A sincronização de e-mail é uma ferramenta poderosa que permite conectar sua caixa de entrada à SharpSpring. Uma vez habilitada, todo e-mail que você envia a partir da sua caixa - assim como os E-mails Inteligentes enviados a partir da SharpSpring -, será registrado na plataforma. Dessa forma, você consegue mantém um acompanhamento da comunicação entre o seu time e os leads. Este artigo fornece detalhes sobre como sincronizar sua caixa de e-mail do Gmail com a SharpSpring.

Ativando as Configurações POP e IMAP

Para sincronizar o Gmail à SharpSpring, é necessário ativar o POP e o IMAP da conta de e-mail.

Importante: A SharpSpring não possui controle sobre a maneira como o Google fornece permissões. O Google pode, a qualquer momento, alterar as regras de permissão e sem aviso prévio. Estes procedimentos estão constantemente mudando, por isso a informação a seguir pode estar desatualizada.

Para ativar estas configuraç˜ões, siga os seguintes passos:

  1. Uma vez logado em sua conta do Gmail, clique em Opções > Configurações.
  2. Clique na aba Encaminhamento e POP/IMAP.
  3. Na seção Download por POP, selecione o botão Ativar POP para todos os e-mails.
  4. Na seção Acesso IMAP, clique no botão Ativar IMAP.
  5. Clique em Salvar alterações.

Ativando a Sincronização com Login do Google

Quando a sincronização de e-mail é habilitada, vos E-mails Inteligentes serão enviados por meio do protocolo SMTP. Os e-mails inteligentes enviados pelo Gmail requerem alguns passos de autenticação e verificação. Para determinar o status de autenticação de contas que ainda não foram sincronizadas, faça o seguinte:

  1. Na barra superior da SharpSpring, clique no aviso Sua Sincronização de E-mail não está configurada.
  2. Clique na logo do Google.
  3. Clique em Sign in with Google.
  4. Siga os passos indicados.

Caso você possua a verificação em duas etapas ou outros parâmetros habilitados, você receberá a seguinte mensagem:

          Authentication failed. Please try again.

Abaixo, você encontra informações sobre como resolver essa questão de autenticação.

Como habilitar o status de verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas do Gmail adiciona uma camada extra de segurança para a conta de e-mail. Ainda que não seja necessária para a sincronização de e-mails, a SharpSpring recomenda aos seus parceiros que considerem utilizar essa camada extra de proteção em suas contas.

Tal medida ajuda a reduzir os riscos de sua conta ser comprometida. Por exemplo, ao utilizar tal verificação, você torna muito mais difícil para terceiros acessarem a sua conta - garantindo a proteção de suas informações.

Assim que a verificação é habilitada, você ainda terá que digitar a sua senha quando fizer o login. O que muda é que, após logar, você vai ver uma segunda tela de prompt (um segundo token de segurança), para entrar em sua conta. Este token, geralmente, é entregue via SMS, chamada telefônica ou direto no aplicativo mobile do Gmail.

Observação:
para contas do Gmail que não usam a verificação em duas etapas, uma mudança recente do Google permite que aplicações terceiras acessem o Gmail - podendo causar indisponibilidade temporária na sincronização de e-mails da SharpSpring.

Para habilitar a verificação em duas etapas, faça o seguinte:

  1. Faça o login em sua conta do Google.
  2. Uma vez logado(a), vá até as configurações de segurança.
  3. Desça a página até a seção Password and Sign-In Method.
  4. Na opção 2-step verification, altere o status para On.

Configurações de Segurança

Após confirmar o status de verificação em duas etapas, você precisa abrir as configuraç˜ões de segurança para que a SharpSpring possa conectar ao Gmail.

  1. Faça o login em sua conta do Google.
  2. Uma vez logado(a), navegue até as configurações de aplicações conectadas.
  3. Desça até a seção Allow less secure apps.
  4. Clique no botão para habilitar esta opção (por padrão, a opção aparece como Off).

Observação: caso você não veja esta opção, é necessário entrar em contato com o seu administrador G Suite para obter o acesso. Para mais informações, consulte a documentação de ajuda do Google.

Configurando a Verificação em Duas Etapas

Uma das questões mais comuns com a sincronização envolvendo o Gmail é a verificação. A SharpSpring recomenda que os clientes habilitem a verificação em duas etapas, justamente porque proporciona uma camada de segurança extra.

Importante: você precisa te um dispositivo mobile à mão para completar este processo.

  1. Uma vez logado(a) na sua conta do Google, navegue até as configuraç˜ões de segurança.
  2. Na seção Password & sign-in method, clique em 2-Step Verification.
  3. Clique em Start Setup.
  4. Digite novamente as credenciais de sua conta.
  5. Escolha se você deseja receber o código em seu celular por mensagem de texto ou chamada de voz.
  6. Clique em enviar código.
  7. Digite o código de verificação que o seu dispositivo móvel recebeu,
  8. Verifique que você gostaria de confiar no computador.
  9. Clique em Next.
  10. Clique em confirmar.

Gerando App-Specific Passwords

Para sincronizar contas verificadas do Gmail com a SharpSpring, você precisa primeiro gerar uma senha.

  1. Uma vez logado(a) na sua conta do Google, navegue até as configurações de application password.
  2. Caso necessário, faça o login novamente quando for requisitado.
  3. Clique em Select app > Other (Custom Name).
  4. Nomeie o app como SharpSpring.
  5. Clique em Generate.
  6. No pop-up que aparece, copie a senha de 16 dígitos para a SharpSpring.

Importante: caso você perca a senha de 16 dígitos e precise configurar novamente a sincronização de e-mail, você precisará gerar uma nova senha - nas configurações do Google.

Sincronizando o Gmail e a SharpSpring

  1. Em outra aba do navegador, faça o login na SharpSpring.
  2. Na barra superior da SharpSpring, clique em Configurações.
  3. No painel à esquerda, na seção Minha Conta, clique em Sincronização de e-mail.
  4. Clique na aba Sincronização de e-mail.
  5. Na seção Account Setup, escolha o fornecedor Gmail.
  6. Digite o seu endereço de e-mail no campo Nome de Usuário.
  7. No campo Senha, cole a senha de 16 dígitos gerada pelo Google.
  8. Clique em Salvar alterações.

Importante: usuários do CRM Gratuito da SharpSpring possuem o limite de 100 e-mails sincronizados por dia/por usuário.

Sincronizando Contas que Estão em Outros Idiomas (que não o Inglês)

  1. Na barra superior da SharpSpring, clique em Configurações.
  2. No painel à esquerda, na seção Minha Conta, clique em Sincronização de e-mail.
  3. Na seção Account Setup, escolha o fornecedor Personalizado.
  4. Digite o seu endereço de e-mail no campo Nome de Usuário.
  5. No campo Senha, cole a senha de 16 dígitos gerada pelo Google.
  6. No campo Hostname, digite imap.gmail.com
  7. No campo Porta, digite 993.
  8. Selecione o checkbox Usar SSL?
  9. Clique em Salvar alterações.
  10. No menu drop-down que aparece (Inbox), selecione a caixa de entrada a ser usada na sincronização.
  11. No menu drop-down que aparece (Outbox), selecione a caixa de saída a ser usada na sincronização.
  12. No campo Senha, cole a senha de 16 dígitos gerada pelo Google.
  13. Clique em Salvar alterações.

Desativando a Sincronização

  1. Na barra superior da SharpSpring, clique em Configurações.
  2. No painel à esquerda, na seção Minha Conta, clique em Sincronização de e-mail.
  3. Na aba Sincronização de e-mail, na seção Account Setup, clique em Desativar a Sincronização.

Uma vez que a sincronização de e-mail é removida, você vai precisar digitas novas informaç˜ões de sincronização para que o SMTP (e demais funcionalidades de sincronização) sejam ativadas. Caso você queira reativar a sincronização no futuro.

Ainda, quando você desativar a sincronização, a mensagem Sua Sincronização de E-mail não está configurada irá aparecer novamente na barra superior da SharpSpring. No futuro, você vai precisar configurar a sincronização na página Sincronização de e-mail.

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