É possível construir, customizar e reordenar campos com a funcionalidade arrastar e soltar do editor de formulários da SharpSpring.

Este artigo detalha como criar um formulário SharpSpring.

Criando e Editando Formulários SharpSpring

Um formulário é a principal forma da SharpSpring receber informações sobre um possível lead. Tais informações podem, então, serem usadas para enviar um e-mail para o lead, desencadeando o processo de nutrição.

Criando Formulários

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
  2. No lado direito da tela, clique no botão + Adicionar novo formulário.
  3. Na janela que aparece, insira um nome para o formulário.
  4. Selecione Formulário SharpSpring.
  5. Escolha o status de lead que será atribuído aos leads que preenchem esse formulário. 
  6. Clique em Continuar
  7. No menu Campos, selecione um campo para incluir no formulário.
  8. Clique em Salvar alterações.

Importante: você deve ter pelo menos um campo para poder salvar o formulário.

Uma vez criado, surgirá uma janela que contém o código incorporado do formulário. Este é o código que você deve colar na sua página web, para inserir o formulário nela. Para obter mais informações sobre os códigos incorporados, consulte o seguinte artigo.

Importante: como os formulários estabelecem o rastreamento, é considerado uma boa prática incluir o campo de Consentimento GDPR para estar em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR).

Editando Formulários

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
  2. No painel esquerdo, clique em Opções > Gerenciar formulários.
  3. Clique no nome do formulário desejado.
  4. No lado direito da página de formulário, clique em Opções > Editar Formulário.
  5. Edite o formulário conforme necessário.
  6. Clique em Salvar alterações.

Duplicando Formulários

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
  2. No painel esquerdo, clique em Opções > Gerenciar Formulários.
  3. Clique no nome do formulário desejado.
  4. No lado direito da página de formulário, clique em Opções > Editar Formulário.
  5. Clique em Opções > Salvar como cópia.
  6. Clique em Fechar.
  7. Clique na aba Geral.
  8. Renomeie o formulário.
  9. Clique em Salvar alterações.

Desativando Formulários

Embora não seja possível excluir formulários totalmente, é possível desativá-los. Para desativar os formulários, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
  2. No painel esquerdo, clique em Opções > Gerenciar Formulários.
  3. Certifique-se de que o menu atividade do formulário esteja em Formulários ativos.
  4. Clique no nome do formulário desejado.
  5. Ao lado da coluna Último ativo, clique em Opções > Desativar formulário.

Uma vez desativado, o formulário fica disponível no menu Formulários inativos.

Reativando Formulários

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
  2. No painel esquerdo, clique em Opções > Gerenciar Formulários.
  3. Clique no nome do formulário desejado.
  4. Certifique-se de que o menu atividade do formulário esteja em Formulários inativos.
  5. Ao lado da coluna Último ativo, clique em Opções > Ativar formulário.

Uma vez reativado, o formulário fica disponível no menu Formulários ativos.

Incluindo Campos de Formulário: a aba Campos

A aba Campos contém opções de inclusão, modificação e customização dos campos de formulário. Lembrando que, para ser salvo, o formulário deve ter pelo menos um campo.

  1. Na barra de ferramentas superior do SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
  2. Crie ou edite um formulário.
  3. Clique na aba Campos.
  4. No menu Campos, selecione os campos aplicáveis a serem incluídos em seu formulário.
  5. No menu Elementos, selecione os elementos apropriados a serem incluídos em seu formulário.
  6. No menu Campos de referência, se necessário, inclua campos de referência em seu formulário. 
  7. No menu Campos Especiais, inclua os campos de Persona e de Consentimento GDPR apropriados.
  8. Reorganize os campos conforme necessário.
  9. Opcionalmente, clique na caixa de seleção Perguntar "Como é que ouviu falar de nós" no fim.
  10. Clique em Salvar alterações

Importante: o endereço de e-mail precisa ser fornecido pelo lead para que a SharpSpring possa coletar as informações de um formulário.

Nota: a primeira vez que você salva um formulário, uma janela com o código incorporado será exibida. Para continuar editando o formulário, clique em Fechar.

Reorganizando Campos

A qualquer momento durante o processo de criação do formulário, é possível reorganizar ou modificar os campos inseridos no formulário. Ao passar o mouse sobre um campo, três ícones serão exibidos:

Boas Práticas de Campos de Formulário

Ao incluir campos em formulários SharpSpring, é importante manter o seguinte em mente:

  • Os formulários devem conter, no máximo, quatro ou cinco campos. Incluir mais campos geralmente desencoraja o lead, já que sobrecarrega tanto no estilo quanto no conteúdo.
  • É possível escolher alguns campos para exibir sempre ou mostrar apenas se o lead não tiver preenchido esse campo antes
  • Selecione "Dados de preenchimento automático" para que os campos sejam preenchidos automaticamente com as informações do visitante, caso ele já tenha preenchido o campo anteriormente.
  • Clique no link Criar campos personalizados para melhor customizar e tornar os formulários mais específicos
  • Ao utilizar Campos de referência, saiba que estes campos não estabelecem rastreamento. Tais campos criam um segundo registro de contato para a referência. Ao usar os campos de referência, envie um e-mail para os leads indicando que eles foram referidos. Isso encoraja o visitante referido a visitar seu site e/ou a preencher um formulário para, a partir daí, iniciar o rastreamento.
  • Ao usar a funcionalidade Como é que ouviu falar de nós, um campo será incluído ao final do formulário, no qual o seu visitante pode associar-se a uma campanha na SharpSpring. Esta funcionalidade está disponível apenas no caso de o lead não ter sido previamente associado a uma de suas campanhas atuais. 
  • É possível integrar os formulários SharpSpring com WebEx e GoToWebinar. Isso permite que você inclua eventos ou webinars como campos de formulário. Assim, quando os visitantes preenchem o seu formulário, eles também são registrados no WebEx ou no GoToWebinar. 

Editando Metadados do Formulário: a aba Geral

A aba Geral contém opções para editar metadados e outras informações importantes de formulário.

  1. Em um formulário SharpSpring, clique em Opções > Editar Formulário.
  2. Clique na aba Geral.
  3. Altere o nome do formulário na seção Informação do formulário.
  4. Ajuste as configurações na seção Página de Obrigado.
  5. Ajuste as configurações na seção Dados do formulário.
  6. Selecione se você deseja usar o reCAPTCHA Invisível, para incluir uma proteção de segurança em seu formulário.
  7. Na seção Configurações, escolha uma das opções de Idioma do Formulário:

Inglês - Espanhol - Francês - Italiano - Alemão - Holandês - Português - Romeno - Turco - Eslovaco

    8. Clique em Salvar alterações

Nota: A ferramenta reCAPTCHA invisível do Google protege seus formulários de spam e outros tipos de abuso automatizado. Ela funciona de forma oculta na página, sem exigir que um lead realize qualquer ação. Apenas o tráfego mais suspeito será solicitado a resolver um captcha.

Configurações da Página de Obrigado

Configurações de dados do formulário

Editando CSS: a aba Estilos

A aba Estilos contém uma lista de opções relacionadas ao uso de folhas de estilo CSS e botões em um formulário.

Para modificar as configurações de Estilos, faça o seguinte:

  1. Em um formulário SharpSpring, clique em Opções > Editar Formulário.
  2. Clique na aba Estilos.
  3. Na seção Formulário CSS, você possui as seguintes opções:
  • Cole uma URL de CSS Externa.
  • Crie, edite ou exclua as folhas de estilo atuais.

    4. Na seção Estilo do botão "Enviar", você possui as seguintes opções:

  • Crie um botão de Envio personalizado.
  • Escolha dentre um dos botões padrão existentes.

    5. Clique em Salvar alterações.

Nota: ao modificar os botões existentes, clique em Editar para modificar o botão ou em Eliminar para remover o botão da lista de opções.

Nota: as URLs externas do CSS são necessárias apenas se você tiver uma folha de estilo que já esteja associada ao seu site e desejar que o formulário tenha a mesma aparência.

Nota: a SharpSpring oferece Serviços Profissionais para ajudar em questões envolvendo customização de código.

Criando Folhas de Estilo

  1. Clique em + Adicionar folha de estilo.
  2. Na janela que aparece, nomeie a folha de estilo.
  3. Edite a folha de estilo conforme necessário.
  4. Clique em Save Stylesheet.
  5. Selecione lista de estilo criada dentre as Folhas de estilo atuais.

Editando Folhas de Estilo

  1. Passe o mouse sobre uma folha de estilo existente.
  2. Clique em Editar.
  3. Edite a folha de estilo de acordo com a sua necessidade.
  4. Clique em Save Stylesheet.

Excluindo Folhas de Estilo

  1. Passe o mouse sobre uma folha de estilo existente.
  2. Clique em Deletar.
  3. Na janela que aparece, clique em Delete Stylesheet.

Uma vez excluídas, as folhas de estilo não podem ser recuperadas. Além disso, as folhas de estilo não podem ser excluídas se estiverem associadas a qualquer formulário, mesmo aquelas que você não estiver criando ou editando atualmente.  

Formulários Nativos e de Terceiros

Além dos formulários SharpSpring, também é possível criar dois outros tipos de formulários: nativos ou de terceiros. Para obter informações sobre os processos envolvidos na criação destes tipos de formulários, consulte o artigo Conectando Formulários Nativos e Terceiros.

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