A SharpSpring permite a importação de diversos contatos de uma só vez, através da Ferramenta de Importação.

Este artigo fornece informações sobre essa funcionalidade. 

Sobre a Migração de CRM

Este artigo detalha os métodos e as funcionalidades involvidas na importação de contatos, sem entrar em detalhes na migração de contas. Se você precisa migrar contas, oportunidades, campanhas ou notas, a partir de outras plataformas de CRM, consulte os seguintes artigos:

Preparação dos arquivos .CSV para importação

A Ferramenta de Importação usa informações de arquivos .CSV e cria listas de contatos a partir dessas informações. Esses tipos de arquivos possuem apenas dados alfanuméricos, apresentados em formato de tabela.

Todo arquivo .CSV que você importar deve possuir uma estrutura similar à seguinte:

Ao importar arquivos .CSV, tenha em mente que:

  • Alguns campos são obrigatórios. A Ferramenta de Importação exige que o seu arquivo .CSV possua uma coluna mapeada para o campo de e-mail. Ainda que o contato não possua um endereço de e-mail, a coluna precisa estar presente quando da importação.
  • Use primeiro nome e sobrenome. Para a importação ser bem sucedida, sugerimos utilizar nome e sobrenome caso você não possua o endereço de e-mail do contato.
  • Os valores devem corresponder. Ao importar valores de campos personalizados, garanta que eles estejam formatados no mesmo formato do campo. Exemplo: valores de caixa de seleção suspensa e de checkbox são case-sensitive.

Para saber como estruturar arquivos arquivos .CSV e quais informações eles devem possuir, consulte os seguintes artigos:

Importando Contatos via arquivos .CSV

  1. Crie um arquivo .CSV em formato Unicode, com todos os seus contatos.
  2. No arquivo, adicione uma coluna chamada Email.
  3. Insira as informações no arquivo .CSV, de acordo com a sua necessidade.
  4. Salve o arquivo .CSV.
  5. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Importar.
  6. Ao fim da página, clique em Escolher um arquivo.
  7. Escolha o arquivo .CSV desejado.
  8. Clique em Carregar arquivo CSV.

Importante: a Ferramenta de Importação é somente para informações de contatos e leads. As importações não disparam algumas funcionalidades, tais como listas dinâmicas.

Configurações de Importação

Após o arquivo .CSV ser importado, a lista de contatos dele precisa ser configurada. Isso vai determinar em qual lista os contatos devem ficar, quem será o proprietário deles e qual o seu status. Para configurar uma lista importada, faça o seguinte:

  1. Na página Importar Contatos, sob Configurações de Lista selecione Nova Lista ou Use lista existente.
  2. Dependendo do tipo de lista, no campo de nome da lista, digite um nome para a lista nova ou digite o nome da lista existente - para a qual você quer importar os contatos.
  3. No menu Como devemos tratar os contatos duplicados?, selecione uma das seguintes opções: ignorar o registro complemente, atualizar apenas informações novas ou atualizar as informações novas e existentes.
  4. No menu Importe Novos leads na lista como..., selecione uma das seguintes opções: leads abertos, leads não qualificados, leads qualificados, contatos ou clientes.
  5. Opcionalmente, em caso de atualização de informações (para contatos duplicados), selecione se você quer Reescrever status de lead existente.
  6. Opcionalimente, selecione Atribuir leads a uma campanha para selecionar uma campanha à qual os leads serão atribuídos.
  7. Opcionalmente, selecione Atribuir leads a um usuário particular para selecionar um proprietário para os leads.

Mapeando Campos

Após as configurações de importação serem definidas, você precisa mapear o conteudo de sua planilha para os campos da SharpSpring.

  1. Na seção Mapeamentos, clique em um dos campos de texto da coluna Campos.
  2. Selecione o nome do campo para o qual o mapeamento será realizado.
  3. Opcionalmente, clique em Crie um Campo Personalizado, para importar a coluna como campo personalizado.
  4. Repita os passos anteriores, conforme necessário.
  5. Clique em Importar.
  6. No pop-up que aparece, digite Confirmar.
  7. Clique em Importar.

Ao importar arquivos .CSV, a SharpSpring mapeia tenta mapear automaticamente alguns campos (First Name, Last Name e Email). No entanto, essa opção nem sempre é possível. De qualquer maneira, você sempre remapear todos os campos, caso o mapeamento automático não esteja de acordo.

Uma vez importados os contatos, a lista irá aparecer no histórico de importação.

Importante: use os campos da SharpSpring já presentes no sistema, quando possível, ao invés de duplicar os campos. Ao importar e mapear campos personalizados com o mesmo nome de campos de sistema, os campos de sistema ficarão invisíveis e não poderáo ser usados pela plataforma. Para restaurar os campos de sistema, entre em contato com Suporte da SharpSpring.

Reputação de Remetente: avaliando listas importadas

Quando você importa uma lista nova, a SharpSpring avalia a qualidade geral da lista baseado em uma série de fatores - incluindo uma avaliação realizada por um serviço de terceiros. Caso 45% ou mais dos contatos presentes na lista possuam endereço de e-mail inválido, tóxico ou comprado, a SharpSpring não permite que a importação continue.

A SharpSpring determinou que tais listas entram no 2,5% mais baixo de qualidade, e possuem uma grande chance de rebaixar o seu status de remetente (caso envios de e-mails sejam realizados). Essa medida serve para garantir a saúde de longo prazo e a capacidade da plataforma de proteger a reputação de remetentes de seus usuários.

No raro evento de uma lista ser rejeitada devido à baixa qualidade, a Equipe de Compliance da SharpSpring será notificada. Nesse caso, entre em contato com [email protected] para maiores esclarecimentos.

Para mais informações sobre avaliação de contatos importados ou criados, ou até mesmo rejeição de listas, consulte o artigo Usando Ferramentas de Engajamento de E-mail.

Encontrou sua resposta?