A ferramenta de abandono de carrinho SharpSpring permite aos usuários saber quando um cliente em potencial iniciou o processo de transação de um produto, mas deixou o item em seu carrinho por um determinado período de tempo (sem concluir a compra). Usando essa informação, você pode criar e-mails automáticos direcionados a estes leads, incentivando o cliente a seguir e finalizar a compra.

Para que o abandono carrinho serve?

  • Enviar e-mails automatizados de acompanhamento para leads que abandonaram o seu carrinho.

  • Extrair e utilizar dados de transação para uso em conteúdo de e-mail dinâmico.

  • Incorporar regras do abandono de carrinho em automações.

Este artigo detalha como configurar a ferramenta de abandono de carrinho.

Acessando as configurações de abandono de carrinho

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Configurações do Usuário > Configurações.

  2. No lado esquerdo da página, sob Monitoramento, clique em Sites.

  3. Selecione o site no qual você deseja implementar esta configuração. 

  4. Na aba General, abaixo da seção Configurações de Abandono de Carrinho de Compras, selecione o tempo desejado como critério para considerar um carrinho abandonado.

  5. Clique em Salvar alterações.

  6. Integre seu carrinho de compras.

Importante: atualmente, o abandono do carrinho de compras não funciona com certas plataformas, incluindo WooCommerce, Magento e Shopify. Confirme com a solução de carrinho de compras de sua escolha se esta funcionalidade está disponível.

Incluindo Widgets de Abandono em E-mails

Antes de configurar a automação que dispara o e-mail de abandono, será necessário incluir o widget de abandono nesse e-mail. Esse widget colocará automaticamente o conteúdo do carrinho de compras abandonado no e-mail. Dessa forma, é possível enviar aos leads um e-mail persuadindo-os a comprar os itens que foram abandonados. 

Para incluir um widget de abandono do carrinho de compras, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.

  2. Crie ou edite um e-mail.

  3. No menu à esquerda, clique em Abandono de Carrinho.

  4. Selecione o site no qual você possui o carrinho de compras.

  5. Arraste e solte um dos widgets no seu e-mail:  

  • Itens do carrinho com imagens.

  • Itens do carrinho com valor total.

  • Itens do carrinho com imagem e preço.

  • Itens do carrinho com imagem e descrição

  • Botão 'Exibir carrinho'.

  • Lista de carrinho com todos os elementos.

   6. Clique em Salvar.

Nota: o tipo de widget que você escolhe irá determinar o que aparece no seu e-mail. Se você escolher uma lista de carrinhos com os totais e não com imagens, a lista dos itens que foram abandonados no carrinho de compras será exibida sem as imagens.

Utilizando a Automação de Abandono

A ferramenta de abandono do carrinho de compras pode ser acionada por um workflow visual. Para criar um workflow de abandono, faça o seguinte: 

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais.

  2. Crie ou edite um workflow visual.

  3. No início do fluxo ou em um item do workflow aplicável, clique em + > Gatilho.

  4. No menu que aparece, sob o título Site, clique em abandona o carrinho de compras

  5. No campo de nome do site, digite o site desejado para a configuração do abandono.

  6. Clique em OK.

  7. Abaixo do gatilho de abandono do carrinho, clique em +.

  8. Inclua filtros, ações, atrasos ou grupos de ações aplicáveis ao gatilho.

Encontrou sua resposta?