Na Sharpspring, é possível criar e-mails dinâmicos sem a necessidade de um desenvolvedor, utilizando tal funcionalidade no editor de e-mails.

Este artigo detalha como criar e-mails dinâmicos.

Entendendo o E-mail Dinâmico

Os e-mails dinâmicos contêm conteúdo que mudam com base nas informações de um lead. Considere, por exemplo, um lead que está interessado em serviços que uma agência de marketing fornece. Estes serviços podem ser de marca, design de website, desenvolvimento, marketing digital ou serviços relacionados à criação. Quando um lead demonstra interesse em um desses serviços, os campos personalizados na SharpSpring podem ser alterados para refletir os seus interesses.

O lead preenche, então, um formulário no seu site para receber mais informações sobre o serviço em que está interessado. Este formulário funciona, então, como gatilho e, na sequência, aciona um e-mail de resposta na SharpSpring. Usando e-mail dinâmico, é necessário apenas um e-mail  - o qual poderá ser enviado a todos os leads que preenchem o formulário. No entanto, o conteúdo dentro desse e-mail será específico para o interesse de cada lead, de acordo com o seu preenchimento.

Sobre a Criação de E-mails

Na SharpSpring, os e-mails só podem ser criados a partir de um template. Você pode criar um template ou utilizar um já existente no sistema.

Para obter informações mais informações sobre o processo de criação de e-mails, consulte os seguintes artigos:

Criando Regras de Conteúdo Dinâmico

Os e-mails dinâmicos ajudam a aumentar significativamente as taxas de conversão, entregando mensagens específicas para o destinatário. A customização dessas mensagens requer o uso de regras. Semelhante a landing pages dinâmicas, regras de conteúdo dinâmico controlam o conteúdo que um lead específico verá, com base nas informações sobre ele presentes na sua instância da SharpSpring.

Para criar regras de conteúdo dinâmico, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
  2. Crie ou edite um e-mail.
  3. Na barra lateral esquerda, clique em Conteúdo Dinâmico > Regras > Adicione regras ao grupo.
  4. Na janela que aparece, clique em + Adicionar.
  5. Insira um nome para a regra.
  6. Selecione o público desejado e os campos do lead que serão utilizados como parâmetro.
  7. Clique em Salvar e adicionar regras de conteúdo dinâmico a este email.
  8. Clique sobre a regra criada.
  9. Clique em Construir novo segmento.
  10. Modifique o segmento recém criado.
  11. Clique em Salvar.

Para regras de conteúdo dinâmico, os grupos de regras e os segmentos de regra são universais. Mudanças feitas neles impactam em todos os e-mails ou landing pages nas quais as regras estiverem sendo utilizadas naquele momento. 

Nota: se você estiver incluindo vários atributos em um grupo de regras, certifique-se de escolher considerar qualquer um ou todos os atributos ao exibir o conteúdo da variável. 

Nota: se você estiver utilizando um campo personalizado para o conteúdo dinâmico, ele precisará ser configurado para estar disponível como uma variável de fusão de e-mail.

Criando Assuntos Dinâmicos

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
  2. Crie ou edite um e-mail.
  3. Na barra lateral esquerda, clique em Conteúdo Dinâmico > Regras > Adicione regras ao grupo.
  4. Crie um grupo de regras ou selecione o grupo de regras desejado.
  5. Modifique as propriedades do grupo de regras, conforme necessário.
  6. Clique Configurações de envio.
  7. Clique no ícone de Conteúdo Dinâmico, acima do campo Assunto.
  8. Escolha o grupo de regras.
  9. Crie uma linha de assunto exclusiva para cada segmento de regra no grupo de regras.
  10. Clique em Salvar.

Nota: é possível selecionar qualquer grupo de regras criado em e-mails anteriores ou clicar em + Adicionar para criar um novo grupo de regras.

O assunto padrão será preenchido com o valor preenchido neste campo antes de ativar o conteúdo dinâmico. Este assunto pode ser modificado. A partir daí, é possível enviar e-mails que alteram suas linhas de assunto, com base nos seus destinatários. Depois que esse e-mail é enviado para um destinatário que se enquadra no segmento de regra, eles vêem a linha de assunto dinâmica específica a suas características.

Criando Blocos de Conteúdo Dinâmico

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
  2. Crie ou edite um e-mail com conteúdo dinâmico.
  3. Clique em um bloco de conteúdo no e-mail.
  4. Clique em Conteúdo Dinâmico (ícone do raio).
  5. Clique na regra dinâmica desejada.
  6. Crie o conteúdo que você gostaria de exibir, quando o lead tiver um valor de campo igual ao segmento de regra.
  7. Opcionalmente, customize o conteúdo da com Variáveis Merge.
  8. Opcionalmente, envie links específicos do Centro de Mídia, dependendo do lead.
  9. Clique em Salvar.

Nota: qualquer coisa que possa ser incluída em um bloco de conteúdo pode ser incluída aqui.

Criando Imagens de Segundo Plano Dinâmicas

É possível ter a imagem de plano de fundo de um layout alterada dinamicamente, com base em um segmento de regra ou persona. 

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
  2. Crie ou edite um e-mail com conteúdo dinâmico.
  3. Clique em uma seção de layout.
  4. Clique em Conteúdo Dinâmico para a seção de layout (linha externa verde).
  5. Selecione a regra ou a persona.
  6. Execute um dos seguintes procedimentos: Colar o link do site da imagem de plano de fundo ou Fazer o upload de uma imagem clicando em Selecionar Arquivo.
  7. No menu à esquerda, clique em Preview para visualizar as diferentes imagens de plano de fundo para cada regra ou persona.
  8. Clique em Salvar.

Perguntas Frequentes

P: Posso ter várias regras de conteúdo dinâmico em um e-mail?
R: Com certeza. É possível criar quantas regras de conteúdo dinâmico você quiser e aplicá-las ao e-mail em várias seções.

P: O que um lead vê se ele não tem nada no campo a partir do qual eu construo meu atributo?
R: Ao criar conteúdo dinâmico, há sempre uma seção padrão. Esta seção é exibida, quando um lead não tem nada que o qualifique para ver um bloco de conteúdo variável.

P: Como removo o conteúdo dinâmico de uma seção?
R: Depois de incluir conteúdo dinâmico em uma seção, é possível remover o conteúdo clicando em Conteúdo Dinâmico > Reverter tudo para o Default.

P: Posso tornar minha linha de assunto dinâmica?
R: Sim. É possível aplicar grupos de regras dinâmicas às linhas de assunto também.

P: Posso testar meu e-mail dinâmico?
R: Sim. Consulte o artigo Criando Teste Decisivo para mais informações.

Encontrou sua resposta?