorporar seus formulários em seus sites.
Para obter o código de incorporação de um formulário, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
Ao lado do formulário desejado, clique no ícone de três pontos para ir em Opções > Código Embutido.
-
Clique em Salvar Alterações.

Para mais informações sobre códigos de incorporação de formulários, consulte o nosso artigo de ajuda.
Copiar Formulários
Pode haver momentos em que você deseja ter alguns formulários muito semelhantes, apenas com algumas pequenas diferenças. Ou você pode querer ter formulários idênticos inseridos em páginas diferentes para ativar workflows diferentes. Em qualquer um destes casos, não será necessário criar um formulário do zero — você só precisará copiar um formulário que já foi criado.
Para copiar um formulário existente, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
Abra o formulário desejado.
-
No canto superior direito, clique no ícone de três pontos para ir em Opções > Salvar como cópia.
-
Clique em Fechar.
-
Clique na aba Configurações.
-
Dê um novo nome ao formulário.
-
Clique em Salvar Alterações.

Observação: formulários só podem ser copiados para dentro da mesma instância.
Desativar Formulários
Embora não seja possível deletar formulários, você pode desativá-los. Para fazer isso, siga os próximos passos:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
No menu suspenso de Atividade do Formulário, selecione Formulários ativos.
-
Ao lado do formulário desejado, clique no ícone de três pontos para ir em Opções > Desativar formulário.

Uma vez desativado, o formulário será alocado para o menu Formulários inativos.
Reativar formulários
É possível reativar formulários que foram desativados anteriormente. Para fazer isso, siga os próximos passos:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Marketing > Conteúdo > Formulários.
-
No menu suspenso de Atividade do Formulário, selecione Formulários inativos.
-
Ao lado do formulário desejado, clique no ícone de três pontos para ir em Opções > Ativar formulário.

Uma vez reativado, o formulário será alocado para o menu Formulários ativos.
Perguntas Frequente
P: Quantos campos meus formulários devem conter?
R: Os formulários devem conter um máximo de quatro ou cinco campos. Inserir mais campos normalmente é excessivo e pode "abarrotar" o formulário, tanto em forma quanto em conteúdo.
P: É possível exibir determinados campos somente sob certas circunstâncias?
R: Sim. Você pode escolher como os campos são exibidos. É possível definir que alguns campos sejam exibidos sempre ou somente se um lead não tiver preenchido esse campo antes.
P: Como posso configurar as funcionalidades de preenchimento automático?
R: Habilite a opção Dados de preenchimento automático para que dados sejam preenchidos automaticamente. Isso permite que os campos associados sejam automaticamente preenchidos com as informações de um visitante, se ele já tiver preenchido aquele campo antes.
P: Posso utilizar campos personalizados em formulários?
R: Sim. Utilize o link Criar Campos Personalizados. Esses campos permitem uma melhor personalização e especialização dos formulários.
P: Quais são as principais limitações de rastreamento?
R: Você verá que formulários com campos de referência não rastreiam dados. Ao utilizar campos de referência, esteja ciente de que os campos não estabelecem rastreamento. Os campos de referência criam um segundo registro de contato para essa indicação. Ao utilizar os campos de referência, envie um e-mail ao indicado informando-o de que ele foi indicado. Isto incentiva o visitante indicado a visitar seu site e/ou preencher um formulário para estabelecer o rastreamento.
P: Posso integrar os formulários SharpSpring em diferentes plataformas de webinars?
R: Sim. A SharpSpring tem integrações tanto com o WebEx quanto com o GoToWebinar. Isso permite que você adicione eventos ou webinars como campos de formulário. Dessa forma, quando um visitante preenche o seu formulário, ele também é registrado no WebEx ou no GoToWebinar.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.