É importante certificar-se de que você está enviando e-mails para pessoas que desejam receber suas comunicações. Caso contrário, você pode estar enviando spam. Reconfirmar uma lista, ou seja, confirmar com seus contatos se desejam continuar recebendo seus e-mails, é uma maneira rápida e fácil de garantir que sua lista seja composta de leads ativos e válidos. Este artigo descreve como reconfirmar uma lista na SharpSpring.

Processo de Reconfirmação

Com as atualizações recentes de privacidade e consentimento definidos pelo GDPR, é essencial que você controle se seus leads concordam em receber seus e-mails. Se você não souber ou não tiver esses dados coletados, reconfirmar uma lista é importante para seus futuros envios de marketing.

Reconfirmar listas envolve processos que conectam diferentes da plataforma. Para fazer isso, você precisa enviar um e-mail solicitando que os contatos na lista sejam reinscritos. Quando os contatos clicarem no link, eles serão levados para uma página de agradecimento. A partir daí, você identifica todos os contatos que foram reinscritos para manter uma lista daqueles que desejam continuar recebendo suas comunicações.

Criando uma Página de Agradecimento

Antes dos processos de reconfirmação, primeiro você precisará criar uma landing page que agradeça aos visitantes a nova inscrição.

Essa página precisa ser criada antes do e-mail de reconfirmação, pois você terá que incluir o link da mesma no e-mail.

Para criar uma página de agradecimento para fins de reconfirmação, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > Páginas.
  2. Crie ou edite uma landing page.
  3. No painel esquerdo, clique em + Add Content.
  4. Adicione um bloco.
  5. Edite o conteúdo deste bloco.
  6. Substitua o texto por uma mensagem informando que ele foi reinscrito.
  7. Substitua as imagens e cores pelo seu estilo de marca.
  8. Clique em Publicar (Publish).
  9. No painel esquerdo, clique em Page Settings.
  10. Copie a URL do funil.

Guarde a URL do funil. Você precisará acessá-la mais tarde.

Nota: exemplos de mensagens de assinatura incluem:

  • Obrigado por sua confirmação de inscrição.
  • Obrigado! Nós atualizamos seu status de inscrição.

Criando um e-mail de Reconfirmação

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Conteúdo > E-mails.
  2. Clique em Crie um novo e-mail.
  3. Na pasta Simple Templates, localize o modelo de uma coluna.
  4. Clique em + Novo E-mail do Template.
  5. Digite um nome para o e-mail.
  6. Defina os parâmetros opcionais aplicáveis.
  7. Clique em Adicionar e-mail.

Configurando o conteúdo do e-mail de Reconfirmação

  1. No pré-cabeçalho do e-mail de reconfirmação criado, insira uma declaração ou pergunta de reconfirmação.
  2. Substitua a imagem do e-mail pela logo da sua empresa.
  3. Substitua o título do e-mail por uma questão de reconfirmação.
  4. No corpo do e-mail, digite o seguinte conteúdo: uma declaração sobre como você deseja certifique-se que o leitor ainda está interessado em receber seus e-mails, ou; uma declaração indicando clicar no seguinte botão para se inscrever novamente.
  5. Insira um botão.
  6. Clique duas vezes no botão.
  7. No painel à direita, no campo Texto, insira Reinscrever.
  8. No campo Link, insira a URL da página de destino de agradecimento.
  9. No painel esquerdo, clique em Configurações de envio.
  10. Na seção Assunto, defina o assunto do e-mail como uma pergunta para o destinatário, questionando se ainda gostaria de receber seus e-mails.
  11. Clique em Salvar.

Exemplo de um e-mail de reconfirmação.

Nota: exemplos de declarações de reconfirmação e perguntas incluem:

  • Por favor, confirme sua inscrição.
  • Você ainda quer receber nossos e-mails?

Automação de Reconfirmação: Ações de E-mail

Para reconfirmar listas, você precisará criar uma automação com diversas ramificações.

Essa automação requer que você envie um e-mail de reconfirmação. 

Tal processo de reconfirmação pode ser condensado em um grupo de ação. Para criar um automação de reconfirmação, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Grupos de Ação.
  2. Crie ou edite um grupo de ação.
  3. No início do fluxo ou em um item do grupo de ações aplicável, clique em + Incluir > Ação.
  4. Na seção Comunicação, clique em enviar o e-mail.
  5. Digite o nome do e-mail de reconfirmação para enviar.
  6. Clique em OK.

Importante: os grupos de ação enviarão e-mails com base nas suas configurações de supressão global, que estão nas Configurações de e-mail da sua empresa. Se a supressão baseada em engajamento estiver ativada, os contatos não engajados e os contatos com baixo engajamento não receberão o e-mail por meio do grupo de ação. Nesse caso, você precisará agendar o envio para uma lista.

Automação de Reconfirmação: Status de Assinatura

A automação requer um atraso referente ao tempo desejado de espera para que os contatos ou leads cliquem no link de reconfirmação. Para adicionar um atraso de tempo e alterar o status da assinatura do contato, assim que o link for clicado, faça o seguinte:

  1. Na ação criada, clique em + Incluir > Atraso de Tempo.
  2. Digite o tempo desejado de atraso.
  3. Clique em OK.
  4. Sob o tempo de atraso criado, clique em + Incluir > Ação.
  5. Na seção Ações de Editar/Contato, clique em alterar campo do contato.
  6. Na caixa de texto Nome do campo, insira Is Unsubscribed.
  7. No menu suspenso Para este valor, selecione Verdadeiro.
  8. Clique em OK.

Automação de Reconfirmação: Adicionando a Listas

A próxima parte da automação é configurar um gatilho para quando um contato visita o e-mail de reconfirmação. Esse gatilho removerá o contato do grupo de ação pai e adicionará os contatos ou leads que visitaram o e-mail de reconfirmação a uma lista. Para criar o gatilho e a ação da lista, faça o seguinte:

  1. Abaixo da ação criada, clique em + Incluir > Gatilho.
  2. Clique em visita o link do e-mail.
  3. Marque a caixa de seleção Remover do grupo de ações principal.
  4. Certifique-se de que o botão de opção Gatilho Fechado esteja selecionado.
  5. Clique em OK.
  6. Sob o gatilho fechado criado, clique em + Incluir > Ação.
  7. Na seção Ações de Lista, clique em adicionar à lista.
  8. Na caixa de texto Nome da lista, insira o nome da lista de reconfirmação desejada.
  9. Clique em OK.
  10. Abaixo da ação da lista criada, clique em + Incluir > Ação.
  11. Na seção Ações de Editar/Contato, clique em alterar campo do contato.
  12. Na caixa de texto Nome do campo, insira Is Opted In.
  13. No menu suspenso Para este valor, selecione Verdadeiro.
  14. Clique em OK.
  15. Defina o Grupo de Ação como Ativo.

Automação de Reconfirmação: Workflows

Depois de concluir o grupo de ação de reconfirmação, você poderá tornar esse processo mais automatizado. Isso, embora opcional, é recomendado e exige o uso de um workflow visual. Para automatizar a reconfirmação, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais.
  2. Crie ou edite um workflow visual.
  3. No início do workflow em um item do grupo de ações aplicável, clique em + Incluir > Gatilho.
  4. Na seção E-mail, clique em tem pouco engajamento.
  5. Sob o gatilho criado, clique em + Adicionar > Grupo de Ação.
  6. Digite o nome do grupo de ação de reconfirmação criado.
  7. Defina o Workflow como Ativo.

Observação: como o limite de score para baixo engajamento é 4, você pode alterar o atraso no grupo de ações, dependendo dos hábitos de envio. Por exemplo, se você envia e-mails para contatos apenas uma vez por semana, poderá aumentar o tempo de atraso em alguns dias para compensar.

Considerações Adicionais sobre a Automação

Depois de concluída, você pode agendar essa automação para as listas que você gostaria de reconfirmar. Qualquer contato ou lead que não clicar no link do e-mail será cancelado, após o período de tempo especificado no atraso. Aqueles que clicarem no link serão adicionados a uma lista e não serão cancelados.

Depois que a automação for criada, sempre que alguém clicar no botão de nova inscrição no e-mail de reconfirmação, essa pessoa será explicitamente considerada como opt-in. Esses contatos terão um ícone de aprovação no perfil deles, bem como uma indicação de que eles explicitamente optaram por receber e-mails.

A partir daí, você pode criar uma lista baseada em regras desses contatos usando o gatilho é opt-in. Considere também a criação de um workflow visual que segmente os contatos, como alocá-los em uma campanha de marketing diferente.

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