Apesar da SharpSpring fornecer diferentes tipos de relatórios de vendas e CRM, você pode querer gerar relatórios que mostrem informações de diversas fontes. É possível criar um relatório personalizado que mostra apenas as informações que você deseja.
Esses relatórios são feitos para fornecer todas as informações de que você precisa para medir a sua atual performance de vendas - e para fazer previsões de sua performance no futuro.
Este artigo detalha como criar e utilizar o recurso dos Relatórios Personalizados.
Usuários com acesso:
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Administradores
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Gerentes da empresa
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Gerentes de marketing
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Gerentes de vendas
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Consultores de vendas
Acesse os Relatórios
É possível acessar o recurso dos Relatórios Personalizados a partir de diversos lugares na SharpSpring.
Acesse o recurso dos Relatórios Personalizados trilhando qualquer um dos seguintes caminhos na barra de ferramentas superior da SharpSpring:
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Marketing > Relatórios > Relatórios Personalizados
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Vendas > Relatórios > Relatórios Personalizados
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Configurações de Usuário > Configurações > Funcionalidades > Relatórios salvos & agendados
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Novo > Relatório Personalizado
Barra de Ferramentas dos Relatórios
O recurso de Relatórios Personalizados possui diversos componentes principais. Esses componentes aparecem em destaque na barra de ferramentas, que é sempre exibida no lado esquerdo de todas as páginas dos Relatórios Personalizados.
As seguintes opções estão disponíveis na barra de ferramentas:
Crie Relatórios
Antes de poder gerar dados de relatórios por meio do recurso de Relatórios Personalizados, você precisará criar um relatório personalizado. Para fazer isso, siga os próximos passos:
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Navegue até o Editor de Relatórios personalizados.
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Clique em + Relatório personalizado.
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No campo Nome do relatório, insira o nome desejado.
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No menu suspenso Tema, selecione uma cor tema.
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Clique em Criar.
Nota: caso já tenha criado um relatório, o seu relatório mais recente será aberto ao acessar o recurso de Relatórios personalizados.
Utilize os Widgets
Os widgets são os principais componentes dos Relatórios Personalizados. Esses widgets fornecem uma visão rápida de diferentes tipos de dados. Você pode configurar os seus relatórios para exibirem dados com quaisquer combinações dos diferentes widgets. Para utilizar widgets em seus relatórios, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios personalizados.
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Clique em Widgets, na barra de ferramentas.
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Clique e arraste o widget desejado para a tela.
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Passe o cursor sobre o widget.
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Clique no ícone de lápis para Editar.
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Insira as informações do widget no painel Editar Widget de Relatório.
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Adicione widgets adicionais conforme desejado.
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Rearranje os widgets adicionados na tela conforme desejado.
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Clique em Salvar.
Ao adicionar widgets, esteja ciente do seguinte:
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Os widgets seguem uma hierarquia de exibição. Widgets que exibem estatísticas ficam posicionados no topo do relatório personalizado. Todos os outros tipos de widgets são exibidos abaixo dos widgets de estatística. Você não pode mover os widgets de estatística para baixo de outros widgets.
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Widgets podem vir em tamanhos grandes e pequenos. Os widgets de estatística são pequenos. Todos os outros tipos de widgets são grandes. Por definição, uma única linha de widgets na tela do relatório pode suportar um máximo de 6 widgets pequenos ou 2 widgets grandes. Widgets pequenos não podem ser movidos para baixo de widgets grandes.
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Os widgets podem ser expandidos conforme necessário. Quando widgets são expandidos, uma única linha de widgets na tela do relatório pode acomodar, no máximo, 3 widgets pequenos ou 1 widget grande.
Notas:
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Os widgets variam conforme o tipo de informação que apresentam. O painel do Editor de Widget de Relatório será diferente para cada tipo de widget.
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Para remover um widget do campo do relatório, posicione o cursor sobre ele e clique no ícone de Lixeira para Deletar.
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Segure e arraste os campos dos widgets para alterar seu tamanho na horizontal.
Edite os Relatórios
Uma vez criados e salvos, os relatórios personalizados podem ser editados o quanto for necessário. Para editar um relatório personalizado, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Relatórios salvos.
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Clique no nome do relatório personalizado desejado.
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Clique em Mais Opções > Editar.
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Clique em Salvar.
Notas:
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Ao editar um relatório, a configuração Editar no menu Mais Opções se tornará Visualizar.
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Caso já tenha criado um relatório, o seu relatório mais recente será aberto ao acessar o recurso de Relatórios personalizados.
Busque os Relatórios
Pode vir um momento em que você terá criado diversos relatórios. Em vez de procurar manualmente por relatórios, você pode inserir palavras ou termos na barra de pesquisa dos Relatórios Salvos, para rapidamente localizar aqueles que estiver procurando. Para buscar relatórios, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Relatórios Salvos.
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Clique no ícone de Lupa para Buscar.
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Insira o parâmetro de busca no campo de Pesquisa.
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Se desejar, clique em Deletar para limpar o parâmetro de busca.
Ao pesquisar relatórios, esteja ciente de que os seus relatórios personalizados são agrupados no topo da lista dos relatórios salvos. Os relatórios da sua empresa - mais especificamente aqueles que você não criou mas aos quais tem acesso - ficam agrupados abaixo dos seus relatórios.
Configure os Filtros
Por padrão, os widgets exibirão dados de visualização com o máximo de informação possível. Isso pode ser benéfico para relatórios abrangentes, mas os seus relatórios provavelmente precisarão focar apenas em algumas informações específicas. Você pode utilizar os filtros dos relatórios para exibir apenas os dados que desejar. Para definir filtros para os relatórios personalizados, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Relatórios Salvos.
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Abra o relatório personalizado desejado.
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Selecione o período de datas desejado no menu de calendário Intervalo de Datas.
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Selecione a empresa desejada no menu suspenso Empresa.
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Selecione os formulários desejados no menu suspenso Formulários.
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Selecione os recursos de mídia no menu suspenso Recursos do Centro de Mídias.
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Selecione o pipeline de vendas desejado no menu suspenso Pipeline.
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Selecione os e-mails desejados no menu suspenso E-mails.
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Selecione as campanhas desejadas no menu suspenso Campanhas.
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Selecione os usuários desejados no menu suspenso Usuários e Tags de Usuário.
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Selecione os status de lead no menu suspenso Status de Lead.
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Selecione os tipos de tarefas desejados no menu suspenso Tipos de Tarefas.
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Selecione de onde virão as informações de tarefas no menu suspenso Fonte da Tarefa.
Ao definir filtros, esteja ciente do seguinte:
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Os menus de filtros aparecerão na barra de ferramentas apenas se seus respectivos widgets fizerem parte do relatório personalizado. Por exemplo, o filtro E-mails não aparecerá na barra de ferramentas caso o relatório personalizado não possua um filtro requerendo informações de e-mail.
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Os filtros podem ser salvos nos relatórios quando estiver no modo de Edição. Uma vez salvos, os filtros permanecerão da forma que você os configurou até que você salve o relatório com um arranjo diferente de filtros.
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Os filtros não podem ser salvos nos relatórios quando estiver no modo de Visualização. Os filtros definidos no modo de visualização são temporários e, ao fechar o relatório, voltarão para como estavam antes.
Notas:
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No menu suspenso Empresa, as agências podem selecionar seus próprios dados ou os dados de qualquer um de seus clientes.
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A seleção de empresa é limita para apenas uma por vez. Dados de diferentes empresas não podem ser utilizados em conjunto em um mesmo widget. Será necessário utilizar utilizar um widget para cada empresa diferente.
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Para deletar filtros individuais em um menu de filtros, clique em Deletar. Já para deletar todos os filtros em um menu de filtros, clique em Deletar Todos.
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Clique em Resetar Filtros para limpar todas as suas seleções atuais de filtros.
Agende Relatórios
Uma vez que um relatório personalizado tenha sido configurado e salvo, ele pode ser agendado para ser enviado via e-mail. Para agendar relatórios personalizados, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Relatórios Salvos.
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Abra o relatório personalizado desejado.
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Defina os filtros como desejar, caso eles ainda não estejam definidos.
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Clique em Opções > Agendar.
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No menu suspenso Selecione um relatório para enviar, selecione o relatório personalizado desejado.
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Selecione uma das seguintes opções da seção Agende um horário para enviar o relatório:
- Assim que possível: força o envio do e-mail assim que o agendamento estiver completo;
- Agendar para mais tarde: utiliza um calendário para selecionar uma data e um horário para agendar relatórios. -
No menu suspenso Recorrência, selecione com que frequência esse agendamento será repetido .
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No campo Para, insira os nomes dos contatos ou das listas para os quais deseja agendar o relatório.
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No campo Assunto, insira uma linha de assunto de e-mail para o relatório agendado.
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No campo Mensagem, insira a mensagem do corpo do e-mail.
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Se desejar, clique em Incluir link privado de compartilhamento.
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Clique em Agendar.
Os relatórios agendados serão enviados aos destinatários como um anexo em PDF. Os links privados de compartilhamento são links que redirecionam para o painel na nuvem do relatório e serão inseridos no corpo do e-mail.
Exporte Relatórios
Uma vez que um relatório personalizado tenha sido configurado e salvo, ele pode ser exportado como um arquivo PDF. Para exportar relatórios personalizados, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Relatórios Salvos.
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Abra o relatório personalizado desejado.
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Defina os filtros conforme desejado, caso ainda não estejam definidos.
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Clique em Opções > Exportar.
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Na aba do navegador que abrir, revise o arquivo PDF.
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Salve o arquivo PDF do relatório personalizado em seu dispositivo.
Navegadores da web ou programas de visualização de PDF possuem diferentes meios de salvar, fazer download ou de imprimir um arquivo PDF. Confira seus artigos de suporte para maiores informações.
Exporte Widgets
Você pode exportar dados de widgets individuais. Os dados exportados serão salvos no seu computador como um arquivo CSV. Para exportar dados de widgets, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Defina os filtros conforme desejado, caso ainda não estejam definidos.
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Clique em Exportar para CSV no widget adicionado.
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Clique em Gerenciador de Exportação na caixa de informações que aparecer.
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Clique no arquivo exportado do widget do relatório personalizado.
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Abra o arquivo CSV do widget do relatório personalizado.
Esteja ciente de que os dados exportados de widgets apenas cobrirão o widget em questão, e não o relatório personalizado como um todo.
Notas:
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O arquivo de exportação será baixado no local de downloads de arquivos do seu navegador.
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A caixa de informação não desaparecerá até que seja fechada ou que você clique no link do Gerenciador de Exportação.
Copie Relatórios
Caso possua um layout de widget, o qual você deseje adicionar ou que queira utilizar com outro arranjo de filtros, você pode copiar o relatório personalizado e modificá-lo para melhor atender as suas necessidades. Para copiar relatórios personalizados, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Relatórios Salvos.
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Abra o relatório personalizado desejado.
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Clique em Mais Opções > Copiar.
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Abra o relatório copiado.
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Clique no ícone de lápis para editar.
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Clique no nome do relatório.
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Insira um novo nome para o relatório.
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Clique em Confirmar
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Clique em Salvar.
Delete Relatórios
Caso não precise mais de um relatório personalizado, você pode deletá-lo permanentemente. Para deletar permanentemente um relatório personalizado, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Relatórios Salvos.
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Abra o relatório personalizado desejado.
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Clique em Mais Opções > Deletar.
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Clique em Deletar.
Solicite Widgets
Existem muitos widgets disponíveis para os relatórios personalizados, mas é possível que você necessite de um tipo diferente de widget para exibir as informações que deseja. Você pode solicitar que a SharpSpring desenvolva novos widgets por meio do site Sharp Ideias. Para solicitar widgets, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Widgets.
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Clique em Solicitar Widget de Relatório.
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Caso necessário, faça o seu login no Sharp Ideias.
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Caso necessário, clique em Widgets de Relatórios para Relatórios Personalizados.
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Faça uma das seguintes opções:
- Pesquise por uma ideia de widget de relatório similar a sua;
- Insira uma nova ideia de widget de relatório.
Embora a SharpSpring se esforçará para atender às suas solicitações, esteja ciente de que nem toda solicitação de widget é possível ou capaz de ser desenvolvido.
Para maiores informações sobre a Sharp Ideias e o processo de submissão de ideias, confira o artigo Solicitações de Melhorias através do SharpSpring Ideas.
Altere Temas
Os relatórios personalizados podem ser configurados para exibir as suas informações em diversos temas visuais. Para alterar o tema visual de um relatório, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Clique em Alterar tema.
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Selecione um dos seguintes temas:
- Multicolor Light;
- Multicolor Dark;
- Sahara;
- Grape;
- Forest;
- Aquamarine;
- Navy. -
Clique em Salvar.
Nota: os temas não serão aplicados ao relatório até que o relatório tenha sido salvo.
Painéis de Controle na Nuvem
Você pode compartilhar os seus relatórios personalizados. Os relatórios são compartilhados através dos Painéis de Controle na Nuvem, que são telas pré-definidas transmitidas para monitores ou televisões externos. Os relatórios compartilhados podem ser acessados via URLs que são específicas para cada relatório. Para compartilhar relatórios através dos Painéis de Controle na Nuvem, faça o seguinte:
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Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
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Na barra de ferramentas, clique em Relatórios Salvos.
-
Abra o relatório personalizado desejado.
-
Defina os filtros conforme desejado, caso ainda não estejam definidos.
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Clique em Criar Painel de Controle na Nuvem.
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Selecione uma das seguintes opções de relatório:
- Privado: direciona apenas para os usuários logados na sua instância SharpSpring;
- Público: direciona qualquer um com o URL. -
Clique em Copiar Link.
Uma vez copiado, você pode colar o URL do link copiado em uma aba do navegador ou em um e-mail.
Quando clicado, o relatório compartilhado será aberto como uma visualização de painel de controle de todos os widgets adicionados e dados relacionados. Esta visualização exibirá as informações que aparecem como resultado de seus filtros.
Clicar em Expandir fará exibir a janela do relatório no modo de Tela Cheia e esconderá o URL associado. Já clicar em Comprimir fará restaurar a janela do relatório para o seu tamanho original.
Importante: você não pode compartilhar um relatório enquanto estiver editando o relatório.
O Launchpad
Os Relatórios personalizados criados podem ser utilizados como painéis de controle no Launchpad. O Launchpad oferece uma visão rápida de suas próximas tarefas, atividade recente e métricas mais importantes. O próprio Launchpad é uma coleção de diferentes painéis que contêm informações específicas. Essas informações podem ser amplamente personalizadas utilizando seus Relatórios personalizados, definindo melhor as informações que você deseja visualizar.
Você pode criar seus próprios Relatórios personalizados e definí-los para que sejam a aba padrão que você vê ao acessar a SharpSpring pela primeira vez no dia. Isso significa que, em vez de encontrar uma página inicial genérica e estática, você pode utilizar qualquer um de seus relatórios personalizados para criar painéis individuais do Launchpad. Esses painéis conterão os widgets que exibem as métricas que são importantes e úteis para você.
Para mais informações sobre o uso de Relatórios personalizados com o Laucnhpad, consulte a Visão Geral do Launchpad.
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