O relatório de Performance de Vendas permite garantir que a sua equipe de vendas esteja no caminho de alcançar as metas desejadas, estimando o valor total e o valor esperado do pipeline de vendas.

Este artigo fornece uma visão geral sobre o relatório de Performance de Vendas, assim como os recursos disponíveis.

Entendendo os Relatórios de Performance de Vendas

Acesse o relatório de Performance de Vendas na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clicando em Relatórios > Performance de vendas.

O relatório de Performance de Vendas fornece informações sobre estimativas do valor total e do valor esperado de sua pipeline. Esse relatório permite visualizar como os seus representantes de vendas estão se saindo. Desta maneira, você pode ainda medir performance e melhorar a sua estratégia de vendas.

O relatório de Performance de Vendas mostra como as vendas e o valor esperado podem ser comparados, através de um gráfico de barras.

Além disso, o relatório de Performance de Vendas fornece uma lista de todas as oportunidades - incluindo o valor, a data de fechamento, e os representantes de venda associados - que englobam um período específico de tempo:

  • A aba das Oportunidades em andamento exibe todas as oportunidades abertas disponíveis.
  • A aba das Oportunidades ganhas exibe todas as oportunidades que foram fechadas como Ganhas.
  • A aba das Oportunidades perdidas exibe todas as oportunidades que foram fechadas como Perdidas.

Ao clicar em Visualizar Todos, todas as oportunidades dentro do Centro de Vendas serão exibidas.

Configurando os Relatórios de Performance de Vendas

  1. Clique no menu de Data para definir o período de tempo.
  2. Clique no menu Pipeline de Vendas para selecionar o Pipeline a ser visualizado.
  3. Clique no menu Representantes de Vendas para selecionar os representantes a serem visualizados.
  4. Clique no menu Tag do Vendedor para selecionar os representantes, que possuem tags, relevantes.
  5. Clique no menu Filtrar por Produtos para selecionar produtos relevantes.
  6. Clique no menu Filtrar por Campanhas para selecionar a campanha relevante.
  7. Clique no menu Tag de Campanha para selecionar tags relevantes.
  8. Opcionalmente, clique na caixa de seleção Incluir oportunidades arquivadas para incluir oportunidades que foram arquivadas no relatório.
  9. Clique em Aplicar.

Nota: clicar nas oportunidades em um estágio do pipeline faz com que apareça uma lista com os nomes delas. Clicar nos nomes das oportunidades irá encaminhá-lo às páginas das oportunidades na SharpSpring.

Nota: para resetar os filtros no relatório, clique em X Limpar Filtros.

Salvando Relatórios de Performance de Vendas

  1. Configure e aplique filtros no relatório.
  2. Clique em Opções > Salvar Relatório.
  3. Na espaço de texto Título do Relatório, insira um nome para o relatório.
  4. Clique em Salvar.

Uma vez salvos, você pode deletar relatórios de Performance de Vendas salvos a partir da tela do relatório de Performance de Vendas. Esteja ciente que, ao clicar em Opções > Deletar Relatório, o relatório será imediata e irreversivelmente deletado.

Localizando Relatórios Salvos

Quando você sai da página de relatório, o relatório salvo e os parâmetros associados a ele, serão resetados para os padrões básicos. Para localizar e acessar relatórios salvos anteriormente, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Configurações de Usuário > Configurações.
  2. No painel à esquerda, sob Funcionalidades, clique em Gerenciar Relatórios.
  3. Clique em Relatórios Agendados > Relatórios Salvos.
  4. Opcionalmente, digite o nome do relatório, assunto, palavra-chave ou outros filtros de busca aplicáveis, na barra de buscas.
  5. Opcionalmente, selecione um dos seguintes filtros de relatório, no menu Todos os Relatórios: Campanhas, Vendas, E-mails, Informações web, Fontes de tráfego.
  6. Clique no nome do relatório salvo.

Agendando Relatórios de Performance de Vendas

Assim que um relatório de Performance de Vendas tenha sido configurado, este pode ser agendado para ser enviado via e-mail. Para agendar um relatório de Performance de Vendas, faça o seguinte:

  1. Configure e aplique filtros no relatório.
  2. Clique em Opções > Salvar e Agendar Relatório.
  3. No campo Título do Relatório, insira um nome para o relatório.
  4. Clique em Salvar.
  5. Garanta que o botão Este agendamento deve ser habilitado? esteja ligado.
  6. No campo Enviar o relatório para estes usuários ou tags, insira os nomes do usuários ou grupos de tags desejados.
  7. No campo Assunto do E-mail, insira uma linha de assunto para o e-mail agendado.
  8. Na campo Mensagem do E-mail, insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.
  9. No menu Selecione um relatório para enviar, selecione o relatório que se deseja ser enviado com o e-mail.
  10. Na seção Agende um horário para enviar o relatório, selecione uma das seguintes opções: Enviar imediatamente (força o e-mail a ser enviado, assim que o agendamento estiver completo) ou Agendar para depois (permite que você envie o e-mail quantas vezes preferir, em uma data e horário futuros).
  11. Opcionalmente, clique em Deletar agendamento após a conclusão para deletar o relatório agendado, após agendá-lo.
  12. Clique em Concluído.

Nota: se você já salvou esse relatório, o botão Salvar e Agendar Relatório aparecerá como Agendar Relatório.

Nota: por padrão, o menu Selecione um relatório para enviar exibirá o relatório que você acabou de salvar.

Exportando Relatórios de Performance de Vendas

  1. Configure e aplique filtros no relatório.
  2. Clique em Opções > Exportar para PDF.
  3. Na janela de PDF que aparecer, salve o arquivo .PDF.

Diferentes navegadores da web ou programas de visualização de PDF possuem diferentes meios de salvar, fazer download ou imprimir um arquivo .PDF. Confira a documentação de suporte do seu navegador para maiores informações.

Fazendo o Download e Imprimindo Gráficos do Relatório

  1. Configure e aplique filtros no relatório.
  2. No gráfico Vendas por Mês, clique em Menu.
  3. Selecione um dos seguintes tipos de download:
  • Imprimir gráfico
  • Fazer download como imagem .PNG
  • Fazer download como imagem .JPEG
  • Fazer download como documento .PDF
  • Fazer download como imagem de vetor .SVG

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