Apesar da SharpSpring fornecer tipos diferentes de relatórios de vendas e CRM, você pode querer gerar relatórios que mostrem informações de diversas fontes. Você pode criar uma relatório personalizado que mostra apenas as informações que deseja.

Esses relatórios são feitos para lhe fornecer todas as informações que precisa para medir a sua atual performance de vendas - e para fazer previsões de sua performance no futuro.

Este artigo detalha como criar e utilizar o recurso dos Relatórios Personalizados.

Acessando os Relatórios

Você pode acessar o recurso dos Relatórios Personalizados a partir de diversos lugares na SharpSpring.

Acesse o recurso dos Relatórios Personalizados trilhando um dos seguintes caminhos na barra de ferramentas superior da SharpSpring:

  • Marketing > Análises > Relatórios Personalizados
  • Vendas > Relatórios > Relatórios Personalizados
  • Configurações de Usuário > Configurações > Relatórios Personalizados
  • Novo > Relatório Personalizado

Barra de Ferramentas dos Relatórios

O recurso dos Relatórios Personalizados possui diversos componentes. A maioria deles está localizada na barra de ferramentas, a qual estará sempre presente no lado esquerdo de todas as páginas dos Relatórios Personalizados.

As seguintes opções estão disponíveis na barra de ferramentas:

Criando Relatórios

Antes de você poder gerar dados de relatórios através do recurso dos Relatórios Personalizados, você precisará criar um relatório personalizado. Para criar um relatório personalizado, faça o seguinte:

  1. Navegue à página dos Relatórios Personalizados.
  2. Clique em Mais Opções > Criar.
  3. Clique em Editar, próximo ao título Novo Relatório Personalizado.
  4. Insira um novo título para o relatório.
  5. Clique em Aceitar.
  6. Clique em Salvar.

Nota: caso já tenha criado um relatório, o seu relatório mais recente será aberto ao acessar o recurso dos Relatórios Personalizados.

Utilizando os Widgets

Os widgets são os principais componentes dos Relatórios Personalizados. Esses widgets fornecem uma visão rápida de diferentes tipos de dados. Você pode configurar os seus relatórios para exibirem dados com quaisquer combinações desses diferentes widgets. Para utilizar widgets em seus relatórios, faça o seguinte:

  1. Navegue até a página dos Relatórios Personalizados.
  2. Crie ou edite um relatório.
  3. Clique em Widgets, na barra de ferramentas.
  4. Clique e arraste o widget desejado para a tela.
  5. Posicione o cursos sobre o widget.
  6. Clique em Editar.
  7. Insira as informações do widget no painel Editar Widget de Relatório.
  8. Adicione widgets adicionais o quanto desejar.
  9. Rearranje os widgets adicionados na tela como desejar.
  10. Clique em Salvar.

Ao adicionar widgets, esteja ciente do seguinte:

  • Os widgets seguem uma hierarquia de exibição. Widgets que exibem estatísticas ficam posicionados no topo do relatório personalizado. Todos os outros tipos de widgets são exibidos abaixo dos widgets de estatística. Você não pode mover os widgets de estatística para baixo de outros widgets.
  • Widgets podem vir em tamanhos grandes e pequenos. Os widgets de estatística são pequenos. Todos os outros tipos de widgets são grandes. Por definição, uma única linha de widgets na tela do relatório pode suportar um máximo de 6 widgets pequenos ou 2 widgets grandes. Widgets pequenos não podem ser movidos para baixo de widgets grandes.
  • Os widgets podem ser expandidos o quanto for necessário. Quando widgets são expandidos, uma única linha de widgets na tela do relatório pode suportar um máximo de 3 widgets pequenos ou 1 widget grande.

Nota: os widgets variam no tipo de informações que apresentam. O painel do Editor de Widget de Relatório será diferente para cada tipo de widget.

Nota: clique em Deletar ao posicionar o cursos sobre um widget para removê-lo da tela.

Nota: clique e arraste os campos dos widgets para deixá-los na horizontal.

Editando os Relatórios

Uma vez criados e salvos, os relatórios personalizados podem ser editados o quanto for necessário. Para editar um relatório personalizado, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Clique em Relatórios Salvos na barra de ferramentas.
  3. Clique no nome do relatório personalizado desejado.
  4. Clique em Mais Opções > Editar.
  5. Altere os widgets, filtros e outras informações, da forma que desejar.
  6. Clique em Salvar.

Nota: ao editar um relatório, a configuração Editar no menu Mais Opções se tornará Visualizar.

Nota: caso já tenha criado um relatório, o seu relatório mais recente será aberto quando for acessar o recurso dos Relatórios Personalizados.

Procurando Relatórios

Pode vir um momento em que você terá criado diversos relatórios. Em vez de procurar manualmente por relatórios, você pode inserir palavras ou termos na barra de pesquisa dos Relatórios Salvos, para rapidamente localizar os relatórios que estiver procurando. Para buscar relatórios, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Clique em Relatórios Salvos na barra de ferramentas.
  3. Clique em Procurar.
  4. Insira o parâmetro de busca no campo de Pesquisa.
  5. Opcionalmente, clique em Deletar para limpar o parâmetro de busca.

Ao pesquisar relatórios, esteja ciente de que os seus relatórios personalizados são agrupados no topo da lista dos relatórios salvos. Os relatórios da sua empresa - em especial aqueles que você não criou mas tem acesso a eles - ficam agrupados abaixo dos seus relatórios.

Configurando os Filtros

Por definição, os widgets exibirão o máximo de dados de visualização possível. Isso pode ser benéfico para relatórios abrangentes, mas os seus relatórios com certeza precisarão focar apenas em algumas informações específicas. Você pode utilizar os filtros dos relatórios para exibir apenas os dados que desejar. Para definir os filtros para os relatórios personalizados, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Garanta que você possua um relatório personalizado salvo.
  3. Clique em Relatórios Salvos na barra de ferramentas.
  4. Abra o relatório personalizado desejado.
  5. Selecione o período de datas desejado no menu de calendário Intervalo de Datas.
  6. Selecione a empresa desejada no menu suspenso Empresa.
  7. Selecione os formulários desejados no menu suspenso Formulários.
  8. Selecione os recursos de mídia no menu suspenso Recursos do Centro de Mídias.
  9. Selecione o pipeline de vendas desejado no menu suspenso Pipeline.
  10. Selecione os e-mails desejados no menu suspenso E-mails.
  11. Selecione as campanhas desejadas no menu suspenso Campanhas.
  12. Selecione os usuários desejados no menu suspenso Usuários e Etiquetas de Usuários.
  13. Selecione os status de lead no menu suspenso Status de Lead.
  14. Selecione os tipos de tarefas desejados no menu suspenso Tipos de Tarefas.
  15. Selecione de onde virão as informações de tarefas no menu suspenso Fonte da Tarefa.

Ao definir filtros, esteja ciente do seguinte:

  • Os menus de filtros aparecerão na barra de ferramentas apenas se os seus widgets respectivos fizerem parte do relatório personalizado. Por exemplo, o filtro E-mails não aparecerá na barra de ferramentas caso o relatório personalizado não possua um filtro requerendo informações de e-mail.
  • Os filtros podem ser salvos nos relatórios quando estiver no modo de Edição. Uma vez salvos, os filtros permanecerão da forma que você os configurou até que você salve o relatório com um arranjo diferente de filtros.
  • Os filtros não podem ser salvos nos relatórios quando estiver no modo de Visualização. Os filtros definidos no modo de visualização são temporários e, ao fechar o relatório, voltarão para como estavam antes.

Nota: clique em Deletar para deletar filtros individuais em um menu de filtros. Clique em Deletar Todos para deletar todos os filtros em um menu de filtros.

Nota: clique em Resetar Filtros para limpar todas as suas seleções atuais de filtros.

Agendando Relatórios

Uma vez que um relatório personalizado tenha sido configurado e salvo, ele pode ser agendado para ser enviado via e-mail. Para agendar relatórios personalizados, faça o seguinte:

  1. Navegue para o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Garanta que você possua um relatório personalizado salvo.
  3. Clique em Relatórios Salvos na barra de ferramentas.
  4. Abra o relatório personalizado desejado.
  5. Defina os filtros como desejar, caso ainda não estejam definidos.
  6. Clique em Opções > Agendar.
  7. Selecione o relatório personalizado desejado do menu suspenso Selecione um relatório para enviar.
  8. Selecione uma das seguintes opções da seção Agende um horário para enviar o relatório: - Assim que possível: força o e-mail para enviar assim que o agendamento estiver completo; - Agendar para mais tarde: utiliza um calendário para selecionar uma data e um horário para agendar relatórios.
  9. Selecione o quanto esse agendamento será repetido no menu suspenso Recorrência.
  10. Insira os nomes dos contatos ou das listas para os quais deseja agendar o relatório no campo Para.
  11. Insira uma linha de assunto de e-mail para o relatório agendado no campo Assunto.
  12. Insira a mensagem do corpo do e-mail no campo Mensagem.
  13. Opcionalmente, clique em Incluir link privado de compartilhamento.
  14. Clique em Agendar.

Os relatórios agendados serão enviados aos destinatários como um anexo em PDF. Os links privados de compartilhamento são links que redirecionam para o dashboard da nuvem do relatório e serão inseridos no corpo do e-mail.

Exportando Relatórios

Uma vez que um relatório personalizado tenha sido configurado e salvo, ele pode ser exportado como um arquivo PDF. Para exportar relatórios personalizados, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Garanta que você possua um relatório personalizado salvo.
  3. Clique em Relatórios Salvos na barra de tarefas.
  4. Abra o relatório personalizado desejado.
  5. Defina os filtros como desejar, caso ainda não estejam definidos.
  6. Clique em Opções > Exportar.
  7. Na aba do navegador que abrir, revise o arquivo PDF.
  8. Salve o arquivo PDF do relatório personalizado em seu dispositivo.

Navegadores da web ou programas de visualização de PDF possuem diferentes meios de salvar, fazer download ou de imprimir um arquivo PDF. Confira seus artigos de suporte para maiores informações.

Exportando Widgets

Você pode exportar dados de widgets individuais. Os dados exportados serão salvos no seu computador como um arquivo CSV. Para exportar dados de widgets, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Crie ou edite um relatório personalizado.
  3. Adicione um widget.
  4. Defina os filtros como desejar, caso ainda não estejam definidos.
  5. Clique em Exportar para CSV no widget adicionado.
  6. Clique em Gerenciador de Exportação na caixa de informações que aparecer.
  7. Clique no arquivo exportado do widget do relatório personalizado.
  8. Abra o arquivo CSV do widget do relatório personalizado.

Esteja ciente de que os dados exportados de widgets apenas cobrirão o widget em questão, e não o relatório personalizado como um todo.

Nota: o arquivo de exportação baixado no local de downloads de arquivos do seu navegador.

Nota: a caixa de informação não desaparecerá até que seja fechada ou que você clique no link do Gerenciador de Exportação.

Copiando Relatórios

Caso possua um layout de widget que deseja ou adicionar ou utilizar com outro arranjo de filtros, você pode copiar o relatório personalizado e modificá-lo para melhor atender as suas necessidades. Para copiar relatórios personalizados, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Garanta que você possua um relatório personalizado salvo.
  3. Clique em Relatórios Salvos na barra de ferramentas.
  4. Abra o relatório personalizado desejado.
  5. Clique em Mais Opções > Copiar.
  6. Insira um novo nome para o relatório na janela que aparecer.
  7. Clique em Confirmar.

Uma vez confirmado, o relatório copiado será aberto no modo de Edição.

Deletando Relatórios

Caso não precise mais de um relatório personalizado, você pode deletá-lo permanentemente. Para deletar permanentemente um relatório personalizado, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Garanta que você possua um relatório personalizado salvo.
  3. Clique em Relatórios Salvos na barra de ferramentas.
  4. Abra o relatório personalizado desejado.
  5. Clique em Mais Opções > Deletar.
  6. Clique em Deletar.

Solicitando Widgets

Existem muitos widgets disponíveis para os relatórios personalizados, mas é possível que você necessite de um tipo diferente de widget para exibir as informações que deseja. Você pode solicitar que a SharpSpring desenvolva novos widgets através do site Sharp Ideias. Para solicitar widgets, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Crie ou edite um relatório personalizado.
  3. Clique em Widgets na barra de ferramentas.
  4. Clique em Solicitar Widget de Relatório.
  5. Caso necessário, faça o seu login no Sharp Ideias.
  6. Caso necessário, clique em Widgets de Relatórios para Relatórios Personalizados.
  7. Faça uma das seguintes opções: - Pesquise por uma ideia de widget de relatório similar a sua; - Insira uma nova ideia de widget de relatório.

Enquanto a SharpSpring considerará atender às suas solicitações, esteja ciente de que nem toda solicitação de widget é possível ou capaz de ser desenvolvido.

Para maiores informações sobre a Sharp Ideias e o processo de submissão de ideias, confira o artigo Providing Feedback and Feature Requests with Sharp Ideas.

Alterando os Temas

Os relatórios personalizados podem ser configurados para exibir as suas informações em diversos temas visuais diferentes. Para alterar o tema visual de um relatório, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Crie ou edite um relatório personalizado.
  3. Clique em Alterar tema.
  4. Selecione um dos seguintes temas: - Multicolor Light; - Multicolor Dark; - Sahara; - Grape; - Forest; - Aquamarine; - Navy.
  5. Clique em Salvar.

Nota: os temas não serão aplicados ao relatório até que o relatório tenha sido salvo.

Painéis de Controle da Nuvem

Você pode compartilhar os seus relatórios personalizados. Os relatórios são compartilhados através dos Painéis de Controle da Nuvem, que são telas pré-definidas transmitidas para monitores ou televisões externos. Os relatórios compartilhados podem ser acessados via URL's que são únicos para cada relatório. Para compartilhar relatórios através dos Painéis de Controle da Nuvem, faça o seguinte:

  1. Navegue até o Editor de Relatórios Personalizados.
  2. Garanta que você possua um relatório personalizado salvo.
  3. Clique em Relatórios Salvos na barra de ferramentas.
  4. Abra o relatório personalizado desejado.
  5. Defina os filtros como desejar, caso ainda não estejam definidos.
  6. Clique em Criar Painel de Controle da Nuvem.
  7. Selecione uma das seguintes opções de relatório: - Privado: direciona apenas para os usuários logados na sua instância SharpSpring; - Público: direciona qualquer um com o URL.
  8. Clique em Copiar Link.

Uma vez copiado, você pode colar o URL do link copiado em uma aba do navegador em um e-mail.

Quando clicado, o relatório compartilhado será aberto como uma visualização de painel de controle de todos os widgets adicionados e dados relacionados. Esta visualização exibirá as informações que aparecem como resultado de seus filtros.

Clicar em Expandir fará exibir a janela do relatório no modo de Tela Cheia e esconderá o URL associado. Clicar em Comprimir fará restaurar a janela do relatório para o seu tamanho original.

Importante: você não pode compartilhar um relatório quando estiver editar o relatório.

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