O Pipeline de Vendas fornece um amplo conjunto de funcionalidades que facilitam, acompanham e permitem supervisionar as diferentes etapas até assegurar uma venda.
É necessário acompanhar e fazer a manutenção dos pipelines conforme à medida que a oportunidade surge. Alguns pipelines — ou oportunidades nos diversos estágios dos pipelines — podem estar se saindo melhor que outros.
O Relatório de Saúde da Oportunidade da SharpSpring permite que você veja como as oportunidades de seus pipelines têm se saído. Além disso, você poderá salvar, agendar e exportar informações do relatório para uso posterior.
Este artigo fornece uma visão geral do Relatório Avançado.
Usuários com acesso:
-
Administradores
-
Gerentes da empresa
-
Gerentes de marketing
-
Gerentes de vendas
-
Consultores de vendas
-
Vendedores
Acessar e Realizar Buscas nos Relatórios de Saúde
Para acessar o Relatório de Saúde da Oportunidade e buscar por oportunidades, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Relatórios > Saúde da Opp.
-
No painel de Filtros, clique no menu suspenso Pipeline.
-
Selecione o pipeline desejado.
-
Na lista de Relatório de Saúde da Oportunidade, clique no menu suspenso Ordenar Por.
-
Selecione um dos seguintes parâmetros de ordenação:
• Data de fechamento
• Valor da transação
• Vendedor
• Probabilidade %. -
Opcionalmente, digite o nome da oportunidade desejada no campo Buscar por Nome da Oportunidade, que também fica na lista do Relatório de Saúde da Oportunidade.
Importante: As oportunidades em má saúde serão removidas automaticamente do Relatório de Saúde de Oportunidades três meses após a data de fechamento prevista.
Observações:
-
Limpe seus filtros a qualquer momento clicando em Resetar Filtros no painel Filtros.
-
O pipeline que aparece por padrão na lista do Relatório Avançado da Oportunidade é o pipeline que atualmente está definido como visível.
O Painel de Filtros
É necessário utilizar o painel de Filtros ao buscar por informações de pipelines ou oportunidades. Como o nome já diz, o painel de Filtros abriga os diversos filtros de pesquisa e de metadados que afunilam os resultados de pesquisa.
O painel de Filtros possui as seguintes opções disponíveis:
Painel de Filtros: Pipeline
O filtro Pipeline é onde você define qual pipeline será exibido na lista do Relatório de Saúde da Oportunidade. Clicar no menu suspenso faz que os pipelines disponíveis sejam exibidos. Ao selecionar um pipeline neste menu, serão exibidas as informações sobre todas as oportunidades disponíveis nos diferentes estágios do pipeline.
O campo Estágios é onde você seleciona o estágio de pipeline a ser exibido na lista do Relatório de Saúde da Oportunidade. Inicialmente, todos os estágios do pipeline selecionado são disponíveis. Inserir estágios individuais exibirá apenas as oportunidades que estão atualmente definidas para aquele estágio. Ao realizar uma busca por oportunidades, você pode inserir qualquer um dos ou todos os estágios de pipeline disponíveis.
Painel de Filtros: Status da Oportunidade
O filtro Status da Oportunidade é onde você determina se os resultados da busca exibirão apenas as oportunidades que estão definidas como Abertas ou Fechadas.
Ao utilizar o filtro de Status da Oportunidade, esteja ciente de que apenas uma opção pode ser selecionada por vez.
As oportunidades Abertas são aquelas que ainda estão em atividade. As oportunidades Fechadas são as concluídas, podendo ter resultado ou não em uma venda. As oportunidades fechadas podem ainda ser Ganhas e Perdidas:
-
Uma oportunidade Perdida é uma oportunidade que não possui mais chance de resultar em uma venda.
-
Uma oportunidade Ganha é uma oportunidade que resultou em uma venda e que gerou receita.
Painel de Filtros: Data de fechamento
O filtro de Data de Fechamento exibe as oportunidades disponíveis que possuem a data de fechamento no intervalo de tempo selecionado. Este filtro é apresentado na forma de um selecionador de calendário. Selecionar a primeira data define o início do período de tempo, enquanto selecionar a segunda data define o fim do período.
Painel de Filtros: Vendedor
O filtro Vendedor exibe o vendedor associado a oportunidades dentro do pipeline. Você pode clicar no campo de texto para conferir uma lista completa dos vendedores disponíveis ou pode inserir o nome do vendedor desejado. É possível selecionar todos ou qualquer um dos vendedores disponíveis ao realizar uma busca por oportunidades.
Painel de Filtros: Produtos
O filtro de Produtos exibe os produtos disponíveis que foram associados a oportunidades dentro do pipeline. Clicar no campo de texto exibirá todos os produtos ligados a oportunidades. É inserir o nome de um produto específico para otimizar a pesquisa. Você pode, também, selecionar qualquer número de produtos para pesquisar.
Painel de Filtros: Problemas
O filtro Problemas exibe os problemas pesquisáveis disponíveis. Ao buscar por oportunidades, você pode clicar em todas ou em qualquer uma das opções de problemas.
Esses problemas, que são exibidos como tags nos resultados de busca, representam problemas comuns que ocorrem quando uma oportunidade não se move dentro do processo de vendas. O que torna uma oportunidade problemática é definido por você. Os valores podem ser alterados para melhor atender às suas necessidades.
As tags de problemas pode aparecer preenchidas ou vazias. As tags de problemas preenchidas (com o fundo colorido) dizem respeito à própria oportunidade ou às atividades provenientes dos leads da oportunidade. As tags de problemas vazias (com o fundo branco) dizem respeito ao vendedor.
Por exemplo, uma tag de problema Sem Follow-Up está vazia pois ela afirma que o vendedor não tem acompanhado os leads. No entanto, se a tag de problema Em atraso está preenchida, isso ocorre porque a oportunidade está aberta para além de sua data de fechamento.
Ao criar ou editar estágios para uma pipeline, você pode definir as métricas que determinam quando uma oportunidade se torna problemática. As opções de problemas disponíveis são as seguintes:
Problema |
Descrição |
Baixo Alcance |
Há menos do que o número definido de e-mails, chamadas e e-mails inteligentes enviados para uma oportunidade. |
Sem Follow-up |
Não há tarefas futuras para uma oportunidade. |
Tarefas em atraso |
Existe uma notificação de tarefa definida para uma oportunidade, mas está em atraso. |
Baixo engajamento |
Há menos do que o número definido de ligações e e-mails recebidos para uma oportunidade. |
Em atraso |
A data de fechamento prevista da oportunidade passou. |
Estagnado |
A oportunidade passou, em determinado estágio, mais tempo que o número de dias configurado. |
Painel de Filtros: Atividade
O filtro Atividade exibe as oportunidades com base nos níveis atuais de atividade delas. Você pode pesquisar por todas as oportunidades e desconsiderar os níveis de atividade, procurar por oportunidades que não tenham atividades recentes ou pesquisar por oportunidades que tiveram atividades recentes.
Esteja ciente de que as atividades, neste quesito, dizem respeito às tarefas que são concluídas. Elas não cobrem as chamadas de telefone ou e-mails individuais.
Lista do Relatório de Saúde da Oportunidade
A lista do Relatório de Saúde da Oportunidade exibe problemas potenciais para todas as oportunidades de um determinado pipeline. Cada oportunidade é exibida em quatro partes:
Relatório de Saúde da Opp: Informações da Oportunidade
O bloco esquerdo de informações detalha as informações gerais da oportunidade:
-
O nome da oportunidade
-
O nome da conta associada à oportunidade
-
A data de criação da oportunidade
-
A foto do vendedor
-
O vendedor associado à oportunidade
-
O valor da oportunidade
-
Certas tags de problemas
Clicar no nome da oportunidade abrirá a oportunidade para edição.
Relatório de Saúde da Opp: Status e Resumo da Oportunidade
O bloco central de informações exibe todo o conteúdo de notificações de status e tarefas. Este conteúdo contém todas as tarefas, reuniões, ligações e e-mails que foram ou estão agendados para a oportunidade. Este bloco de informações também exibe todas as notas relevantes da oportunidade.
Esta seção do Relatório somente registrará atividades se tiver sido agendado como uma notificação de tarefa.
Relatório de Saúde da Opp: Informações do Estágio de Pipeline
O bloco direito de informações detalha as informações do estágio de pipeline que a oportunidade está atualmente inserida:
-
A data de fechamento da oportunidade
-
O estágio do pipeline
-
A probabilidade de fechamento da oportunidade
-
O valor esperado da oportunidade
-
Certas tags de problemas.
Relatório de Saúde da Opp: Duração do Estágio do Pipeline
É possível acessar estas informações ao clicar no ícone + Mais que fica ao lado de cada oportunidade na lista de oportunidades. As informações detalham:
-
Os contatos associados à oportunidade
-
Quanto tempo a oportunidade passou em diferentes estágios de pipeline
-
As ligações, e-mails e respostas que ocorreram durante o tempo pelo qual a oportunidade ficou em um estágio de pipeline
Clicar em um estágio de pipeline faz abrir uma janela de todas as comunicações que ocorreram durante o tempo em que a oportunidade passou em tal estágio específico do pipeline.
Os estágios de pipeline possuem um gráfico de todas as atividades que ocorreram ao longo do estágio. Esses gráficos detalham os seguintes dados:
Dados do Gráfico |
Descrição |
Ligações de Vendas |
Todas as ligações de vendas registradas nos registros dos contatos associados a uma oportunidade durante o estágio do pipeline. |
E-mails de Vendas |
Todos os e-mails recebidos de contatos associados a uma oportunidade durante o estágio do pipeline. |
Respostas Recebidas de Opps |
Todas as chamadas recebidas e registradas nos registros dos contatos associados a uma oportunidade durante o estágio do pipeline. |
Envios às Opps |
Todos os e-mails enviados aos contatos associados a uma oportunidade durante o estágio do pipeline. |
E-mails Automatizados |
Todos os e-mails enviados via automação da SharpSpring para contatos associados a uma oportunidade durante o estágio do pipeline. |
Opções Adicionais de Gerenciamento de Relatório
Uma revisadas as informações de oportunidades no Relatório de Saúde da Oportunidade, é possível que você deseje guardar as informações para uso posterior. Existem opções disponíveis para salvar e gerenciar relatórios. Dentro do Relatório de Saúde da Oportunidade, você pode:
Opções: Exportar Dados do Relatório
Assim como outros relatórios na SharpSpring, é possível exportar o Relatório de Saúde da Oportunidade como um arquivo externo. As exportações do Relatório de Saúde da Opp somente podem ser salvas como arquivos .PDF.
Para exportar o Relatório de Saúde da Oportunidade, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Relatórios > Saúde da Opp.
-
Busque por oportunidades dentro de um período de tempo.
-
Clique em Opções > Exportar.
-
Na aba do navegador que se abre, revise o arquivo .PDF.
-
Salve o arquivo .PDF em seu dispositivo local.
Nota: os relatórios exportados em .PDF possuem um limite de exibição de até 400 oportunidades.
Opções: Agendar Dados de Relatório
É possível agendar os dados do Relatório de Saúde da Oportunidade para enviá-los a usuários. Para fazer isso, siga os próximos passos:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Relatórios > Saúde da Opp.
-
Busque por oportunidades dentro de um período de tempo.
-
Clique em Opções > Agendar Relatório.
-
Insira um título para o seu relatório.
-
Defina o campo Este agendamento deve ser ativado? como Ativado.
-
No campo Envie o relatório para estes usuários ou tags, insira os nomes ou tags de usuários desejados.
-
No campo Assunto do E-mail, insira o título do assunto para o e-mail agendado.
-
No campo Mensagem do E-mail, insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.
-
Defina os parâmetros do campo Agende um horário para enviar o relatório.
-
Defina os parâmetros do campo Repetir.
-
No campo Manutenção de agendamentos concluídos, selecione a opção caso deseje que o e-mail seja deletado após o envio.
-
Clique em Concluído.
Uma vez agendado o relatório, clique em Opções > Exportar para revisar o relatório.
Opções: Salvar e Revisar os Dados do Relatório
É possível salvar dados do Relatório de Saúde da Oportunidade em sua instância da SharpSpring. Para fazer isso, siga os próximos passos:
-
Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Vendas > Relatórios > Saúde da Opp.
-
Busque por oportunidades dentro de um período de tempo.
-
Clique em Opções > Salvar Relatório.
-
Insira um nome para o seu relatório.
-
Clique em OK.
-
Clique em Opções > Relatórios Salvos.
-
Clique no menu suspenso Relatórios Agendados.
-
Selecione Relatórios Salvos.
-
Na seção Vendas, encontre o seu relatório.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.