Os pipelines precisam ser acompanhados, mantidos e utilizados conforme a demanda aumenta. Alguns pipelines, ou oportunidades ao longo de diversos estágios nos pipelines, podem estar indo melhor que outros.

O Relatório Avançado da SharpSpring permite que você veja como as oportunidades de seu pipeline tem se saído. Além disso, você poderá salvar, agendar e exportar informações do relatório para uso posterior.

Este artigo fornece uma visão geral do Relatório Avançado.

Acessando e Realizando Buscas nos Relatórios Avançados

  1. Na barra de ferramentas da SharpSpring, clique em Relatórios > Relatório Avançado.
  2. No painel de Filtros, clique no menu Pipeline.
  3. Selecione o pipeline desejado.
  4. Adicione outros filtros, de acordo com a sua necessidade.
  5. Na lista do Relatório Avançado, clique no menu Ordenar Por.
  6. Selecione um dos seguintes parâmetros de ordenação: Data de fechamento, Valor da transação, Vendedor ou Probabilidade %.
  7. Opcionalmente, na lista do Relatório Avançado, digite o nome da oportunidade desejada no campo Buscar por Nome de Oportunidade.

Nota: limpe seus filtros a qualquer momento clicando em Resetar Filtros no painel Filtros.

Nota: o pipeline que aparece por padrão na lista do Relatório Avançado da Oportunidade é o pipeline que atualmente está definido como visível.

O Painel de Filtros

Você precisará utilizar o painel de Filtros ao buscar por informações ou oportunidades. Como o nome já diz, o painel de Filtros abriga os diversos filtros de pesquisa e de metadados que afunilam os resultados de pesquisa.

O painel de Filtros possui as seguintes opções disponíveis:

  • Pipeline
  • Status da Oportunidade
  • Data de fechamento
  • Vendedor
  • Problema
  • Atividade

Painel de Filtros: Pipeline

O filtro Pipeline é onde você define qual pipeline será exibido na lista do Relatório Avançado. Clicando no menu, os pipelines disponíveis serão exibidos. Ao selecionar um pipeline neste menu, as informações sobre todas as oportunidades disponíveis de diversos estágios do pipeline serão exibidas.

O campo Estágios é onde você insere o estágio de pipeline a ser exibido na lista do Relatório Avançado. Todos os estágios do pipeline selecionado são disponíveis inicialmente. Inserir estágios individuais exibirá apenas as oportunidades que estão atualmente definidas para aquele estágio. Você pode inserir todos ou qualquer um dos estágios de pipeline disponíveis, ao realizar uma busca por oportunidades.

Painel de Filtros: Status da Oportunidade

O filtro Status da Oportunidade é onde você determina se os resultados da busca exibirão apenas as oportunidades que estão definidas como Abertas ou Fechadas.

Ao utilizar o filtro de Status da Oportunidade, esteja ciente de que apenas uma opção pode ser selecionada por vez.

As oportunidades Abertas são oportunidades que ainda estão em atividade. As oportunidades Fechadas são aquelas concluídas, que resultaram ou não em uma venda. As oportunidades fechadas podem ser Ganhas e Perdidas.

  • Uma oportunidade Perdida é uma oportunidade que não mais possui chance de resultar em uma venda.
  • Uma oportunidade Ganha é uma oportunidade que resultou em uma venda e que gerou faturamento.

Painel de Filtros: Data de fechamento

O filtro de Data de Fechamento exibe as oportunidades disponíveis que possuem uma data de fechamento entre duas datas diferentes. Este filtro é apresentado na forma de um selecionador de calendário. Selecionar a primeira data define o início do período de tempo, eenquanto selecionar a segunda data define o fim do período.

Painel de Filtros: Vendedor

O filtro Vendedor exibe o vendedor associado a oportunidades dentro do pipeline. Você pode clicar no próximo campo para uma lista completa dos vendedores disponíveis ou inserir o nome do vendedor desejado. Você pode selecionar todos ou qualquer um dos vendedores disponíveis, ao realizar uma busca por oportunidades.

Painel de Filtros: Produtos

O filtro Produtos exibe os produtos disponíveis que foram associados a oportunidades dentro do pipeline. Clicar no campo de texto exibirá todos os produtos ligados a oportunidades. Você pode inserir o nome de um produto específico para otimizar a pesquisa. Você pode, também, selecionar um número qualquer de produtos para pesquisar.

Painel de Filtros: Problemas

O filtro Problemas exibe os problemas pesquisáveis disponíveis. Você pode clicar em todas ou em qualquer uma das caixas de seleção de problemas, ao buscar por oportunidades.

Esses problemas são exibidos como tags em resultados de busca, e representam problemas comuns que ocorrem quando uma oportunidade não se move dentro do processo de vendas. O que faz uma oportunidade ser problemática é você quem sabe. Os valores podem ser alterados como quiser.

As tags de problemas pode aparecer preenchidas ou vazias. As tags de problemas preenchidas dizem respeito à oportunidade ela mesma ou às atividades provenientes de leads da oportunidade. As tags de problemas vazias dizem respeito ao vendedor.

Por exemplo, uma tag de problema Sem Follow-Up está vazia, pois quer dizer que o vendedor não tem acompanhado os leads. No entanto, se a tag de problema Em atraso está preenchida, a oportunidade está aberta para além de sua data de fechamento.

Ao criar ou editar estágios para uma pipeline, você pode definir métricas que determinam quando uma oportunidade torna-se problemática. As opções de problemas disponíveis são as seguintes:

Painel de Filtros: Atividade

O filtro Atividade exibe as oportunidades com base em seus níveis atuais de atividade. Você pode pesquisar por todas as oportunidades e discriminar níveis de atividade, procurar por oportunidades que não tenham tido atividades recentes, ou pesquisar por oportunidades que tiveram atividades recentes.

Esteja ciente de que as atividades, neste quesito, são para as tarefas que são concluídas. Não cobre as chamadas de telefone individuais ou e-mails.

Lista do Relatório Avançado

A lista do Relatório Avançado exibe problemas potenciais para todas as oportunidades de um determinado pipeline. Cada oportunidade é exibida em quatro partes:

  • Informações gerais da oportunidade
  • Status e resumo da oportunidade
  • Informações gerais do estágio do pipeline
  • Duração de tempo que a oportunidade ficou em um estágio do pipeline

Relatório Avançado: Informações da Oportunidade

O bloco esquerdo de informações detalha as informações gerais da oportunidade:

  • O nome da oportunidade
  • O nome da conta associada com a oportunidade
  • A data de criação da oportunidade
  • A foto do vendedor
  • O vendedor associado com a oportunidade
  • O valor da oportunidade
  • Certas tags de problemas

Clicar no nome da oportunidade abrirá a oportunidade para edição.

Relatório Avançado: Status e Resumo da Oportunidade

O bloco central de informações exibe todo o conteúdo de notificações de status e tarefas. Este conteúdo são todas as tarefas, reuniões, ligações e e-mails que foram ou estão agendados para a oportunidade. Este bloco de informações também exibe todas as notas relevantes da oportunidade.

Esta seção do Relatório registrará atividades se estas tiverem sido agendadas como uma notificação de tarefa.

Relatório Avançado: Informações do Estágio de Pipeline

O bloco direito de informações detalha as informações do estágio de pipeline que a oportunidade está atualmente inserida:

  • A data de fechamento da oportunidade
  • O estágio do pipeline
  • A probabilidade de fechamento da oportunidade
  • O valor esperado da oportunidade
  • Certas tags de problemas.

Relatório Avançado: Duração do Estágio do Pipeline

Esta informação, acessada clicando no ícone + Mais próximo aos resultados da lista de oportunidades, detalha:

  • Os contatos associados com a oportunidade
  • Quanto tempo a oportunidade passou em diferentes estágios de pipeline
  • As ligações, e-mails, respostas e correspondências que ocorreram durante o tempo em que a oportunidade passou em um estágio de pipeline.

Clicar em um estágio de pipeline faz abrir uma janela de todas as comunicações que ocorreram durante o tempo em que a oportunidade passou em tal estágio específico do pipeline.

Os estágios de pipeline possuem um gráfico de todas as atividades que ocorreram durante o curso do estágio. Esses gráficos detalham os seguintes dados:

Opções Adicionais de Gerenciamento de Relatório

Uma vez que você tenha revisado as informações de oportunidades no Relatório Avançado, você pode querer guardar as informações para uso posterior. Existem opções disponíveis para salvar e gerenciar relatórios. Dentro do Relatório Avançado da Oportunidade, você pode:

  • Exportar os dados do relatório para arquivos .PDF
  • Agendar o relatório para enviar via e-mail
  • Salvar o relatório para uso posterior
  • Acessar relatórios salvos

Opções: Exportando Dados do Relatório

Assim como outros relatórios na SharpSpring, você pode exportar o Relatório Avançado para um arquivo externo. As exportações do Relatório Avançado somente podem ser salvas como arquivos .PDF.

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Relatórios > Relatório Avançado.
  2. Pesquise oportunidades dentro de um período de tempo.
  3. Clique em Opções > Exportar.
  4. Na aba do navegador que abrir, revise o arquivo .PDF.
  5. Salve o arquivo .PDF  em seu dispositivo local.

Nota: os relatórios exportados em .PDF possuem um limite de exibição de 400 oportunidades.

Opções: Agendando Dados de Relatório para Usuários

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Relatórios > Relatório Avançado.
  2. Procure por oportunidades dentro de um período de tempo.
  3. Clique em Opções > Agendar Relatório.
  4. Insira um título para o seu relatório.
  5. Defina o campo Este agendamento deve ser ativado? como Habilitado.
  6. No campo Envie o relatório para estes usuários ou tags, insira os nomes ou tags de usuários desejados.
  7. No campo Assunto do E-mail, insira o título do assunto para o e-mail agendado.
  8. No campo Mensagem do E-mail, insira a mensagem a ser exibida no corpo do e-mail.
  9. Defina os parâmetros do campo Agende um horário para enviar o relatório.
  10. Defina os parâmetros do campo Repetir.
  11. No campo Manutenção de agendamentos concluídos, selecione a opção caso deseje que o e-mail seja deletado após o envio.
  12. Clique em Concluído.

Uma vez que o relatório tenha sido agendado, clique em Opções > Exportar para revisar o relatório.

Opções: Salvando e Revisando os Dados do Relatório

  1. Na barra de ferramentas superior da SharpSpring, clique em Relatórios > Relatório Avançado.
  2. Procure por oportunidades dentro de um período de tempo.
  3. Clique em Opções > Salvar Relatório.
  4. Insira um título para o seu relatório.
  5. Clique em OK.
  6. Clique em Opções > Relatórios Salvos.
  7. Clique no menu Relatórios Agendados.
  8. Selecione Relatórios Salvos.
  9. Na seção Vendas (Sales), localize o seu relatório.
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