O relatório de Performance de Vendas permite garantir que a sua equipe de vendas esteja no caminho certo para alcançar as metas-chave, estimando o valor total e o valor esperado de seu pipeline de vendas.
Este artigo fornece uma visão geral do relatório de Performance de Vendas, bem como de seus recursos disponíveis.
Usuários com acesso:
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Administradores
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Gerentes da empresa
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Gerentes de venda
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Consultores de venda
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Vendedores
Sobre os Relatórios de Performance de Vendas
Para acessar o relatório de Performance de Vendas, clique em Vendas > Relatórios > Performance de vendas na barra de ferramentas superior da SharpSpring.
O relatório de Performance de Vendas fornece informações sobre estimativas do valor total e do valor esperado de seu pipeline. Esse relatório permite visualizar como os seus representantes de vendas estão se saindo. Desta maneira, você pode medir desempenho e melhorar a sua estratégia de vendas.
O relatório de Performance de Vendas mostra em um gráfico de barras, uma comparação entre as vendas e o valor esperado.
Além disso, o relatório de Performance de Vendas fornece uma lista de todas as oportunidades — incluindo o valor, a data de fechamento, e os representantes de venda associados a elas — que englobam um período específico de tempo:
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A aba das Oportunidades em andamento exibe todas as oportunidades abertas e disponíveis.
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A aba das Oportunidades ganhas exibe todas as oportunidades que foram fechadas como Ganhas.
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A aba das Oportunidades perdidas exibe todas as oportunidades que foram fechadas como Perdidas.
Ao clicar em Visualizar Todos, todas as oportunidades dentro do Centro de Vendas serão exibidas.
Configurar os Relatórios de Performance de Vendas
É possível configurar o relatório de Performance de Vendas com filtros de dados para que ele mostre diferentes detalhes. Você pode utilizar quantos filtros de dados desejar.
Para configurar os filtros do relatório de Performance de Vendas, faça o seguinte:
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No menu de Data, defina o período de tempo.
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No menu suspenso Pipeline de Vendas, selecione o Pipeline que será visualizado.
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No menu Representante de Vendas, selecione os representantes de venda que serão visualizados.
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No menu Tag do Vendedor, selecione os representantes com tags relevantes.
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No menu Filtrar por Produtos, selecione os produtos relevantes.
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No menu Filtrar por Campanhas, selecione a campanha relevante.
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No menu Tag de Campanha, selecione as tags relevantes.
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Se desejar, clique na opção Incluir oportunidades arquivadas para incluir, no relatório, as oportunidades que foram arquivadas.
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Clique em Aplicar.
Observações:
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Clicar nas oportunidades em um estágio do pipeline faz com que apareça uma lista com os nomes delas. Clicar no nome de uma oportunidade fará abrir a Janela desta oportunidade.
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Para resetar os filtros no relatório, clique em X Limpar Filtros.
Salvar Relatórios de Performance de Vendas
Para salvar um relatório de Performance de Vendas já configurado, faça o seguinte:
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Clique no ícone de engrenagem para ir em Opções > Salvar Relatório.
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Na espaço de texto Título do Relatório, insira um nome para o relatório.
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Clique em Salvar.
Você pode deletar os relatórios de Performance de Vendas salvos a partir da tela do relatório de Performance de Vendas. Esteja ciente que, ao clicar em Opções > Deletar Relatório, o relatório será imediata e irreversivelmente deletado.
Localizar Relatórios Salvos
Quando você sai da página de relatório, o relatório salvo e os parâmetros associados a ele serão reconfigurados para os padrões básicos. Para localizar e acessar relatórios salvos anteriormente, faça o seguinte:
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Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Menu do Usuário > Configurações.
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No painel à esquerda, sob Funcionalidades, clique em Relatórios Salvos & Agendados.
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Selecione a aba Salvos.
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Opcionalmente, digite o nome do relatório, assunto, palavra-chave ou outros filtros de busca aplicáveis na barra de buscas.
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Clique no nome do relatório salvo desejado.
Agendar Relatórios de Performance de Vendas
Uma vez configurado um relatório de Performance de Vendas, é possível agendá-lo para que ele seja enviado por e-mail.
Para agendar um relatório de Performance de Vendas, faça o seguinte:
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Clique no ícone de engrenagem para ir em Opções > Salvar e Agendar Relatório.
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Na campo Título do Relatório, insira um nome para o relatório.
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Clique em Salvar relatório.
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Certifique-se de que a opção Este agendamento deve ser habilitado? está habilitada.
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No campo de texto Enviar o relatório para estes usuários ou tags, insira os nomes do usuários ou grupos de tags desejados.
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No campo de texto Assunto do E-mail, insira uma linha de assunto para o e-mail agendado.
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Na campo de texto Mensagem do E-mail, insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.
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No menu suspenso Selecione um relatório para enviar, selecione o relatório que se deseja enviar com o e-mail.
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Na seção Agende um horário para enviar o relatório, selecione uma das seguintes opções:
• Enviar imediatamente: faz que o e-mail seja enviado assim que o agendamento estiver completo.
• Agendar para depois: permite que você envie o e-mail quantas vezes desejar em uma data e horário futuros -
Se desejar, clique em Deletar agendamento após a conclusão para deletar o relatório agendado depois de feito o agendamento.
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Clique em Concluído.
Observações:
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Se você já salvou este relatório anteriormente, a opção Salvar e Agendar Relatório será exibida como Agendar Relatório.
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Por padrão, o menu suspenso Selecione um relatório para enviar exibirá o relatório que você acabou de salvar.
Exportar Relatórios de Performance de Vendas
Depois de configurado, o relatório de Performance de Vendas pode ser exportado em formato .PDF. Para exportar um relatório Performance de Vendas, faça o seguinte:
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Clique no ícone de engrenagem para ir em Opções > Exportar para .PDF.
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Na janela de PDF que aparecer, salve o arquivo .PDF.
Diferentes navegadores da web ou programas de visualização de PDF possuem diferentes maneiras de salvar, fazer download ou imprimir um arquivo .PDF. Confira a documentação de suporte do seu navegador ou programa para maiores informações.
Baixar e Imprimir Gráficos do Relatório
Para fazer o download ou imprimir o relatório como uma imagem, faça o seguinte:
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No gráfico de Vendas por Mês, clique em Menu.
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Selecione um dos seguintes tipos de download:
• Imprimir gráfico
• Baixar como imagem .PNG
• Baixar como imagem .JPEG
• Baixar como documento .PDF
• Baixar como imagem de vetor .SVG
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