O Construtor de Workflows Visuais da SharpSpring fornece meios para automatizar o modo como você gera novas oportunidades.

Este artigo detalha como criar uma automação de novas oportunidades.

Workflows de Oportunidade e o Otimizador de Vendas

O Otimizador de Vendas da SharpSpring permite que equipes de vendas façam automações para oportunidades, tarefas e ações - baseadas em estágios do pipeline. Permite, ainda, criar workflows visuais que são baseados em contatos com oportunidades e na interação dos leads com o seu conteúdo.

No entanto, algumas funcionalidades do workflow visual apenas ficam disponíveis se o recurso do Otimizador de Vendas for habilitado. As ações do Otimizador de Vendas ficarão cinza e inacessíveis, caso não tenha sido habilitado.

Para maiores informações sobre como habilitar o recurso do Otimizador de Vendas, confira o artigo Configuring Sales Optimizer Services.

Criando Novos Workflows

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais.
  2. Clique na aba Workflows Visuais.
  3. Clique em Criar > Workflow Visual.
  4. Insira um nome para o workflow.
  5. Clique em OK.

Editando Workflows

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais.
  2. Clique na aba Workflows Visuais.
  3. Clique no menu Atividade.
  4. Selecione entre Ativo ou Inativo.
  5. Clique no nome do workflow desejado.

Nota: a localização de um workflow no menu de Atividade depende se este foi anteriormente definido como Ativo.

Criando Gatilhos de Novas Oportunidades

Uma vez criado o workflow, você precisará adicionar um gatilho inicial. Para adicionar um gatilho que defina como as novas oportunidades são criadas, faça o seguinte:

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Automação > Workflows Visuais.
  2. Crie ou edite um workflow visual.
  3. Sob Iniciar ou um ramo aplicável do workflow, clique em + Adicionar > Gatilho.
  4. Selecione o gatilho desejado.

O gatilho que você selecionar determinará como a automação de oportunidade inicia. Para maiores informações sobre gatilhos, confira os seguintes artigos:

Criando Novas Oportunidades via Automação

Você pode utilizar os workflows visuais para gerar informações sobre novas oportunidades e associar estas novas oportunidades a um usuário ou a um pipeline. Dependendo dos gatilhos e filtros que você configurar na automação, as oportunidades criadas podem ser inseridas em qualquer pipeline e estágio disponíveis.

  1. Sob o gatilho do workflow , clique em + Adicionar > Ação.
  2. Sob Otimizador de Vendas, clique em criar nova oportunidade.
  3. Insira o nome do proprietário do lead desejado, no campo de texto Atribuir ao proprietário do lead.
  4. Selecione uma das seguintes opções em Nome da Conta: Para novas contas, gere automaticamente o nome ou Use o seguinte prefixo e uma marca temporal.
  5. Se a opção Use o seguinte prefixo e uma marca temporal for selecionada, insitra o prefixo desejado, no campo de texto Exemplo.
  6. Insira o pipeline desejado, no campo de texto Pipeline.
  7. Insira o estágio desejado, no campo Estágio do Pipeline.
  8. Selecione o status inicial da oportunidade no campo Status: Fechado/Ganho, Fechado/Perdido, Aberto ou Arquivado.
  9. Insira o valor monetário da oportunidade, no campo Valor Total.
  10. Insira um número para definir em quanto tempo a oportunidade será fechada, no campo Número.
  11. Selecione a data de fechamento, no menu Dias.
  12. Clique em OK.
  13. Complete o workflow com outros gatilhos, filtros, atrasos ou ações.

Importante: ações para as novas oportunidades estão disponíveis em workflows visuais e não em workflows de oportunidades.

Sobre os Atrasos

Se você deseja agendar um evento para ocorrer um período de tempo após o disparo da automação, você precisará adicionar atrasos.

Caso não haja atrasos ligados às ações, elas serão agendadas para o mesmo dia em que a automação foi disparada. Por outro lado, caso haja um atraso ligado à ação, ela será agendada para um momento específico, após o disparo da automação.

Além disso, para certas ações aparecerem em uma oportunidade como consequência do Otimizador de Vendas - tais como adicionar uma tarefa de vendas -, você deve adicionar um atraso no workflow.

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