Workflows baseados em tempo permitem a automação de diversos processos. Sua utilização permite programar uma ação a ser realizada quando um usuário ou visitante se engaja de determinada forma com o conteúdos publicados. Ainda, configurar a utilização de um workflow automatizado baseado em tempo possibilita, ao invés de responder manualmente a cada engajamento ou interação, a economia de uma quantidade considerável de tempo o que, em última análise, contribui diretamente para os seus resultados financeiros. 

Este artigo fornece uma visão geral sobre o conteúdo de workflows baseados em tempo e também de como vincular grupos de ação baseados em tempo - ou grupos de ação baseados em data e horários específicos -, em outros processos de automação da SharpSpring.

Criando Campos DateTime Personalizados

Automações baseadas em tempo utilizam campos DateTime. Para criar um campo DateTime personalizado, siga os seguintes passos:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Novo > Campo Personalizado.
  2. Clique em + Adicionar um campo > Campo do Lead.
  3. Na caixa de texto Etiqueta de Campo, digite um nome para o campo.
  4. Clique no checkbox Visível no Gerenciador de Contatos.
  5. Desmarque o checkbox Editável no Gerenciador de Contatos.
  6. Selecione o tipo de campo Selecionador de data e hora.
  7. Clique no botão Criar Campo.

Criando Grupos de Ação Baseados em Tempo no Editor Visual

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Novo > Grupo de Ação.
  2. Na janela que aparece, digite um nome para o grupo de ação.
  3. Clique no checkbox Criar um grupo de ação baseado em tempo com o campo personalizável data/hora.
  4. Selecione um campo DateTime customizado.
  5. Clique em OK.
  6. Na janela que aparece, clique em + Adicionar, na seção Antes da data de interesse ou Após a data de interesse.
  7. Dependendo da seção, selecione Tempo Antes ou Tempo Depois.
  8. Adicione ações antes ou depois.
  9. Repita os passo acima, de acordo com a sua necessidade.

Importante: o Internet Explorer 11 não suporta o Construtor de Workflows Visuais. Utilize um dos navegadores suportados pela SharpSpring para criar workflows visuais.

Nota: grupos de ação precisam fazer parte de um workflow visual com gatilhos para que possa ser disparados.

Criando Lembretes de E-mail

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em
    Automação > Workflows Visuais.
  2. Crie ou edite um workflow visual.
  3. No início do fluxo ou em um item do workflow aplicável, clique em + Incluir > Gatilho.
  4. Na seção Lead, selecione tem o campo
  5. Na caixa de texto Field Name, digite o nome do campo personalizado data e hora desejado.
  6. Selecione a opção DateTime desejada.
  7. Selecione as datas e horas desejadas.
  8. No menu suspenso Comparison, selecione o operador desejado.
  9. Clique em OK.
  10. Abaixo do gatilho adicionado, clique em + Adicionar > Grupo de Ação.
  11. Digite o nome do grupo de ação baseado em data e hora desejado.
  12. Clique em OK

Opções disponíveis de data e hora

Ao criar automação de data/ hora, as seguintes opções estão disponíveis:

Perguntas Frequentes

P: Quais as diferenças entre grupos de ação e branches?
R: Grupos de ações reutilizáveis são coleções de eventos independentes que podem ser acionados a partir de um workflow visual ou podem ser agendados manualmente para uma lista. Branches são coleções de ações criadas para uso, exclusivamente, em um workflow visual. Tais coleções de ações criam ramificações a partir do grupo de ação e dependem de critérios adicionais para funcionar. Os branches não serão adicionados como grupos de ação independentes e reutilizáveis.

P: Quanto tempo demora para os contatos entrarem no grupo de ação e receberem e-mails de lembrete?
R: Os contatos irão receber um e-mail, caso eles entrem no grupo de ação, em até 48 horas após a data e o horário do evento.

P: Utilizei um campo de data no meu grupo de ação baseado em tempo, mas está dando erro. O que fiz de errado?
R: Normalmente, o campo data é utilizado no lugar do campo DateTime. É necessária a utilização do campo DateTime.

P: Posso criar um e-mail de aniversário?
R: Sim. A SharpSpring, no entanto, não possui um campo customizado de aniversário. Você precisa alterar manualmente o campo DateTime para que reflita o período de aniversário. O valor do ano precisa ser o ano atual ou o próximo ano em que o indivíduo faz aniversário, como no exemplo abaixo:

O campo DateTime possui os valores XX/XX/2019 00:00:00
O Grupo de Ação é
'uma semana após o campo DateTime envia o e-mail "Semana de Aniversário"' 

P: Como faço para mudar o formato do campo DateTime?
R: Você pode mudar o formato no Gerenciador de campo personalizado.

Encontrou sua resposta?