É possível importar automaticamente para a Lead Gen & CRM os leads coletados por formulários do Facebook Lead Ads. Isso permitirá que esses leads sejam tratados como leads coletados por formulários nativos ou da Lead Gen & CRM.
Além disso, o preenchimento do formulário será exibido na Vida do Lead desses contatos. Eles também podem ser adicionados a uma campanha, tornando-os mais acessíveis para automações e pontuação de leads.
Este artigo detalha como utilizar o Facebook Lead Ads com a Lead Gen & CRM.
Usuários com acesso:
-
Administradores
-
Gerentes da empresa
-
Gerentes de marketing
Conectar ao Facebook Lead Ads
Para obter informações sobre os seus leads vindos do Facebook Lead Ads, será necessário conectar sua instância da Lead Gen & CRM à sua conta do Facebook Lead Ads.
Para se conectar ao Facebook Lead Ads, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da Lead Gen & CRM, clique em Menu do Usuário > Configurações.
-
No painel esquerdo, na seção Definições de Terceiros, clique em Facebook Lead Ads.
-
Clique em Conectar Conta.
-
Clique em Conectar ao Facebook.
-
Clique em Continuar como/Reconectar ou Faça login em uma nova conta, se preciso.
-
Defina o botão de sincronização da página para Ligado ou Desligado, recomendamos que mantenha ligado para que as alterações feitas na página propaguem devidamente.
-
Clique em Próximo.
-
Na página de confirmação da conexão, clique em Concluído.
Para maiores informações acerca do Facebook Lead Ads, consulte a documentação de suporte externa do Facebook.
Desconectar do Facebook Lead Ads
Caso você não tenha mais necessidade da conexão do Facebook Lead Ads, é possível desconectá-lo da Lead Gen & CRM.
Para desconectar a Lead Gen & CRM do Facebook Lead Ads, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da Lead Gen & CRM, clique em Menu do Usuário > Configurações.
-
No painel esquerdo, na seção Definições de Terceiros, clique em Facebook Lead Ads.
-
Arraste o cursor sobre o círculo do Status da Conta.
-
Clique em Desconectar.
-
Na janela que aparece, clique em Desconectar.
Sobre as Contas Conectadas
Quando conectada à sua conta do Facebook, a página Facebook Lead Ads exibirá certas informações sobre sua conta conectada e formulários monitorados.
As informações exibidas são as seguintes:
Informações |
Descrição |
Perfil do Facebook |
O nome e o endereço de e-mail registrados no seu perfil do Facebook. |
Listagem de página |
O nome da página listada. |
Descrição da listagem |
A descrição exibida da página listada. Somente disponível se a página listada possuir uma descrição no Facebook. |
Formulários associados |
Todos os formulários associados à página listada. |
Contagem de formulários |
O número de formulários associados que contêm dados ou que estão disponíveis para mapeamento. |
Mensagens de erro |
Quaisquer problemas identificados com o formulário, tal como mapeamento incompleto. |
Como Criar Dados de Teste para o Formulário
Os formulários conectados precisam de dados de teste. Isso é feito por meio das ferramentas para desenvolvedores do Facebook/Meta.
Para criar dados de teste para um formulário de página, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da Lead Gen & CRM, clique em Menu do Usuário > Configurações.
-
No painel esquerdo, na seção Definições de Terceiros, clique em Facebook Lead Ads.
-
Faça uma das seguintes opções:
• Embaixo da página desejada, clique no link Facebook Lead Ads Testing Tool, caso ele esteja disponível. Ou use o link a seguir: https://developers.facebook.com/tools/lead-ads-testing
• Faça o login na página de ferramentas para desenvolvedores do Facebook. -
No menu suspenso Página, certifique-se de que a página correta está sendo exibida.
-
No menu suspenso Formulário, selecione o formulário desejado.
-
Clique em Visualizar Formulário.
Observação: Ao clicar em Criar Lead, apenas o campo de e-mail do formulário é enviado. Por outro lado, clicar em Visualizar Formulário envia todos os campos do formulário, o que proporciona melhores resultados ao mapear dados de formulário na Lead Gen & CRM. -
Preencha e envie o formulário.
Uma vez criados os dados do lead, pode levar até dez minutos para que as novas informações de formulário sejam exibidas na Lead Gen & CRM.
Notas:
-
Para remover dados de lead criados anteriormente, clique em Deletar Lead.
Mapeando os Dados do Formulário
Depois de criados os seus dados de lead e depois de seus formulários do Facebook relacionados terem aparecido na Lead Gen & CRM, você poderá começar a mapear os dados do formulário.
Para mapear os campos do formulário do Facebook aos campos da Lead Gen & CRM, faça o seguinte:
-
Na barra de ferramentas superior da Lead Gen & CRM, clique em Menu do Usuário > Configurações.
-
No painel esquerdo, na seção Definições de Terceiros, clique em Facebook Lead Ads.
-
Na linha do formulário desejado, clique no ícone de três pontos para ir em Opções > Mapeamento de Campos.
-
No menu que aparecerá, selecione o campo do CRM apropriado para cada campo do Meta.
-
Repita o processo para cada campo conforme necessário.
-
Clique em Salvar Mapeamentos.
Para maiores informações acerca de mapeamento de campo, consulte o artigo Conectando e Mapeando Formulários Nativos e de Terceiros.
Importante: alguns, mas não todos, dos nomes de campo do Facebook serão mapeados automaticamente. Certifique-se de mapear todos os campos e de revisar os campos já mapeados.
Nota: ao selecionar um campo, certifique-se de que a sua escolha se assemelhe o máximo possível ao campo na coluna Nome do Campo que recebemos.
Informações de Preenchimento de Formulário
Assim como acontece com seus outros formulários nativos e de terceiros, os formulários do Facebook Lead Ads aparecerão na página Envios de formulários.
Na coluna Tipo de formulário, os formulários do Facebook serão listados como Facebook.
Para obter mais informações sobre dados e detalhes do envio de formulários, consulte o artigo Visão Geral das Informações de Formulário.
Informações da Vida do Lead
Os preenchimentos de formulários do Facebook aparecerão na Vida do Lead na respectiva página do contato.
A Vida do lead exibirá as seguintes informações para os registros de Facebook Lead Ads:
-
A data de envio
-
O nome da campanha associada
-
O nome do conjunto de anúncios
-
Todos os campos e valores do formulário
Para obter mais informações sobre a vida do lead, consulte Ícones da Vida do Lead.
Entradas do Feed de Atividades
Novos contatos e preenchimentos de formulário do Facebook aparecerão no seu Feed de Atividades. Assim como com outras entradas do Feed de Atividades, as entradas do Facebook detalham o seguinte:
-
O nome do lead
-
O status do lead
-
A pontuação atual do lead
-
Com qual conteúdo o lead interagiu
-
Links para o conteúdo
-
A data da interação
Para entradas do Facebook, esteja ciente do seguinte:
-
Clicar no nome do lead o levará à página de contato específica do lead
-
Clicar no ícone de atividade da entrada abrirá essa entrada na linha do tempo da Vida do Lead
-
Clicar no nome do formulário levará ao formulário preenchido.
Para obter mais informações sobre o Feed de atividades, consulte Visão Geral do Feed de Atividades.
Facebook Lead Ads e Campanhas
Depois de conectar o Facebook Lead Ads à Lead Gen & CRM, sua instância criará uma nova campanha para cada nova campanha do Facebook. Quando um formulário do Facebook coleta um lead, o Facebook cria uma campanha associada ao anúncio que contém o formulário.
Quando conectada, a Lead Gen & CRM criará automaticamente uma campanha correspondente e atribui o lead a essa campanha. Mais do que isso, uma tag especial é adicionada à campanha. Isso une suas campanhas do Facebook, ajudando a garantir que seus vários leads de formulários do Facebook estejam vinculados.
Perguntas frequentes e solução de problemas
A conexão não completa ou resulta em erro: Nestes casos, é necessário conferir se foram concedidas à Lead Gen & CRM todas as permissões necessárias e se elas permanecem assim. Em nosso vídeo tutorial, nós mostramos como conferir se as permissões estão habilitadas, tanto no momento da conexão, quanto posteriormente.
O(s) formulário(s) não aparece(m) para mapeamento dos campos: Primeiro, é necessário se certificar de que você realizou o preenchimento de teste na ferramenta do Facebook depois de ter conectado o Lead Ads à Lead Gen & CRM. Você pode acessar a ferramenta de teste clicando aqui. Agora, por conta de alguma eventual instabilidade, pode ser que o preenchimento teste demore para chegar ou de fato não chegue na Lead Gen & CRM.
Nestes casos, recomendamos aguardar um pouco mais do que os 10 minutos sugeridos na plataforma. Depois, caso os dados de teste realmente não caiam na Lead Gen & CRM, recomendamos realizar um novo preenchimento teste. Para isso, você deve deletar o preenchimento anterior, pois a ferramenta do Facebook só permite um envio-teste por formulário. Este procedimento também é exibido em nosso vídeo tutorial.
A conexão deixou de funcionar ou está com erro: Como a integração do Facebook Lead Ads com a Lead Gen & CRM é uma corrente que envolve diferentes arquiteturas e empresas, ela está mais suscetível a receber alterações e atualizações por qualquer um dos lados. Por conta disso, é possível que, eventualmente, a sua conexão com o Lead Ads sofra alguma instabilidade.
Para conferir se há um erro com a sua conexão com o Lead Ads, vá na página da conexão e confira o círculo de status da conexão. A cor vermelha indica que há um erro. Nesse caso, clique neste ícone para desconectar a sua conta. Depois, refaça a sua conexão seguindo todos os passos indicados nas seções anteriores — incluindo certificar-se de que todas as permissões estão habilitadas para a Lead Gen & CRM. O nosso vídeo tutorial mostra como conferir o status da conexão com o Facebook Lead Ads e como desfazer e refazer a integração.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.