A SharpSpring permite criar uma oportunidade utilizando contatos que já estão no Gerenciador de Contatos. Este artigo explica como criar oportunidades na SharpSpring.

Entendendo Oportunidades

As oportunidades são criadas e adicionadas ao Pipeline para monitorar o progresso ao longo dos estágios de negociação das vendas. Você pode acompanhar o valor e a data de fechamento estimados, bem como os contatos incluídos em uma oportunidade específica.

Na SharpSpring, as oportunidades são representadas como cards no Pipeline, e podem ser movidas facilmente entre os diferentes estágios da negociação.

Criando Oportunidades no Gerenciador de Contatos

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Gerenciador de Contatos.
  2. Localize o contato desejado.
  3. Próximo ao nome do contato, clique em Opções > Criar Oportunidade.
  4. Clique em Criar Nova Oportunidade.
  5. No campo Nome da Oportunidade, insira um nome para a oportunidade.
  6. Na seção Oportunidade, insira a seguinte informação: nome da conta,  valor monetário da oportunidade e a data de fechamento esperada.
  7. Na seção Pipeline, selecione o seguinte: o pipeline definido para a oportunidade, o estágio atribuído para a oportunidade, o status da oportunidade.
  8. Na seção Atribuições, selecione o proprietário.
  9. Na seção Probabilidade de Fechar, selecione a probabilidade de fechar a   oportunidade.
  10. Na seção Contatos, clique nas caixas de seleção próximas aos contatos para associá-las com a oportunidade.
  11. Opcionalmente, adicione o seguinte: status, tarefas, produtos, campos personalizados.
  12. Clique em Salvar Oportunidade.

Nota: os contatos podem ser atribuídos a mais de uma oportunidade, mas cada oportunidade precisa ser criada separadamente.

Nota: você pode ter diversos contatos atribuídos a uma só oportunidade. Entretanto, a oportunidade deve possuir um contato primário associado.

Nota: o valor esperado, em azul, é calculado multiplicando o valor total do negócio pela porcentagem de fechamento. A probabilidade de fechar é baseada no estágio do pipeline que a oportunidade está inserida, e pode ser alterada manualmente.

Criando Oportunidades no Pipeline

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Oportunidades.
  2. Na barra de ferramentas do pipeline, clique em + Criar.
  3. No campo de texto, insira o nome do contato que será associado com a oportunidade.
  4. Clique em Criar uma Nova Oportunidade.
  5. Insira as informações necessárias da oportunidade.
  6. Clique em Salvar Oportunidade.

Acessando as Oportunidades atribuídas a Contatos

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Gerenciador de Contatos.
  2. Localize o contato desejado.
  3. Clique no nome do contato.
  4. Clique na aba Subscrições.
  5. Clique na seção Oportunidades.
  6. Clique na oportunidade desejada.

Adicionando Contatos Existentes em Oportunidades Existentes

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Oportunidades.
  2. Em um pipeline, clique em uma oportunidade existente.
  3. Clique na aba Contatos.
  4. Insira o nome do contato desejado na caixa de texto Adicione um Contato.
  5. Selecione o contato desejado.
  6. Clique em Salvar.

Adicionando novos Contatos a Oportunidades Existentes

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Oportunidades.
  2. Clique em uma oportunidade existente.
  3. Clique na aba Contatos.
  4. Clique em Criar Novo Contato.
  5. Insira as seguintes informações de contato: Primeiro Nome, Endereço de E-mail, Número de Telefone, Número de Celular, Nome da Empresa.
  6. Clique em Adicionar Contato.
  7. Se necessário, clique em Criar Novo Contato.
  8. Clique em Salvar.

Definindo Contatos Primários

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Gerenciador de Contatos.
  2. Crie ou edite uma oportunidade.
  3. Clique na aba Contatos.
  4. Ao lado direito do contato desejado, clique em Opções > Definir Contato Primário.
  5. Clique em Salvar.

Definir um contato primário para uma oportunidade faz com que a campanha desse contato seja associada com essa oportunidade. Haverá um sinal verde próximo à campanha para mostrar isso.

Aba Comunicação

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Gerenciador de Contatos.
  2. Crie ou edite uma oportunidade.
  3. Clique na aba Comunicação.
  4. Clique em uma atividade da timeline para visualizar as ações feitas.
  5. Clique em Mais Opções para fazer uma das seguintes opções:
  • Enviar um E-mail Inteligente para o(s) contato(s)
  • Enviar um e-mail direcionado ao(s) contato(s)
  • Chamar um contato
  • Definir uma notificação de tarefa da oportunidade

Se a Sincronização de E-mail estiver habilitada, você também verá os e-mails enviados entre o proprietário da oportunidade e os contatos.

Escrevendo Notas em Oportunidades

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Gerenciador de Contatos.
  2. Crie ou edite uma oportunidade.
  3. Clique na aba Notas.
  4. Na caixa de texto, insira uma nota.
  5. Clique em Adicionar Comentário.
  6. Opcionalmente, clique em Editar para editar uma nota.
  7. Opcionalmente, clique em Deletar para deletar uma nota.

Todas as notas adicionadas automaticamente exibirão a data e o horário que foram salvas. Essas notas também são utilizadas no Relatório de Atividade.

Entendendo Oportunidades Arquivadas

Oportunidades não podem ser deletadas. No entanto, elas podem ser arquivadas. Na SharpSpring, uma oportunidade arquivada é uma oportunidade que foi removida das oportunidades abertas, sem estar classificada como ganha ou perdida. Isso é útil para negócios que não foram classificados adequadamente ou criados acidentalmente, pois os resultados não são contados negativamente nos relatórios de venda.

Uma vez arquivadas, tais oportunidades não podem mais ser encontradas nos pipelines. Elas não afetarão o relatório das oportunidades a não ser que sejam explicitamente incluídas ao gerar um relatório.

Arquivando Oportunidades

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Oportunidades.
  2. Selecione o pipeline desejado.
  3. Clique no nome da oportunidade a ser arquivada.
  4. Clique na aba Visão Geral.
  5. Na seção Pipeline de Vendas, clique no menu Status da Oportunidade.
  6. Selecione Arquivar.
  7. Clique em Salvar.

Visualizando Oportunidades Arquivadas

A seção Relatórios da SharpSpring fornece um relatório sobre todas as oportunidades ganhas ou perdidas dentre todos os pipelines, durante um determinado período de tempo. O relatório Ganho/Perdido fornece informações sobre as oportunidades arquivadas. Para visualizar as oportunidades arquivadas, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Relatórios > Ganho/Perdido.
  2. Clique em Visualizar > Oportunidades Arquivadas.

O relatório Ganho/Perdido fornecerá as seguintes informações acerca das oportunidades arquivadas:

  • O número total de oportunidades arquivadas
  • O valor monetário total das oportunidades
  • A média do valor monetário das oportunidades
  • O tempo médio de fechamento das oportunidades

Reabrindo Oportunidades

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Relatórios > Ganhos/Perdidos.
  2. Clique em Visualizar > Oportunidades Arquivadas.
  3. Ao lado direito da oportunidade a ser reaberta, clique em Opções > Reabrir.

Entendendo os ícones das Oportunidades no Pipeline

As oportunidades possuem diferentes ícones em determinados momentos. Esses ícones fornecem uma visualização rápida de informações importantes sobre as oportunidades, bem como das ações necessárias a serem realizadas.

Os ícones são os seguintes:

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