Códigos UTM (Urchin Tracking Module) são trechos de texto que podem ser adicionados, ao fim de uma URL, para medir o sucesso de seu conteúdo na web. 

Este artigo fornecerá informações básicas sobre códigos UTM e como eles podem ser utilizados para rastrear campanhas. 

Sobre os Códigos UTM

Na SharpSpring, as opções de rastreamento de campanha são usadas para atribuir uma campanha ao lead, através do clique em um link específico. Nesse sentido, os códigos UTM são uma das formas de atribuição de campanhas. Isso significa que, quando um contato é criado na SharpSpring, são registradas as informações de origem deste lead. 

Os códigos UTM na SharpSpring requerem um parâmetro de identificação exclusivo. Você pode escolher este parâmetro livremente.

  • utm=campanha_sharpspring
  • utm=EmailDezembro
  • utm=promoferias

Nota: para o correto rastreamento de campanhas, a SharpSpring sugere não usar espaços ao criar códigos UTM. 

Para usar um código UTM, você deverá incluir o fragmento no final do link a ser utilizado, separado por um ponto de interrogação (?). Exemplo:

www.seusite.com.br?utm=campanha_sharpspring

O link inteiro (com a UTM incluída) deve ser usado como identificador de rastreamento para ações como: CTA (call-to-action) em e-mail, URL de redirecionamento em anúncio ou postagem em mídia social. Quando um lead rastreado atende a qualquer um desses critérios de rastreamento de campanha, o lead será associado à campanha.

Você poderá também facilmente criar os seus links parametrizados e gerenciar as UTMs utilizadas na sua instância com o Gerador de Campanhas com UTM da SharpSpring Brasil. Basta clicar no link e criar uma cópia ou fazer o download da planilha modelo. 

Adicionando Códigos UTM em Campanhas

  1. Na barra de ferramentas superior do SharpSpring, clique em Análises > Campanhas.
  2. No painel esquerdo, ao lado de Campanhas, clique em Opções > Gerenciar Campanhas.
  3. Selecione a campanha desejada.
  4. Clique em Opções > Editar Campanha.
  5. Role para baixo até a seção Monitoramento.
  6. No menu Site, selecione o site ao qual o tráfego será direcionado.
  7. No campo Página, Parâmetro ou URL de referência, insira o código UTM sem o ponto de interrogação. 
  8. Clique em Adicionar Regra.
  9. Clique em Salvar alterações.

 

Nota: o código UTM resultante deve ser parecido com algo semelhante a utm=nomedacampanha, em que nomedacampanha pode ser qualquer identificador que você preferir.

Encontrou sua resposta?