O Lead Score permite que você organize e priorize leads com base em informações específicas fornecidas, ou em atividades executadas, no processo de qualificação do lead. A SharpSpring permite, ainda, que você defina parâmetros customizados de pontuação dos leads.

Este artigo fornece uma visão geral sobre a definição e a configuração do Lead Score.

Configurando o Lead Score

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Pontuação de Leads
  2. Ajuste as barras de maneira a configurar o intervalo desejado na seção Lead Score Ranges.
  3. Modifique as pontuações nas seções de Fit rules:
  • Informações de Contato: modifique os pontos atribuídos para dados de informações de contato.
  • Persona: clique em + Add Persona Rule e modifique os pontos atribuídos para cada uma das personas.
  • Atributos Personalizados: clique em + Add Custom Attribute Rule e modifique os pontos atribuídos para dados de campos personalizados.

Nota: clique no ícone Excluir para excluir regras.

     4. Modifique as pontuações nas seções de Engagement Rules:

  • Atividade Geral: modifique os totais de pontos atribuídos para vários recursos da plataforma. 
  • Social: clique em + Add Social Rule e modifique os totais de pontos para interações com mídias sociais.
  • Páginas: clique em + Add Page Rule e modifique os totais de pontos para visitas a páginas.
  • Mídia: clique em + Add Media Rule e modifique os totais de pontos para visualizações de ativos de mídia. 

      5. Modifique as seguintes configurações de tempo nas seções Activity and Decay Timing:

  • Período de atividade do lead: clique no menu drop-down e escolha o intervalo de meses desejado.
  • Decay do lead score: clique no botão de seleção para habilitar/desabilitar essa funcionalidade.
  • Taxa de Decay: digite o número de semanas para o decaimento da meia vida da pontuação.

       6. Clique em Save and Rebuild All Lead Scores.

Intervalos de Lead Score

O intervalo de lead score é um recurso de pontuação que você pode utilizar para determinar a qualidade de um lead baseado em sua pontuação: ótimo lead, lead bom e lead ruim. 

O uso das barras ajusta as pontuações de maneira a representar os valores dos leads, em cada faixa de intervalo selecionado. Depois que as barras são configuradas, é possível ver quantos dos leads da sua base fazem parte do intervalo de pontuação desejado.

Os intervalos no gráfico não serão preenchidos se menos de 1% do total de leads da base estiver dentro desse intervalo. Esse é um conceito bastante importante de ser compreendido!

Critérios de Pontuação do Lead: Fit

A seção Fit é onde as regras são configuradas para medir o quão bem um lead alinha-se ao seu público-alvo, com base na persona, atributos personalizadas e informações pessoais.

Critérios de Pontuação do Lead: Engajamento

Na seção Engagement é possível configurar regras que refletem como os seus leads estão engajando-se com seu conteúdo. É uma forma de avaliar quais leads estão mais comprometidos e/ou engajados.

Atividade e Decay do Lead Score: Configurações de Tempo do Lead Score

Mantenha as pontuações de leads atualizadas, desconsiderando engajamentos antigos, com o Período de Atividade do Lead. Ainda, use o recurso Decay do Lead Score, para configurar o intervalo de tempo que deve utilizado para decair a pontuação do lead pela metade - caso ele não tenha nenhuma interação com você no período estipulado. 

O decaixamento do Lead Score é um evento natural. Como tal, as pontuações não serão gatilhos para listas dinâmicas ou automações. As pontuações de lead atualizadas, por meio de ações principais (como uma visita ao site), podem ser usadas como gatilhos. No entanto, se a pontuação principal de algum lead decair naturalmente, além do limite estabelecido para um gatilho, este não será disparado.

Quando o Lead Score é Calculado

Seus contatos ganham ou perdem pontos, baseados nas regras de pontuação que você configurou.

Por exemplo, se na seção de engajamento você tiver uma regra em que alguém ganha 10 pontos por visitar a página http://www.exemplo.com.br/pedir-orcamento. Os pontos serão, então, refletidos no Lead Score do lead.

A qualquer momento, é possível revisar a composição do lead score de um contato específico, clicando na sua pontuação, no Gerenciador de Contatos.

O lead score é calculado quando: 

  • Um lead ainda não pontuou. Quando um novo lead é inserido no sistema, suas informações e atividades são indexadas com relação às configurações de pontuação, e um valor inicial de lead score será calculado.
  • Na data da última atividade do lead (visita a um site ou clique em um e-mail, por exemplo), ou na data em que novas informações do lead foram fornecidas (primeiro nome, sobrenome, e-mail, etc.).
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