A sincronização de e-mail é uma ferramenta poderosa que permite conectar sua caixa de entrada à SharpSpring. Uma vez habilitada, todo e-mail que você envia a partir da sua caixa - assim como os E-mails Inteligentes enviados a partir da SharpSpring -, será registrado na plataforma. Dessa forma, você mantém um acompanhamento da comunicação entre o seu time e os leads. Este artigo fornece detalhes sobre como sincronizar sua caixa de e-mail do Gmail com a SharpSpring.

Ativando as configurações POP e IMAP

Para sincronizar o Gmail na SharpSpring, é necessário ativar o POP e o IMAP da conta de e-mail. Para ativar estas configuraç˜ões, siga os seguintes passos:

  1. Uma vez logado em sua conta do Gmail, clique em Opções > Configurações.
  2. Clique na aba Encaminhamento e POP/IMAP.
  3. Na seção Download por POP, selecione o botão Ativar POP para todos os e-mails.
  4. Na seção Acesso IMAP, clique no botão Ativar IMAP.
  5. Clique em Salvar alterações.

Importante: a SharpSpring não possui controle sobre como o Google concede permissão para aplicativos. O Google pode mudar a maneira como a permissão é obtida, a qualquer momento, sem aviso. Tais procedimentos estão em constante mudança. Por isso, as informações a seguir podem estar desatualizadas. 

Determinando o status de autenticação

Quando a sincronização de e-mail é habilitada, os E-mails Inteligentes serão enviados por meio do protocolo SMTP. Os e-mails inteligentes enviados pelo Gmail requerem algumas configurações de autenticação e de verificação. Para determinar o status de autenticação de contas que ainda não foram sincronizadas, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Configurações de Usuário > Configurações.
  2. No painel à esquerda, sob A Minha Empresa, clique em Sobre a sincronização.
  3. Clique em Sign in with Google.
  4. Siga os passos de autorização indicados.
  5. Clique em Fechar.

Se você possue a verificação em duas etapas ou outros parâmetros habilitados, você receberá a seguinte mensagem:

          Authentication failed. Please try again.

Abaixo, você encontra informações sobre como resolver essa questão de autenticação.

Como habilitar o status de verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas do Gmail adiciona uma camada extra de segurança a sua conta de e-mail. Ainda que não seja necessária para a sincronização de e-mails, a SharpSpring recomenda aos seus parceiros que considerem utilizar essa camada extra de proteção em suas contas.

Tal medida ajuda a reduzir os riscos de sua conta ser comprometida. Por exemplo, ao utilizar tal verificação, você torna muito mais difícil para terceiros acessarem a sua conta - garantindo a proteção de suas informações.

Assim que a verificação é habilitada, você ainda terá que digitar a sua senha quando fizer o login. O que muda é que, após logar, você vai ver uma segunda tela de prompt (um segundo token de segurança), para entrar em sua conta. Este token, geralmente, é entregue via SMS, chamada telefônica ou direto no aplicativo mobile do Gmail.

Observação:
para contas do Gmail que não usam a verificação em duas etapas, uma mudança recente do Google permite que aplicações terceiras acessem o Gmail - podendo causar indisponibilidade temporária na sincronização de e-mails da SharpSpring.

Para habilitar a verificação em duas etapas, faça o seguinte:

  1. Faça o login em sua conta do Google.
  2. Uma vez logado(a), vá até as configurações de segurança.
  3. Desça a página até a seção Password and Sign-In Method.
  4. Na opção 2-step verification, altere o status para On.

Configurações de Segurança

Após confirmar o status de verificação em duas etapas, você precisa abrir as configuraç˜ões de segurança para que a SharpSpring possa conectar ao Gmail.

  1. Faça o login em sua conta do Google.
  2. Uma vez logado(a), navegue até as configurações de aplicações conectadas.
  3. Desça até a seção Allow less secure apps.
  4. Clique no botão para habilitar esta opção (por padrão, a opção aparece como Off).

Observação: caso você não veja esta opção, é necessário entrar em contato com o seu administrador G Suite para obter o acesso. Para mais informações, consulte a documentação de ajuda do Google.

Configurando a verificação em Duas Etapas

Uma das questões mais comuns com a sincronização do Gmail é a verificação. A SharpSpring recomenda que os clientes habilitem a verificação em duas etapas, justamente porque proporciona uma camada de segurança extra.

  1. Uma vez logado(a) na sua conta do Google, navegue até as configuraç˜ões de segurança.
  2. Na seção Password & sign-in method, clique em 2-Step Verification.
  3. Clique em Start Setup.
  4. Digite novamente as credenciais de sua conta.
  5. Escolha se você deseja receber o código em seu celular por mensagem de texto ou chamada de voz.
  6. Clique em enviar código.
  7. Digite o código de verificação que o seu dispositivo móvel recebeu,
  8. Verifique que você gostaria de confiar no computador.
  9. Clique em Next.
  10. Clique em confirmar.

Importante: você precisa ter um dispositivo mobile para completar este processo.

Sincronizando o Gmail e a SharpSpring

  1. Em outra aba do navegador, faça o login na SharpSpring.
  2. Na barra superior de ferramentas da SharpSpring, clique em Configurações de Usuário > Configurações.
  3. No painel à esquerda, seção A Minha Conta, clique em Sobre a sincronização.
  4. Na seção Escolha o seu provedor, escolha Gmail.
  5. Digite o seu endereço de e-mail, no campo Username.
  6. Digite a sua senha, no campo Password.
  7. Clique em Conectar.
  8. Aceite os pedidos de autorização intermediários.

Desativando a Sincronização

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Configurações de Usuário > Configurações.
  2. No painel à esquerda, seção A Minha Conta, clique em Sobre a sincronização.
  3. Clique em Desabilitar Sincronização.
  4. Selecione uma das seguintes opções: Manter todas as comunicações por e-mail previamente sincronizadas ou Remover toda a comunicação por e-mail sincronizada anteriormente.
  5. Clique em Desativar sincronização.

Depois que a sua sincronização de e-mail for removida, você precisará inserir novas informações para que o SMTP e outros recursos de sincronização sejam ativados.

Além disso, após desabilitar a sincronização, os administradores eventualmente verão aparecer o link Sua sincronização de e-mail não está configurada, na barra de ferramentas superior. Sincronize novamente, conforme necessário.

Validando o status de Sincronização de E-mail

Você pode saber se a ativação da sincronização de e-mail foi bem-sucedida de forma rápida e fácil.

Clique em Configurações de Usuário > Configurações > Sobre a sincronização, para acessar o log de erros recentes.

Ainda, contas de usário com a sincronização ativada mostram o status atual da conexão, bem como mensagens de erro se for o caso.

Após habilitar o Mail Sync para uma conta de usuário, o endereço de e-mail usado para o Mail Sync será atualizado com uma das seguintes cores e status:

Para mais informações sobre solução de problemas em sincronização de e-mail, acesse o seguinte artigo.

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