No âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia, as solicitações de consentimento são consideradas primordiais. Com o GDPR, os pedidos de consentimento devem ser disponibilizados de forma visível, compreensível e clara. 

Como os formulários monitoram os dados de clientes, é considerado uma boa prática incluir esse campo, para que esteja em conformidade com o GDPR. No caso dos formulários SharpSpring, as caixas de seleção oferecem uma maneira simples de cumprir as proteções fornecidas pelo GDPR. 

Este artigo detalha como incluir os campos de consentimento do GDPR em formulários SharpSpring.

Incluindo Campos GDPR em Formulários

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Formulários.
  2. Crie ou edite um formulário SharpSpring.
  3. Clique na aba Campos.
  4. Clique em Campos Especiais > Consentimento Informado (GDPR)
  5. Opcionalmente, reorganize a ordem do campo de consentimento no formulário.
  6. Opcionalmente, edite o texto do campo de consentimento.
  7. Clique em Salvar alterações.

Quando um novo contato é gerado através do preenchimento de um formulário com o campo Consentimento Informado (GDPR), e ele não marca a caixa de seleção correspondente, o lead será automaticamente incluído no banco de dados como descadastrado

No entanto, se um contato existente preencher o formulário e não marcar a caixa, ele não será descadastrado automaticamente. O descadastramento através do campo de Consentimento Informado (GDPR) ocorre apenas em caso de novos leads.

Modificando o Texto do Campo

O campo Consentimento Informado (GDPR) vem pré-preenchido com o texto da solicitação de consentimento. Opcionalmente, é possível alterar o texto do campo.

Ao solicitar o consentimento, declare claramente o motivo pelo qual você está solicitando consentimento para coletar informações de um indivíduo. 

As razões pelas quais você está fazendo este pedido devem estar claras em sua totalidade. Além disso, como indivíduos podem revogar o consentimento a qualquer momento, o pedido de consentimento deve refletir isso também.

Para alterar o texto do campo em um formulário SharpSpring, clique no campo e insira seu texto. 

Sobre o Conteúdo de Respostas Automáticas

É possível configurar e-mails de resposta automática para formulários. Tais e-mails são enviados para qualquer lead que envie o formulário, mesmo que eles estejam descadastrados. Com os e-mails de auto-resposta é possível assegurar que os leads recebam seu conteúdo, mesmo que eles não assinem os seus e-mails de marketing.

Para obter mais informações, consulte o artigo Adicionando E-mails de Resposta Automática nos Formulários.

Encontrou sua resposta?