Administradores de empresas com um status de reputação do remetente Saudável ou Em risco têm a possibilidade de desligar a "supressão automática baseada em engajamento" através das configurações de e-mail. Este artigo fornece uma visão geral dessas configurações.

Supressão de E-mail

A supressão baseada em engajamento é uma ferramenta da SharpSpring que previne envio de e-mails para leads desengajados. Em outras palavras, leads que possuem uma pontuação de engajamento igual a 0 ou foram considerados como “desengajados” uma vez que não interagiram nos últimos 24 meses. 

Isto se aplica a todos os e-mails enviados através de uma automação ou enviados para uma lista. Tanto remetentes com reputação Saudável ou Em risco têm a opção de solicitar ou desabilitar a supressão baseada em engajamento na SharpSpring. No entanto, apenas após 60 dias de você se tornar um remetente com reputação Saudável é que você pode remover a supressão.

Para solicitar a supressão, faça o seguinte:

  1. barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Configurações do Usuário > Configurações.
  2. No menu à esquerda, sob Funcionalidades, clique em Configurações de E-mail.
  3. Role até a seção Configurações de Supressão de E-mail.
  4. Selecione Exigir Supressão com Base no Engajamento.

Agências que querem desabilitar a supressão baseada em engajamento apenas para clientes específicos podem seguir os passos do artigo Adicionando e gerenciando contas de clientes: gerenciando a supressão de e-mail do cliente.

Atenção! Ao desativar essa configuração, será incluída outra opção na tela de envio - que precisa ser desativada no envio também.

Nota: remetentes com status Não saudável ou Limitado não conseguirão clicar no checkbox. Ele fica na cor cinza.

Como a supressão baseada em engajamento funciona

A SharpSpring possui uma funcionalidade que mede o engajamento de um destinatário, que é o score de engajamento do contato. Cada contato é atribuído a uma pontuação de engajamento inicial após a sua criação e o valor da pontuação depende da maneira como o contato foi criado no sistema:

  • 16 pontos quando o contato é criado através de um envio de formulário.
  • 9 pontos quando o contato é criado manualmente no Gerenciador de Contatos.
  • Um máximo de 9 pontos quando o contato é importado por meio de uma lista ou de uma conexão API.
  • 9 pontos quando o contato é criado por meio de uma sincronização ou migração de CRM

O score do contato diminui 1 ponto cada vez que é enviado um e-mail a ele e ele não toma uma atitude de engajamento:

  • Abriu um e-mail.
  • Clicou em um link do e-mail.
  • Preencheu um formulário.
  • Visitou um site trackeado e abriu pelo menos um e-mail.
  • Clicou em um link do Centro de Mídia.
  • Enviou um e-mail para algum usuário que tenha a caixa de entrada sincronizada.
  • Respondeu um e-mail enviado por um usuário com a caixa de entrada sincronizada.

Se são enviados 16 e-mails consecutivos e o destinatário não interage em nenhuma das formas citadas acima, então o score cai para 0, e o destinatário é considerado desengajado. Leads desengajados não receberão mais e-mails do sistema, a menos que você decida desativar a função de supressão baseada em engajamento. Lembrando que você só pode desabilitar ou reativar a supressão se o seu status constar como Saudável ou Em risco.

Um contato também pode se tornar desengajado depois de 24 meses sem abrir nenhum e-mail, preencher um formulário, enviar ou responder um e-mail de um usuário com a caixa de entrada sincronizada. Todos os contatos irão começar com 24 meses de vida, antes de se tornarem desengajados. Uma vez que um lead abriu um e-mail ou engajou de alguma das formas citadas acima, este valor voltará a subir para 24 meses. Se o lead mais uma vez ficar sem interagir com a empresa nesse período, ele se tornará um lead desengajado.

Clientes que optaram por ter a supressão de e-mails desabilitada ainda podem decidir na hora do envio se querem ou não suprimir o envio para contatos desengajados.

Status de Reputação do Remetente

Existem 4 categorias diferentes de status de reputação do remetente. Cada categoria está relacionada às estatísticas de e-mail:

Boas Práticas da Supressão

Existem algumas coisas que é preciso considerar em relação à possibilidade de enviar e-mails para leads desengajados. A SharpSpring possui várias recomendações relacionadas a como interagir com esses leads.

  • Pratique o envio de e-mail seguro e responsável. Acima de tudo, a SharpSpring recomenda enviar email apenas para contatos coletados recentemente e que sejam opt-in (ou seja, tenham autorizado o seu contato com eles).
  • Não envie e-mails para todos os seus leads desengajados de uma só vez. Se você escolher desabilitar a supressão baseada no engajamento, você poderá enviar e-mails para sua base de leads desengajados. Tenha em mente que esses leads não têm interagido com seu site e seus e-mails há um bom tempo. Isso coloca você em risco, pois estes leads podem denunciar seus e-mails como spam. Também, pode prejudicar gravemente a sua entregabilidade, uma vez que seus e-mails podem começar a cair na caixa de spam para leads engajados também.
  • Fique atento a endereços de email inválidos e armadilhas de spam. Se você escolher enviar para leads desengajados, tenha consciência que isso pode afetar seu status de reputação. Pode acontecer também de haver endereços de e-mails obsoletos ou armadilhas de spam na sua lista. Então, se você enviar para leads desengajados, e esses endereços forem e-mails inválidos ou marcados como spam, você pode ter seu status rebaixado. Isto impedirá você de poder desabilitar a supressão baseada em engajamento no futuro. De novo, lembre-se que você deve ter um status Saudável ou Em risco para fazer essa alteração.
  • Envie para seus leads desengajados um e-mail de reinscrição. A possibilidade de enviar para leads desengajados, pode ser uma boa oportunidade de verificar se eles realmente querem receber seus e-mails. Estes e-mails de reinscrição e lembretes de permissão podem conter uma mensagem simples: “Não ouvimos falar de você há algum tempo. Você ainda está interessado em receber nossos e-mails?” Para grupos maiores, considere também a opção de confirmação de listas.
Encontrou sua resposta?