Serviços de encurtamento de link são ferramentas bastante populares.

Eles transformam uma URL grande em um link pequeno e conciso, muito fácil de ser compartilhado em plataformas de mídias sociais e em conteúdos de marketing.

Alguns serviços até fornecem certas estatísticas de cliques.

Este artigo detalha como utilizar o encurtamento de link.

Serviços de Encurtamento de Links

Ao mesmo tempo que esses serviços encurtam links longos, ainda existem algumas questões. O problema com os encurtadores de link, a partir da perspectiva do marketing e da estatística, está no fato de que eles podem fornecer dados inexatos. Frequentemente, a verdadeira fonte de tráfego pode ser perdida durante o redirecionamento do URL feito pelo serviço de encurtamento de link. Isso pode levar a relatórios imprecisos e atribuições de campanhas equivocadas. Se você deseja utilizar estes serviços, um bom jeito de garantir que os seus dados permaneçam intactos é adicionando um código UTM em seu link, antes de executá-lo através do serviços de encurtamento de link de sua escolha.

Além disso, não é possível estabelecer rastreamento através do uso de links encurtados, pois estes serviços redirecionam os links. Os links encurtados somente podem ser usados para atribuições de campanha, e somente em registros de contatos que já possuem rastreamento estabelecido.

Configurando Links Encurtados em Campanhas

  1. Em uma aba do navegador, faça o login na SharpSpring.
  2. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Análises > Campanhas.
  3. Crie ou edite uma campanha.
  4. Atribua um código UTM aplicável para a campanha.
  5. Clique em Salvar Alterações.
  6. Em outra aba do navegador, acesse o site de encurtamento de link de sua escolha.
  7. Insira a URL completa para o link que estará usando.
  8. Clique em Encurtar.
  9. Copie o link.

Agora você pode usar esse link encurtado em campanhas. Quando o lead acessa o nosso site a partir do link, este será atribuído à campanha adequada.

No entanto, não faça uso desses links encurtados em links de e-mail. Eles fornecerão resultados não confiáveis ao serem usados em conjunto com o código de rastreamento da SharpSpring que se utiliza em envios de e-mail, mas também pode trazer prejuízos para as suas entregas de e-mail. Os spammers utilizam encurtadores de link para mascarar URL's maliciosos. Assim, os encurtadores de link estão frequentemente associados com práticas de spam. Caso precise fornecer um link longo, utilize HTML no designer de e-mail para transformar o link em qualquer texto ou imagem do e-mail - em vez de encurtá-lo.

Nota: esse procedimento utiliza o serviço de encurtamento do Bit.ly, um dos serviços de encurtamento de link mais populares.

Nota: a URL completa será incluída no domínio do site que você escolher para a campanha, juntamente com o código UTM que você declarou na seção das Configurações de Campanha, separado por um ponto de interrogação. A URL completa deve parecer com seudominio.com.br/?utm=bitly_campanha.

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