A SharpSpring possui várias ferramentas relacionadas as boas práticas de opt-in para e-mails. 

Uma dessas ferramentas é o processo de opt-in duplo padrão da SharpSpring.

Este artigo apresenta como funciona a criação do processo de opt-in personalizado.

Criando Formulários de Opt-in Duplo e E-mails

Para criar um processo de opt-in personalizado, primeiro você necessita criar um e-mail de opt-in.

Usar um processo de opt-in duplo valida o endereço de e-mail fornecido pelo lead, além de verificar que o lead deseja de verdade receber comunicação por e-mail. Por exemplo, esse processo é útil para perguntar se o lead deseja fazer parte de uma lista de e-mails.

Para criar um e-mail de opt-in duplo, faça o seguinte:

  1. Crie um formulário SharpSpring ou um formulário nativo/de terceiros.
  2. Insira seu formulário em uma landing page da SharpSpring ou em um site.
  3. Crie um e-mail para confirmar o endereço de e-mail do lead e/ou o interesse do mesmo em receber e-mails.
  4. Insira um link ou botão no e-mail que solicite ao lead a confirmação.
  5. Modifique as configurações de link ou botão para redirecionar para a landing page ou site com o formulário que você criou.

Configurando um Workflow Visual para Opt-In

Após criar o e-mail de opt-in duplo, você precisará criar um workflow visual para ativação do processo.

Para isso, crie um workflow visual com as seguintes regras:

  1. No menu superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais
  2. Crie ou edite um Workflow Visual.
  3. Logo abaixo de Iniciar, clique em + Adicionar > Gatilho.
  4. Na seção Formulário, selecione o gatilho Preenche o formulário.
  5. Selecione o formulário específico que você gostaria de usar no seu processo de opt in ou selecione a opção preenche qualquer formulário para aplicar esse processo em todos os formulários disponíveis.
  6. Abaixo do gatilho, clique em + Adicionar > Ação.
  7. Na seção Comunicação, selecione Enviar o e-mail.
  8. Selecione o e-mail que você criou, aquele que possui o link para o opt-in.
  9. Abaixo dessa primeira ação, clique em + Adicionar > Gatilho.
  10. Selecione o gatilho Visita o link do e-mail.
  11. Insira o link de opt-in no campo Ao clicar neste link (opcional) e clique em OK
  12. Abaixo do gatilho adicionado no passo 9, clique em + Adicionar > Ação.
  13. Abaixo da seção Ações de Editar Contato, selecione a ação Alterar campo do contato.
  14. Digite Is Opted In no nome do campo.
  15. Altere o valor para Verdadeiro.
  16. Altere o status do workflow para ativo.

O resultado final do seu Workflow visual deve ficar parecido com esse:

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