Desfrute de todos os benefícios de um CRM completo, incluindo estágios de negociação personalizados, pipelines de fácil compreensão, vários tipos de relatórios de vendas e muito mais!

Este artigo fornece uma visão geral das funcionalidades e benefícios do CRM SharpSpring.

Criando Oportunidades

Uma oportunidade é uma venda ou uma negociação em andamento que você queira acompanhar.

Na SharpSpring, é possível criar uma oportunidade a partir de um contato no Gerenciador de Contatos, ou clicando no lead qualificado desejado, na página de Pipeline. 

O relatório Ganho/Perdido, dentro da aba Relatórios do menu de Vendas, mostra todas as oportunidades que foram dadas como ganhas, os valores monetários envolvidos e os tempos até o fechamento. 

Essa funcionalidade também permite a visualização de todas as oportunidades abertas, oportunidades perdidas e a exportação de oportunidades encerradas, em forma de relatório.

Pipelines Personalizados e Estágios

Os estágios da pipeline são usados para acompanhar o progresso de uma oportunidade, do início ao fim do ciclo de venda.

Estes estágios são completamente personalizáveis. Assim, a quantidade, ordem, nome, probabilidade padrão e descrição dos estágios podem adaptar-se as suas necessidades de negócio.

Pipelines

Na SharpSpring, a funcionalidade Pipeline permite acompanhar as oportunidades de vendas do início ao fim. Ela mostra, de maneira objetiva, todas as oportunidades ativas ou em andamento, assim como seu estágio atual no fluxo de vendas.

A pipeline mostra, ainda, todos os leads com o status de qualificado, e as oportunidades concluídas. Qual a principal ideia por trás da pipeline? Exibir as oportunidades em cada um dos estágios de negociação. Os estágios são exibidos como colunas, enquanto as oportunidades são cards individuais nas colunas.

É possível arrastar e soltar rapidamente os cards de oportunidades de uma coluna para outra, durante todo o processo de vendas. O valor esperado e a probabilidade de fechamento serão atualizados automaticamente, dependendo das configurações do estágio para o qual a oportunidade for movida. 

Use a busca no menu superior para procurar por contatos primários, nomes de oportunidades e leads qualificados, no pipeline de vendas.

Relatórios

O recurso Relatórios fornece uma série de relatórios gerais, a respeito as oportunidades listadas em um determinado intervalo de tempo. Os relatórios podem ser filtrados por pipelines específicas, representantes de vendas, produtos, campanhas, tags de oportunidade, e vários outros parâmetros.

Dependendo do relatório, você poderá ver valores monetários para oportunidades, taxas de conversão e negociações ganhas e perdidas.

No CRM você poderá ver sete tipos diferentes de relatórios:

  • Valor do Pipeline (e, dentro dele, Relatório de Atividade e Relatório de Follow Up).
  • Relatório avançado.
  • Análise de Conversão.
  • Ganho/Perdido.
  • Performance de vendas.

É possível aplicar filtros a cada relatório para avaliar critérios específicos, como período, pipeline, representante de vendas, e outros, a depender do relatório. Os relatórios podem ser exportados.

Contas

Utilize mais esta opção que o sistema oferece para organizar seus leads, mantendo o controle de equipes, oportunidades e observações relacionadas às empresas dos leads registrados em sua base. 

A funcionalidade Contas exibe todas as contas de vendas disponíveis, bem como as oportunidades e contatos que estejam associados a elas. Este recurso também mostra quando as contas foram incluídas, e quem as incluiu. Ainda, permite exportar as contas disponíveis para um arquivo.

Quando ocorrer a inclusão de leads através do Gerenciador de Contatos, a SharpSpring irá sugerir que leads que tenham o mesmo domínio de e-mail sejam associados à mesma conta. Isso é feito para manter as informações dos funcionários na mesma conta de empresa.

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