A SharpSpring permite a importação de contatos através de uma planilha .CSV, usando a Ferramenta de Importação.

Para importar o arquivo de forma adequada, você precisará mapear as colunas de sua tabela para campos da plataforma.

Este artigo detalha realizar o mapeamento de um arquivo .CSV para campos da SharpSpring.

Informações importantes sobre arquivos .CSV

A Ferramenta de Importação utiliza informações de arquivos .CSV e cria listas de contatos a partir dessas informações. Estes arquivos contêm apenas dados alfanuméricos e são exibidos em formato de tabela.

Qualquer arquivo .CSV que você importar deve estar estruturado da seguinte forma:

Ao importar arquivos .CSV, tenha em mente que:

  • O campo E-mail é obrigatório. A Ferramenta de Importação requer que o seu arquivo .CSV possua uma coluna mapeada para o campo endereço de E-mail. Você precisa incluir a coluna E-mail, quando um contato não possui endereço de e-mail.
  • O campo Is Unsubscribed é obrigatório. Para a SharpSpring importar com sucesso um .CSV, o arquivo precisa possuir uma coluna cujo título seja Is Unsubscribed. Este campo deve ser um booleano (boolean), onde 0 indica leads cadastrados para receberem e-mails e  1 os leads descadastrados.
  • Utilize o primeiro nome e o sobrenome. Para que a importação tenha sucesso, um primeiro nome e um sobrenome são recomendados em uma situação em que você não possua o endereço de e-mail para tal contato. Utilize ambos com a maior frequência possível.
  • Os valores devem ser compatíveis. Ao importar valores de campos personalizados, garanta que eles estão formatados de maneira a combinar com os valores dos campos personalizados. Por exemplo, valores de listas de escolha e caixas de seleção são case-sensitive - existe diferença entre maiúsculas e minúsculas.
  • Ao importar dados para campos do tipo lista de escolha (picklist ) e caixas de seleção (checkbox), os campos devem estar presentes na importação do arquivo para estes aparecerem. Garanta que os campos da lista de escolha ou da caixa de seleção existam no seu arquivo antes de começar a importação. Caso contrário, os dados podem não ser importados da maneira adequada.

Para maiores informações sobre como estruturar arquivos .CSV e o conteúdo que tais arquivos devem possuir, confira os seguintes artigos:

Importando Contatos

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Contatos > Importar.
  2. Na seção Carregar CSV, selecione o delimitador adequado para o arquivo .CSV.
  3. Clique em Escolher um arquivo.
  4. Selecione o arquivo .CSV a ser importado.
  5. Clique em Carregar arquivo CSV.
  6. Na página Importar Contatos, sob Configurações de Lista, selecione Nova Lista ou Usar Lista Existente.
  7. Dependendo da opção escolhida, na caixa de texto Nome da Lista, insira um nome para a lista (Listas novas) ou insira o nome da lista existente a qual se deseja adicionar contatos (Listas existentes). 
  8. No menu Como devemos tratar os contatos duplicados?, selecione uma das seguintes opções: Ignorar o registro completamente (campos e informações duplicadas não são atualizados), Atualizar apenas informações novas (adiciona as informações de uma coluna nova) ou Atualizar as informações novas e existentes (atualiza todos os campos e informações no registro).
  9. No menu Importar Novos leads na lista como..., selecione uma das seguintes opções: Aberto, Leads Não qualificados, Leads Qualificados, Contatos ou Clientes.
  10. Opcionalmente, selecione a opção Reescrever status de lead existente?
  11. Opcionalmente, selecione a opção Atribuir leads a uma campanha? e, no menu que aparece, selecione a campanha desejada.
  12. Opcionalmente, selecione a opção Atribuir leads a um usuário particular? e, no menu que aparece, selecione o usuário desejado.

Importante: você pode importar notas via a Ferramenta de Migração de CRM.

Mapeando Campos

Ao importar arquivos .CSV, a SharpSpring tenta automaticamente mapear certos campos mais comuns como Primeiro Nome, Sobrenome, e E-mail.

Nem sempre será possível realizar isso, mas eventualmente você poderá ver alguns campos já mapeados. Você pode editar esses campos, caso você não queira mapeá-los da maneira que a SharpSpring tenta fazer por você.

Para mapear contatos ao importar arquivos .CSV, faça o seguinte:

  1. Importe um arquivo .CSV.
  2. Nas caixas de texto dos campos, selecione os campos adequados a serem mapeados.
  3. Opcionalmente, clique na opção Crie um Campo Personalizado para importar a coluna como um campo personalizado.
  4. Repita o processo para todos os campos necessários.
  5. Clique em Importar.
  6. Na janela que aparece, clique em Confirmar.
  7. Clique na opção Confirmo que os meus contatos descadastrados estão mapeados corretamente e que essa lista não foi comprada.
  8. Clique em Importar.

Importante: quando possível, ao importar e mapear contatos use os campos já presentes no sistema da SharpSpring, em vez de duplicar os campos. Importar e mapear campos personalizados com o mesmo nome dos campos do sistema faz com que estes últimos sejam renderizados de forma invisível e inutilizável na plataforma. Para maiores informações sobre os campos do sistema disponíveis, confira o artigo Campos de Sistema disponíveis. Para restaurar os campos do sistema, entre em contato com o nosso suporte.

Encontrou sua resposta?