O e-mail é essencial no mundo da automação de marketing. É necessário percorrer alguns passos para alcançar uma ótima entregabilidade e manter uma boa reputação como remetente. Esses passos são autenticação, permissão e engajamento. O objetivo de qualquer remetente de e-mail é começar com a permissão, e continuar o relacionamento baseado no engajamento. Este artigo irá detalhar as melhores práticas envolvidas na criação de e-mails.

Provedores de Acesso de Internet

Enquanto provedores de serviço de internet (ISPs), como Gmail, Outlook, Yahoo, entre outros, ainda encorajam os remetentes a evitar reclamações de spam, um peso crescente vem sendo adicionado às medidas de engajamento como uma forma de determinar a qualidade do remetente. Isso se deve principalmente a uma mudança que vem acontecendo no comportamento dos usuários, que estão marcando e-mails como lixo eletrônico, ao invés de reclamar ou denunciar formalmente e-mails como spam.

Os ISPs controlam a última etapa da entregabilidade do e-mail e filtram quais e-mails irão para a caixa de entrada dos seus usuários. Enquanto a automação de marketing ou os provedores de serviço de e-mail podem ajudá-lo a evitar a caixa de spam, a decisão final da entregabilidade recai sobre as ISPs e seus algoritmos de entrega.

Spam e e-mails comerciais indesejáveis têm se tornado um problema considerável. Grande o suficiente para os ISPs implantarem mudanças para conduzir proativamente e-mails indesejados para o lixo eletrônico ou para a caixa de spam e, em alguns casos, até mesmo bloquear totalmente o e-mail.

Essas mudanças realizadas pelos ISPs melhoram a experiência de e-mail, de maneira geral, ao permitir que apenas os conteúdos que o destinatário deseja receber alcancem a sua caixa de entrada. Essa mudança no monitoramento a partir do engajamento ajuda a garantir que remetentes de baixa qualidade sejam responsabilizados, e ajuda a proteger as caixas de entrada de receberem conteúdos indesejáveis.

Reputação do Domínio

ISPs rastreiam a reputação de domínios remetentes individualmente. Isso quer dizer que a reputação do seu domínio é mais importante que nunca e é sua responsabilidade mantê-la. Mudando provedores de e-mail ou plataformas de automação de marketing não irá remover os danos causados na reputação do seu domínio, consequência do envio inadequado. O estrago irá segui-lo independente do provedor escolhido.

Além da reputação do domínio do remetente, os pools de IP usados por seu provedor também têm impacto na entregabilidade do seu conteúdo. A SendGrid, parceira SharpSpring e líder do setor de serviço de e-mail com armazenamento em nuvem, fornece aos clientes os pools de IP do remetente da mais alta qualidade. Assim, a SharpSpring trabalha junto com o SendGrid para garantir que todos e-mails cheguem nos ISPs.

Os ISPs usam, então, o histórico de engajamento do destinatário e a análise do conteúdo para fazer a decisão final sobre a entrega. Entregar conteúdo altamente envolvente - para destinatários que querem recebê-lo - irá aumentar o engajamento por e-mail e manter a reputação do seu domínio em boa forma junto aos ISPs.

Boas Práticas de Autenticação

Todos os e-mails devem ser devidamente autenticados com o DKIM. E-mails autenticados dizem aos servidores que a SharpSpring tem permissão para enviar e-mails em seu nome. Os ISPs estão migrando para sistemas que reduzem a capacidade de entrega para e-mails sem autenticação apropriada. Isso significa que ISPs agora esperam que o e-mail esteja autenticado, para então poder ser considerado para entrega. Além disso, muitos aplicativos anti-spam usados por outros servidores de e-mail também são configurados para rejeitar automaticamente e-mails sem a devida autenticação.

Boas Práticas de Permissão

Destinatários de e-mail devem ter expressamente se inscrito para receber seus conteúdos. As inscrições geralmente acontecem em eventos, no ponto de venda, e durante visitas no site. Dito isso, existem várias formas de um destinatário ter tido um relacionamento prévio com você, e consequentemente permitir acesso ao endereço de e-mail dele. Como um provedor de serviços de e-mail respeitável e com boa reputação, a SharpSpring proíbe expressamente remetentes de usar listas de e-mail compradas ao utilizarem a aplicação da SharpSpring. Comprar listas não é permitido, uma vez que elas não contém qualquer maneira de obter a permissão dos usuários.

Comprar listas quase sempre resultam no seguinte:

  • Taxas de entrega baixas
  • Taxas de abertura e clique baixas
  • Altas taxas de descadastro
  • Altas taxas de reclamação de spam
  • Domínio na blacklist

Usar de métodos de permissão - como confirmação de cadastro e lembretes de permissão - melhoram as taxas de engajamento e entregabilidade. Usando métodos de permissão, você ganha pontos por colocar o interesse do usuário como prioridade.

Melhores Práticas de Engajamento

Um relacionamento remetente-destinatário começa com permissão, mas é mantida com engajamento. Para manter o engajamento é preciso criar linhas de assunto que o destinatário queira abrir, e fornecer conteúdo que os destinatários queiram consumir e clicar - e não denunciar como spam ou cancelar a inscrição. Assim sendo, a SharpSpring recomenda fazer testes A/B com seus e-mails, para otimizar as taxas de engajamento de cada campanha.

Como dito anteriormente, os ISPs agora realizam o tracking do domínio individualmente. Por isso, uma das suas maiores preocupações é o quão engajados os destinatários estão com os e-mails que você está enviando. Engajamento é uma medida de quão propensos os destinatários são de abrir e/ou clicar nos e-mails que você envia, e isto é estimado medindo a performance dos e-mails passados que você enviou aos destinatários daquela lista. Os ISPs usam esta informação para decidir se sua próxima mensagem irá chegar na caixa de entrada desses usuários ou se irá parar no lixo eletrônico.

ISPs gostam de remetentes que possuem usuários engajados, e irão dar preferência na entregabilidade para esses remetentes. Do contrário, remetentes com muitos destinatários desengajados devem esperar receber soft bounces. Depois de remover tais destinatários, você deverá ver sua velocidade de entrega e a entregabilidade melhorarem. A SharpSpring recomenda que usuários desengajados sejam removidos da sua lista de e-mail regular. Isto deve ser feito, normalmente, três meses após a última interação deles com você.

Gerenciamento de Lista e Entregabilidade

Para gerenciar listas, com o objetivo de manter o engajamento e melhorar a entregabilidade como um todo, faça o seguinte:

  • Remova endereços de e-mail de cargos ou funções específicas. Estes são conhecidos por causar problemas de reclamações de spam e descadastro.
  • Remova domínios descartáveis. Estes são endereços de e-mails temporários que o usuário cria, unicamente, com o intuito de fazer cadastros/preencher formulários e evitar receber e-mails na caixa de entrada do e-mail principal.
  • Remova endereços de e-mail inválidos. Faça isso antes de enviar para a lista. Endereços inválidos causam hard bounces, prejudicam seus status de e-mail, diminuindo seu status como remetente. Por favor remova endereços inválidos antes de enviar qualquer e-mail.
  • Implemente a confirmação de cadastro. Isso garante que apenas e-mails válidos sejam adicionados à sua lista de e-mail.

Além das recomendações acima, as boas práticas de e-mail a seguir irão proteger a reputação do seu domínio e melhorar a entregabilidade dos seus e-mails:

  • Use protocolos de autenticação de e-mail como DKIM, SPF, e DMARC.
  • Use conteúdo dinâmico para personalizar o seu e-mail marketing para cada destinatário.
  • Segmente sua base de leads para atingir estrategicamente grupos de destinatários similares.
  • Garanta que seu conteúdo gere valor para o seu usuário.

Menos é Mais

Aderindo a essas práticas, o engajamento irá crescer, mais e-mails irão cair na caixa de entrada, e você terá mais cliques enviando menos e-mails. As taxas de clique e de abertura crescem quando e-mails são enviados para listas menores e segmentadas de destinatários engajados, se comparamos com o envio para um grande número de destinatários desengajados.

Negligenciar o engajamento do seu destinatário resulta, em última instância, nas suas mensagens não serem vistas por ninguém. Enviar para listas grandes de usuários desengajados faz com que os ISPs comecem a jogar suas mensagens para as pastas de lixo eletrônico. Dessa forma, seus destinatários - mesmo aqueles que querem receber seu conteúdo - não irão receber suas mensagens nas respectivas caixas de entrada.

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