O código de rastreamento da SharpSpring permite que você aproveite ao máximo todas as funcionalidades da automação de marketing.

Sem o código, você não pode personalizar o seu conteúdo com base no comportamento e interesse de seu lead.

Este artigo detalha como inserir o seu código de rastreamento em um site que utilizam temas do Wordpress.

Sobre Modificações em um Tema Filho

Ao adicionar códigos de rastreamento no Wordpress, a SharpSpring recomenda fortemente que você utilize um tema filho (child). A utilização de um tema filho, ao invés de um tema pai (parent), ajuda a evitar que o seu conteúdo Wordpress quebre ao atualizar.

Ao utilizar um tema filho, garanta que o código de rastreamento esteja apenas nele. Existem algumas diferenças entre os temas pai e filho. Se você estiver usando um tema filho, o código de rastreamento não deve ser colocado no tema pai. Isso se deve ao fato de que, quando o header.php do tema pai atualiza, todo código de rastreamento é sobrescrito.

Os temas filhos não precisam possuir um arquivo header.php, isto é, pode ser que nem todo tema filho seja afetado. No entanto, todos os temas filho possuirão um arquivo functions.php. Você pode, em vez disso, colocar o seguinte código de rastreamento no arquivo functions.php do tema filho:

/**
 * Load the SharpSpring site tracking script
 * into the <head> of the WordPress site
 */
function load_sharpspring_tracking() {
 ?>
<!--INSERT YOUR SHARPSPRING TRACKING SCRIPT HERE-->
<?php
}
add_action('wp_head',
'load_sharpspring_tracking');

Os dois não precisam ocorrer ao mesmo tempo, entretanto. Você precisará apenas colocar o código de rastreamento ou no header.php de seu tema filho ou no arquivo functions.php.

Para maiores informações sobre a criação de temas child, confira o artigo de suporte do Wordpress.

Adicionando um Código de Rastreamento em um Tema do Wordpress

  1. Em uma aba do navegador, faça login na SharpSpring.
  2. Gere um código de rastreamento da SharpSpring.
  3. Em outra aba do navegador, faça login no Wordpress.
  4. No menu à esquerda, sob Aparência, clique em Editar.
  5. No menu à direita, localize e clique no arquivo header.php.
  6. Cole o seu código de rastreamento imediatamente antes da tag de fechamento </head> .
  7. Clique em Atualizar Arquivo.

Ao modificar os temas do Wordpress, considere o seguinte:

  • Tenha cuidado ao alterar os temas. Caso altere o seu tema Wordpress após ter adicionado um código de rastreamento, você precisará adicionar tal código no seu tema novamente.
  • Sites que não possuem temas precisam de uma atenção especial. Se você não estiver utilizando um tema, o código de rastreamento precisará ser colocado em cada página do seu site antes da tag de fechamento </body> .

Problemas de Segurança dos Temas

Se a aba do editor estiver indisponível no menu Aparência, pode ser que existam configurações de segurança do tema que estejam bloqueando o acesso à funcionalidade. Os proprietários de tema do Wordpress tendem a fazer isso para evitar o acesso ao que eles consideram ser os dados de seu proprietário.

Caso tenha esse problema, considere o seguinte:

Se nenhuma dessas opções forem adequadas para você, contate o proprietário do tema para maiores informações.

Além disso, esteja ciente que, por mais que os códigos de rastreamento possam ser colocados no código fonte da página, eles ainda precisam ser colocados em todas as páginas.

Para maiores informações sobre temas, confira os artigos de suporte do Wordpress.

Importante: no marketplace de plugins do Wordpress, existe um plugin específico para adicionar códigos de rastreamento da SharpSpring em suas páginas (você pode baixá-lo também aqui). Este plugin foi construído por uma empresa terceira, de maneira de que não fornecemos suporte direto para a solução. Quando for utilizá-lo, certifique-se de que a versão do seu tema é compatível com o plugin. Existem outros plugins que permitem adicionar scripts no header e no footer (exemplo: Insert Headers and Footers).

Encontrou sua resposta?